Santos 1 x 0 Grêmio
Data: 10/10/2021, domingo, 16h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 4.644 pagantes (30% da capacidade liberada).
Renda: R$ 59.610,00
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Rosa de Oliveira (ambos do RJ).
VAR: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Léo Baptistão, Felipe Jonatan e Sánchez (S); Rodrigues, Thiago Santos, Douglas Costa, Kannemann, Lucas Silva e Rafinha (G).
Cartão vermelho: Rafinha (G).
Gol: Wagner Palha (45-2).
SANTOS
João Paulo; Vinicius Balieiro (Madson), Emiliano Velázquez e Wagner Palha; Marcos Guilherme (Diego Tardelli), Camacho (Jobson), Vinicius Zanocelo (Felipe Jonatan), Carlos Sánchez e Lucas Braga; Marinho e Léo Baptistão (Pirani).
Técnico: Fábio Carille
GRÊMIO
Brenno; Vanderson, Ruan, Kannemann, Rodrigues (Ferreirinha) e Rafinha; Thiago Santos e Lucas Silva (Mateus Sarará); Douglas Costa (Jean Pyerre) e Alisson; Diego Souza (Churín).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Obs.: Foi a primeira partida com público liberado devido a pandemia de Covid-19. O Governo do Estado de São Paulo e o Protocolo de Orientações para o Retorno do Público aos Estádios, neste primeiro momento, permitiu apenas a liberação de 30% da capacidade da Vila Belmiro. Ao decorrer dos jogos a capacidade pode aumentar.
Com gol nos acréscimos, Santos bate o Grêmio no reencontro com a torcida e sai do Z4 do Brasileirão
O Santos enfim respirou no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, pela 25ª rodada da competição, o Peixe derrotou o Grêmio por 1 a 0, em casa, e encerrou um jejum de 11 compromissos sem triunfos. O placar causou a saída do técnico Luiz Felipe Scolari do Tricolor.
Com o resultado, os paulistas saíram da zona do rebaixamento, com 28 pontos, na 16ª colocação. Já o Grêmio segue na vice-lanterna, com 23.
A partida, aliás, marcou o reencontro do Alvinegro Praiano com a sua torcida. Seguindo os protocolos da CBF e do Governo do Estado de São Paulo, 30% da capacidade total da Vila Belmiro foi liberada para o público, ou seja, 4.644 lugares. O último jogo do clube paulista com os portões abertos havia sido em 7 de março de 2020.
O jogo
Embalado pelo apoio de cerca de 4.600 torcedores, os anfitriões iniciaram a primeira etapa apertando. Com o relógio marcando dois minutos, Vinícius Zanocelo recebeu grande passe de Camacho na entrada da área e soltou uma pancada, obrigando Brenno a voar para fazer linda defesa.
Aos 10, Marcos Guilherme foi lançado pela direita, fez bela jogada individual e acionou Marinho, que bateu para a defesa de Brenno. No rebote, o próprio Marcos Guilherme arriscou, de bico, mas a bola desviou no meio do caminho e passou à centímetros da trave.
Dois minutos depois, os visitantes responderam. Alisson saiu cara a cara com João Paulo após belo lançamento de Vanderson e bateu cruzado. Atento, o goleiro santista cresceu na frente do atacante e fez ótima intervenção. Na sequência, Vanderson disparou pela direita, cortou Lucas Braga e arrematou pela direita da meta alvinegra.
Do outro lado, o Peixe voltou a assustar aos 39 minutos. Sánchez cobrou falta com muito veneno da intermediária e viu Brenno se esticar todo para mandar para escanteio. No lance seguinte, o goleiro voltou a brilhar, dessa vez rebatendo finalização de Marinho.
O bom ritmo doa etapa inicial, no entanto, não voltou para o segundo tempo. Os dois times passaram a cometer muitas falta e, consequentemente, a partida ficou muito picotada. A primeira grande chance saiu aos 15, em finalização para fora de Sánchez, mas com impedimento. Mesmo não valendo, o lance serviu para animar os donos da casa, que partiram para o abafa a partir de então.
A pressão, no entanto, não se transformava em oportunidades reais de gol. A equipe até chegava até a área, mas pecava no último passe. Já os gaúchos buscavam explorar o contra-ataque. Aos 30, Ferreirinha disparou pela esquerda, cortou para o meio e bateu rasteiro. João Paulo caiu bem e agarrou.
Nos minutos finais, o Santos seguiu tentando achar um tento salvador, que saiu no apagar das luzes. Aos 45 minutos, Marinho finalizou da entrada da área, a bola desviou em Wagner Palha e morreu no fundo da rede.
Bastidores – Santos TV:
Carille celebra fim de jejum e destaca importância da vitória do Santos: “Vai facilitar o meu trabalho”
Depois de cinco jogos, Fábio Carille enfim conquistou a sua primeira vitória no comando do Santos. Neste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Peixe derrotou o Grêmio por 1 a 0, na Vila Belmiro.
Em entrevista coletiva, o comandante celebrou o fim do jejum e destacou o seu orgulho pelos jogadores santistas.
“Estou muito orgulhoso. Esses jogadores estão muito pressionados, e não é para ser diferente. Uma equipe desse tamanho, tanto tempo sem ganhar, sem ter uma vitória, é normal essa pressão. Peguei uma parte dessa pressão e convivemos juntos. Eu estou muito orgulhoso pela entrega, pela dedicação, já desde o jogo do São Paulo. Fizemos um bom jogo contra o Juventude, principalmente o primeiro tempo, depois um jogo também de luta, de entrega contra o São Paulo, e hoje a gente fazendo um primeiro tempo interessante, incomodando e finalizando. E o gol não acontece”, disse.
“A gente tenta passar uma tranquilidade, mas sabe que não é fácil. Tivemos uma proposta de colocar força dos lados, com Braga e Marcos, e diante das nossas características nos comportamos muito bem. Incomodando o Grêmio muito mais do que o Grêmio nos incomodou. Fomos abençoados no final do jogo com uma vitória muito importante para nossa sequência”, analisou.
E a vitória foi sofrida. O tento decisivo saiu apenas aos 45 do segundo tempo, com Wagner Palha. Durante os 90 minutos, o Alvinegro Praiano sofreu com a forte marcação gremista. Ao todo, os gaúchos cometeram 25 faltas.
“Jogar contra a equipe do Sul normalmente é um jogo mais pegado. Ainda mais se tratando da situação do jogo. O Grêmio já tem essa ideia de jogo de imposição física e de parar o jogo. A gente sabia disso. Colocamos na cabeça dos nossos jogadores que a gente tem que jogar e deixar o jogo a juiz apitar, sem entrar em pilha, sem tomar cartão por reclamação ou algo assim, com com algum tipo de irritação A gente se comportou muito bem”, comentou.
Carille também aproveitou para destacar a importância do triunfo para o restante da temporada e ressaltou que ele ainda tem muitas coisas para implementar na equipe.
“Tem muitas coisas ainda que eu quero melhorar e eu acredito que essa vitória vai facilitar o meu trabalho e da minha comissão, principalmente nessa questão de tanto tempo sem vitória, quebramos isso. Eu vou sentir eles mais tranquilos para fazer dentro de campo o que eu quero e eles também vão se sentir mais tranquilos para trabalhar”, falou.
“Não é fácil, mas algumas coisas chamam atenção, principalmente a preocupação que o Santos tinha quando eu cheguei, do tanto de gol tomado. A gente foi equilibrando isso também, buscando um equilíbrio ofensivo. Nós, técnicos, buscamos equilíbrio. Futebol se ataca e se defende, então nós buscamos esse equilíbrio. Quando falo nós, não é só jogadores, é nós e comissão. Contra o São Paulo já fizemos um jogo consistente, um jogo de briga, de entrega e hoje também nós sabíamos que ia ter que ser assim, ainda mais pelos resultados de ontem”, completou.
A partida deste domingo, aliás, marcou o reencontro do Santos com a sua torcida. Cerca de 4.600 pessoas foram à Vila Belmiro acompanhar de perto o trabalho do técnico pela primeira vez.
“O vestiário aqui está uma alegria imensa, não podia ser diferente, torcedor também que jogou junto o tempo todo, mesmo nos momentos difíceis, onde a gente acabou sofrendo os contra-ataques por eu ter aberto mais o time. Veio junto e o incentivo foi importante. Não só nós, diretoria, presidente, comissão e jogadores, mas de uma forma geral junto com o torcedor, fomos premiados com uma vitória importante”, disse.
Com o resultado, os paulistas saíram da zona do rebaixamento, com 28 pontos, na 16ª colocação. O Peixe volta a campo agora na quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), quando visita o Atlético-MG, pela 26ª rodada do Nacional. Já no próximo domingo, o desafio é diante do Sport, também fora de casa.
“São dois jogos importantíssimos agora, fora. É recuperar esses jogadores bastante para que a gente faça dois jogos também com a mesma entrega e com uma melhor qualidade vamos saindo dessa zona aí de baixo, incomodando mais para o meio da tabela e, quem sabe, uma sequência para buscar coisas maiores”, finalizou.
Carille dá “nota máxima” para a torcida do Santos: “Juntos vamos sair dessa”
O técnico Fábio Carille teve o seu primeiro contato com a torcida do Santos neste domingo. E o resultado encontro foi muito positivo: vitória contra o Grêmio, por 1 a 0, que tirou o time da zona do rebaixamento do Brasileirão.
Após o jogo, o comandante enalteceu o apoio dos torcedores, seja os que foram à Vila Belmiro neste final de semana ou os que incentivaram o elenco antes do clássico contra o São Paulo, na última quinta.
“É nota máxima. Não falo só deste jogo, esse envolvimento do torcedor junto com o clube, começou na saída do jogo do São Paulo, torcedor entendendo o momento. Juntos vamos sair dessa, com muito trabalho e dedicação. Nota máxima, se for 10 é 10. Se for 100, é 100”, comentou em coletiva.
Cerca de 4.600 pessoas foram acompanhar de perto a primeira vitória de Carille no comando do Alvinegro Praiano. Seguindo os protocolos da CBF e do Governo do Estado de São Paulo, 30% da capacidade total da Vila Belmiro foi liberada para o público.
Wagner Palha destaca força do Santos e celebra primeiro gol pelo clube
O Santos conquistou um grande resultado neste domingo. Pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Peixe derrotou o Grêmio por 1 a 0, na Vila Belmiro, e saiu da zona do rebaixamento do torneio. Autor do gol decisivo, Wagner Palha celebrou o seu primeiro tento com a camisa alvinegra.
“Na hora do lance, difícil ver no calor do lance, mas herói do jogo é Jesus. Sabemos que não estamos na melhor das fases, mas sabemos da força do Santos. Meu primeiro gol com a camisa do Santos, em um momento tão especial que a gente está passando. Só tenho a gradecer minha família, que nunca duvidou do meu trabalho e sabe o valor de cada um da equipe. Estou muito feliz”, disse aos SporTV.
Bolsonaro diz ter sido impedido de assistir a vitória do Santos sobre o Grêmio na Vila
Jair Bolsonaro alegou que foi impedido de assistir a partida do Santos contra o Grêmio, neste domingo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Passando o feriado no litoral paulista, o Presidente da República não pôde entrar na Vila Belmiro por não estar vacinado contra a covid-19.
“Por que passaporte da vacina? Eu queria ver o jogo do Santos agora e me falaram que tem que estar vacinado. Por que isso? Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou a vacina”, disse em uma live em seu Facebook.
A partida desta tarde marcou o retorno do público aos jogos do Peixe na Vila Belmiro. Ao todo, cerca de 4.600 pessoas acompanharam o triunfo dos donos da casa por 1 a 0, com gol nos acréscimos do segundo tempo.
Segundo o protocolo formulado pela CBF e o Governo do Estado de São Paulo, é permitida apenas a abertura de 30% da capacidade total dos estádios para o público, que é obrigado a apresentar um comprovante de vacinação completo, com duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca ou Pfeizer ou dose única da Janssen.
Já quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal deverá ter tomado ao menos uma dose da vacina e apresentar um teste com validade de 48 horas, para os do tipo PCR, ou 24 horas para os testes de antígeno.
Comentários