Barcelona-EQU 3 x 1 Santos

Data: 26/05/2021, quarta-feira, 21h00.
Competição: Copa Libertadores – Grupo C – 6ª rodada (última)
Local: Estádio Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, Equador.
Público: portões fechados devido a pandemia de Covid-19.
Árbitro: Andres Rojas (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro e Dionisio Ruiz (ambos da COL).
Cartões amarelos: Carcelén e Castillo (B);Kaiky, Kaio Jorge e Lucas Lourenço (S).
Gols: Damián Diaz (14-1) e Lucas Braga (46-1); Damián Diaz (08-2) e Montaño (31-2).

BARCELONA DE GUAYAQUIL
Burrai; Castillo, León, Riveros e Quiñonez; Carcelén (Oyola), Molina e Martínez (López); Hoyos (Montaño), Díaz (Gabriel Cortês) e Garcés (Mastriani).
Técnico: Fabián Bustos

SANTOS
João Paulo; Pará (Madson), Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Vinicius Balieiro (Kevin Malthus), Ivonei (Lucas Lourenço) e Gabriel Pirani; Ângelo (Marcos Leonardo), Lucas Braga e Kaio Jorge (Copete).
Técnico: Márcio Araújo (interino)



Santos perde para o Barcelona, cai na Libertadores e vai à Sul-Americana

O Santos perdeu por 3 a 1 para o Barcelona de Guayaquil nesta quarta-feira, no Equador, e está eliminado da Libertadores da América.

O Barcelona abriu o placar com Damián Diaz e o Peixe empatou ainda no primeiro tempo com Kaio Jorge. Na segunda etapa, Diaz desempatou e Montaño ampliou.

O Alvinegro precisava vencer e ainda torcer para o Boca Juniors não derrotar o The Strongest. E os argentinos ganharam por 3 a 0 em La Bombonera. Nada deu certo para os santistas.

Com seis pontos e o terceiro lugar do grupo, o Santos vai para as oitavas da Sul-Americana. O The Strongest somou os mesmos seis, mas perdeu no saldo de gols. Barcelona e Boca avançam na Libertadores.

O Peixe voltará a campo para estrear no Campeonato Brasileiro contra o Bahia no sábado, na Fonte Nova.

O jogo

O Santos começou bem a partida em Guayaquil, mas logo o Barcelona equilibrou o jogo e passou a ser protagonista dentro de sua casa.

Aos 13 minutos, Lucas Braga arrancou e serviu Kaio Jorge, mas o atacante parou no goleiro Burrai. No contra-ataque, Damián Diaz aproveitou o vacilo de Felipe Jonatan e abriu o o placar.

Castillo e Carcelén tiveram chances de ampliar, mas a bola não entrou. O Santos melhorou nos minutos finais e empatou com Kaio. Lucas Braga finalizou, Burrai espalmou e o centroavante marcou no rebote. 1 a 1 no intervalo.

O Santos voltou mais ofensivo para a etapa final, mas sucumbiu em novo erro de Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo abandonou a marcação e Damián Diaz fez o segundo dele aos oito minutos.

O desempate do Barcelona esfriou qualquer reação do Santos. O Peixe pouco criou e ainda sofreu o terceiro, com Montaño, aos 31 minutos. Desta vez a falha na marcação foi de Luan Peres.

O Santos perdeu a quarta partida em seis na Libertadores e se despediu de forma melancólica da competição continental após o vice na última temporada.

Auxiliar vê lado bom em eliminação do Santos: “Vai preparar os jovens”

O auxiliar Márcio Araújo viu o lado bom da eliminação do Santos na Libertadores da América após a derrota por 3 a 1 para o Barcelona (EQU) no Equador.

Como o técnico Fernando Diniz foi suspenso por duas partidas, Márcio dirigiu o Peixe e foi para a entrevista coletiva.

“Time muito jovem. Média parece que é de 22 anos. É um trabalho excepcional nesse sentido. Resultado é insatisfatório, claro, mas vamos colher frutos com esses jovens no futuro. Não podemos olhar só o momento. Precisamos de equilíbrio, moderação… Temos Kaiky, Ângelo, Pirani, Kaio Jorge, Marcos Leonardo, Lucas Braga, Kevin… Muitos jovens. A desclassificação na Libertadores vai preparar os jovens para o que vem na frente. É difícil o vice-campeão, um time grande, ser desclassificado. Mas é um processo de recuperação e vamos melhorar”, disse o auxiliar.

O Santos vai para as oitavas de final da Sul-Americana, campeonato que nunca conquistou. O sorteio será na próxima terça-feira.

O Alvinegro estreará no Campeonato Brasileiro contra o Bahia no próximo sábado, na Fonte Nova. Na terça-feira, o primeiro confronto da Copa do Brasil com o Cianorte no Paraná.

Santos tem pior aproveitamento, defesa e saldo entre os clubes da Série A

O Santos tem o pior aproveitamento entre os 20 clubes da Série A. O Peixe obteve 40,9% dos pontos disputados na temporada.

O Alvinegro venceu sete, empatou seis e perdeu nove em 22 jogos disputados. Esse rendimento é de equipes rebaixadas para a Série B nos últimos anos.

O Santos tem também a pior defesa entre os 20 times: 33 gols sofridos, uma média de 1,5 por partida. Com 28 gols pró, o saldo é de -5.

Eliminado da primeira fase do Campeonato Paulista e da Libertadores da América, o Peixe estreia no Campeonato Brasileiro contra o Bahia, sábado, em Salvador. E o primeiro jogo pela Copa do Brasil será na terça-feira, diante do Cianorte, no Paraná.

O Alvinegro conhecerá na terça o adversário nas oitavas de final da Sul-Americana. Ainda não há datas definidas.