Goleiros: | ||
Laterais: | ||
Zagueiros: | ||
Meio campistas: | ||
Atacantes: | ||
Técnicos: | |
Santos Futebol Clube
Presidente: Miguel Assad Macool Filho (1988-1989)
Patrocínio: Coca-cola
Fornecedor: Penalty
Elenco:
G – Ivanílton Sérgio Guedes
G – Nílton Orlando da Costa
G – Nílton José Pellegrine
G – João Ferreira Couto
LD – Antônio Oliveira Santos Silva (Ditinho)
LE – Wladimir Rodrigues dos Santos
LD – Éder José Sanches
LE – Gilberto Ribeiro de Carvalho (Biro-Biro)
Z – Davi Cortes da Silva
Z – Luiz Carlos Canhizares
Z – José Luis de Carvalho (Luisinho)
Z – Cássio Adriano Vilaça
Z – Pedro Paulo Veríssimo
Z – Luís Fernando Camilo
MV – Carlos César Sampaio Campos
MV – Carlos César Ferreira
MV – Axel Rodrigues de Arruda
M – Heriberto Longuinho da Cunha
M – Almir Ernâni de Souza
M – Jorge Antônio Putinatti (Jorginho Putinatti)
M – Sérgio Manoel Júnior
MD – Marco Antônio da Conceição (Cipó)
CA – Juary Jorge dos Santos Filho
PE – Antônio Carlos Azevedo Martins (Tuíco)
CA – Antônio Carlos S. Pinto (Totonho)
PD – Carlos Alberto Isidoro (Carlinhos)
A – José Roberto A. Alves (Roberto Cearense)
A – Edson Luiz Valente Correa (Essinho)
CA – Sérgio Bernardino (Serginho Chulapa)
CA – Paulo César Vieira Rosa (Paulinho McLaren)
T – Nicanor de Carvalho Júnior / T – José Marcia (Pepe)
Comissão Técnica: Flávio Buorgemino e Cléber Augusto (Preparadores Físicos), Wilson Quiqueto (Preparador de Goleiros), Buorgemino (Fisioterapeuta), Francis (Massagista) e Antônio Carlos Taira (Médico).
Quem chegou: Roberto Cearense (CA, Catanduvense), Ditinho (LD, Guarani), Ernâni (M, Vasco), Heriberto (M, Cruzeiro) e Carlinhos (PD, XV de Piracicaba), Jorginho Putinatti (M, Grêmio), Paulinho McLaren (CA, Figueirense) e Serginho Chulapa (sem clube).
Quem saiu: Leonardo Manzi (CA), César Pereyra (V), Miraglia (PD), Sócrates (MD, Botafogo-SP), Junior (M, Necaxa-MEX), Ernâni (M, Ponte Preta)
Time-base: Sérgio; Ditinho, Davi, Luiz Carlos e Wladimir; César Sampaio, César Ferreira, Êrnani (Jorginho Putinatti) e Heriberto; Carlinhos e Paulinho McLaren (Serginho Chulapa).
Histórico
O Santos inicia o Campeonato Brasileiro 1989 com cinco reforços e um time formado por jogadores com média de idade de 28 anos. Os craques da equipe são o goleiro Sérgio e o volante César Sampaio, os únicos considerados inegociáveis no mercado nacional segundo o presidente Assad.
Apenas o centroavante Roberto Cearense, destaque do Catanduvense no Paulista, não foi aprovado pelo técnico Nicanor de Carvalho durante a excursão para China e EUA.
O lateral Ditinho, o meia Heriberto (que substituirá Juninho, vendido ao Necaxa, do México), o meia Ernâni (ex-Vasco e substituto de Sócrates) e o ponta direita Carlinhos ganharam a condição de titulares.
O contrato de Sócrates vencia no final de setembro e a diretoria não demonstrou interesse em renová-lo. Pesava contra o jogador o fato de ter desagradado a todos ao abandonar a delegação em meio a excursão aos EUA, por estar insatisfeito com atrasos em pagamentos. Ao abandonar a delegação, Sócrates prejudicou financeiramente o alvinegro, já que sua presença nas partidas era uma exigência contratual. A justificativa de Sócrates, que alegou ter retornado ao Brasil devido a uma forte contusão no tornozelo, não convenceu o Presidente Miguel Assad. Após este episódio o jogador foi para o Botafogo-SP, clube em que iniciou sua carreira.
17 comentários em “Elenco Brasileirão 1989 – Santos FC”
Entre o Eraldo e o Edilson, nao tem Heriberto nenhum, o nome é Éder, tá.
Roberto, o bom jogador nordestino, foi a grande surpresa do ano, já que era um jogador em final de carreira
Tempos Dificeis , depois de 84 so decepção . começamos a melhorar em 1990 chegamos no mata mata do brasileirao . depois 95 que todo mundo sabe .
Em 1987 Campeonato Paulista não foi ruim, fisicamente alguns jogadores precisavam se preparar melhor. No Campeonato Paulista de 1988 a mesma coisa, fez um bom campeonato mas não foi finalista. 1989 a mesma coisa.
Então não ruim assim como alguns colocam, mas as analises de dado do Santos FC era muito falha.
Alguém sabe quem vestia a camisa 22 nos anos 1987, 1988 e 1989.
Agradeço desde já quem me pode dar esta informação.
Alguém tem notícias do Marco Antonio da Conceição, o Cipó? Preciso de notícias dele, por favor.
Caro Kiske, na foto do elenco tem algumas correções a serem feitas.
Wilson Campos jogou em 74, ali é o Heraldo.
O goleiro reserva é o Nilton Pelegrini e não o outro Nilton que estava machucado no início de 89.
Embaixo, os dois primeiros são Cesar Pereyra e Essinho.
Ao lado do Sampaio esta o Leonardo Manzi e não Eliel.
O ultimo agachado é o Juninho e não Betinho.
Caro Ronaldo, obrigado pela valiosa colaboração, já corrigi a legenda!
Quem era o camisa 10 do time?
Tem um jogo em 1988 em que o Santos FC ganhou do Sao Paulo por 3×2, com 2 gols do Juninho. Esse jogo foi na Vila Belmiro por gentileza encontre este jogo.
Olá Roberto,
A relação de confrontos contra o São Paulo está completa e não localizei uma vitória por 3×2 com dois gols do Juninho. Dê uma olhada: http://www.acervosantista.com.br/confrontos/2010/12/confrontos-santos-x-sao-paulo
Sim até concordo Kiske, mas no campeonato brasileiro de 1988 não teve uma partida só no brasileirão entre Santos x São Paulo. Eu acho que não estou enganado.
Teve sim Roberto, no Brasileirão de 1988 o São Paulo venceu o Santos no Morumbi em por 1×0 no dia 02/10. Você pode verificar isso tanto nos confrontos Santos x SP como na Linha do tempo, na Temporada de 1988.
Então, o Cesar Ferreira vive na sua cidade natal, Catanduva-SP. Fiquei sabendo que ele vende automóveis por lá, vi essa informação no site do Milton Neves, la tem fotos dele, inclusive uma atual.
Por onde anda Cesar Ferreira, ex zagueiro do Santos FC? Qual o seu o número do seu telefone? E sua cidade? Eu gostava de ver ele jogar pelo Santos FC e vi alguns dos seus gols. Qualquer notícia ligue (11) 8332-1062 ou (11) 2721-5791.
E se o Santos fosse para o torneio da morte, sem dúvida cairia para a segunda divisão. O time era ruim demais. Além do Coxa, teve também a vitória do Vasco lá em Recife contra o Sport.
Curiosidade: o Wladimir, nesta época, se tornou “administrador do Pacaembu”. O cara descia a serra todas as tardes para ir treinar. O Santos era praticamente “um bico”. 🙁
Outro ano difícil 1989, tínhamos apenas o Sergiao e César Sampaio como destaques, do resto do time tínhamos jogadores em fim de carreira como Wladimir e Juary e esse ano fomos salvos pela vitória de w.o. sobre o Coritiba em Juiz de Fora-MG e nos safamos do torneio da morte.