Santos 4 x 3 Goiás
Data: 09/07/2023, domingo, 11h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 14ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: Portões fechados.
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) e Eduardo Goncalves da Cruz.
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA)
Cartões amarelos: Marcos Leonardo, Rodrigo Fernández, João Paulo, Sandry, Mezenga e Luan Dias (S); Matheusinho (G).
Cartões vermelhos: Vladimir e Turra (S); Guilherme (G).
Gols: Marcos Leonardo (15-1), Marcos Leonardo (29-1), Guilherme (39-1, de pênalti) e Mendoza (45-1); Guilherme (15-2), João Magno (36-2) e Mendonza (47-2, de pênalti).
SANTOS
João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Kevyson; Rodrigo Fernández, Sandry (Balieiro) e Lucas Lima (Luan DIas); Lucas Braga (Luiz Felipe), Marcos Leonardo (Bruno Mezenga) e Mendoza.
Técnico: Paulo Turra
GOIÁS
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo (João Magno), Willian Oliveira (Morelli) e Guilherme; Anderson (Matheusinho); Diego Gonçalves (Alesson) e Palacios (Oyama).
Técnico: Armando Evangelista
Santos bate Goiás com gol no fim, se afasta do Z4 e encerra jejum de vitórias
Enfim acabou o jejum de vitórias do Santos. Neste domingo, o Peixe venceu o confronto direto contra o Goiás por 4 a 3, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo foi elétrico. Os mandantes chegaram a abrir 3 a 1 no primeiro tempo, com dois de Marcos Leonardo e um de Mendoza. Na etapa final, no entanto, os visitantes reagiram e buscaram a igualdade. Guilherme, duas vezes, e João Magno balançaram as redes. Já nos acréscimos, Mendoza marcou de pênalti e definiu o êxito santista.
Com o resultado, o Alvinegro Praiano encerrou uma série de 12 partidas consecutivas sem triunfos. Além disso, o time se distanciou da zona do rebaixamento do Nacional. A equipe subiu para 13º lugar, com 16 pontos, cinco a mais que o Esmeraldino, que abre o Z4.
O jogo
Mesmo atuando em casa, o Santos começou a partida entregando a bola para os rivais e se fechando na defesa. Com isso, os goianos foram se aproximando da área alvinegra com muita troca de passes, mas com dificuldades para levar perigo à meta de João Paulo.
O Peixe, no entanto, foi efetivo quando pintou a primeira oportunidade. Com 15 minutos, 15 roubou a bola no campo de ataque e deu bom toque para Lucas Lima. O meia, por sua vez, encontrou Marcos Leonardo na área. O atacante, então, fintou a marcação e bateu no cantinho para abrir o placar.
Com o gol, o Alvinegro Praiano cresceu na partida e passou a dar mais trabalho para Tadeu, que foi obrigado a interceptar diversos cruzamentos. Já aos 29, saiu o segundo. João Paulo lançou João Lucas na direita, que cruzou na medida para Marcos Leonardo completar para o fundo da rede.
O Goiás respondeu aos 34 minutos. Zé Ricardo pegou o rebote na entrada da área e buscou o ângulo, mas parou em bela defesa de João Paulo. A bola ainda bateu na trave e nas costas do goleiro antes de sair pela linha de fundo. Cinco minutos depois, porém, nada impediu o tento alviverde. Kevyson derrubou Maguinho na área e, após revisar o lance no VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Guilherme converteu.
A alegria dos visitantes, contudo, durou pouco. Isso porque, aos 45, Marcos Leonardo puxou rápido contra-ataque e deixou Mendoza na cara de Tadeu. O colombiano tocou na saída do goleiro e anotou o terceiro gol santista.
Nos acréscimos, o jogo seguiu animado. Aos 47, João Lucas aproveitou cruzamento de Lucas Lima e soltou uma pancada para a defesa de Tadeu. Na cobrança de escanteio, Messias desviou na primeira trave e tirou tinta da trave. O Esmeraldino respondeu em cabeceio de Sander, que passou a centímetros do travessão de João Paulo.
Na volta do intervalo, o Goiás partiu para cima. Com apenas um minuto, João Magno recebeu bom cruzamento e, de cabeça, mandou por cima. Na sequência, foi a vez de Bruno Melo assustar pelo alto.
Depois de tanto insistir, o Esmeraldino conseguiu descontar. Guilherme dominou com liberdade na intermediária e emendou um lindo chute, sem chances para João Paulo. Já aos 36, saiu o empate. Guilherme cobrou escanteio com precisão e João Magno subiu sozinho para deixar tudo igual.
O jogo, então, ficou bem aberto na Vila Belmiro. Aos 45 minutos, Joaquim foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Mendoza estufou as redes e definiu a vitória santista.
Turra destaca importância do Santos contratar reforços: “Não é um, dois ou três, é muito mais”
Desde que a janela de transferências reabriu, no dia 3 de julho, o Santos ainda não contratou nenhum novo jogador. Neste domingo, após a vitória de 4 a 3 sobre o Goiás, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Paulo Turra destacou a importância da diretoria buscar reforços no mercado.
O comandante alegou que o Peixe necessita de diversos atletas para melhorar o elenco e, consequentemente, brigar por coisas melhores no Nacional.
“Entregamos uma relação de reforços. Todo mundo sabe que o Santos precisa de reforços. Não é um, dois ou três. é muito mais. É comprometimento. Eu estou pedindo para todos os jogadores, estamos aguardando. Precisamos de mais. Espero que a diretoria possa dar esse retorno, não para mim, para o Santos, para ter mais capacidade. São 24 jogos pela frente”, disse.
Turra, aliás, usou a queda de rendimento do Alvinegro Praiano durante o segundo tempo do triunfo sobre o Goiás como um exemplo para a necessidade de reforços.
“Sou uma pessoa muito positiva. Todos os gols, a não ser o pênalti, foram em jogadas trabalhadas. Tenho que ressaltar muito que eu falei para os jogadores que eu iria dar o caminho para eles, com e sem a bola. No segundo tempo, vai muito o que eu falei de sarrafo. Uma equipe com uma métrica bem abaixo do que um Santos precisa ter. Automaticamente, eu não vou, em 14 dias, virar a chave totalmente”, analisou.
“É um processo. Por isso também é muito importante chegarem novos jogadores. Dentro desse momento, essa vitória que tivemos, não me dou o direito de publicar o segundo tempo que tivemos, tenho que enaltecer. Internamente, sim. Vamos ter uma semana de trabalho, Isso vai ser cobrado. Temos que aparecer mais para jogar”, completou.
No momento, o Santos tem conversas encaminhadas com o lateral esquerdo Dodô, do Atlético-MG. O defensor, inclusive, nem sequer foi relacionado para a derrota do Galo para o Corinthians, neste sábado.
Comentários