Santos 3 x 0 Grêmio

Data 23/07/1997
Competição: Campeonato Brasileiro – 1ª fase – 5ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 11.259 pagantes
Renda: R$ 108.315,00
Árbitro: Francisco Dacildo Mourão
Cartões amarelos: Baiano (S); Arce, Luciano, André Silva e Otacílio (G).
Gols: Müller (11-1), Cássio (03-2) e Caíco (21-2).

SANTOS
Marcelo; Ânderson Lima (Baiano), Narciso, Ronaldão e Cássio; Marcos Basílio, Élder, Caíco e Arinélson (João Santos); Müller e Caio (Macedo).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GRÊMIO
Danrlei; Arce, Rivarola, Luciano e André Silva; Dário (Élton Correia), Otacílio, Luís Carlos Goiano e Sérgio Manoel; Zé Alcino e Silva (Gilmar).
Técnico: Hélio dos Anjos



Santos bate Grêmio na estréia de Caio

O Santos bateu o Grêmio por 3 a 0, ontem à noite, na Vila Belmiro, na estréia do atacante Caio. Ele não marcou, mas saiu de campo ovacionado e tendo o nome gritado pela torcida aos 35min do segundo tempo. O atacante Macedo ocupou seu lugar.

O Grêmio, atual campeão brasileiro, completou sua 14ª partida sem vitória.

O Santos dominou o jogo, se aproveitando das falhas de passe e de marcação do time gaúcho para fazer o resultado. No primeiro tempo, o Santos se aproveitou dos erros da equipe gaúcha para chegar ao gol adversário.

Em um desses erros, aos 12min, o Santos marcou. O lateral Arce perdeu bola, após a cobrança de um escanteio. Caíco conduziu a bola até a intermediária adversária, lançou Muller, que entrou por trás dos zagueiros do Grêmio. O atacante invadiu a área e na saída do goleiro Danrlei marcou.

Após o gol, o Santos passou a explorar os contra-ataques.

O time gaúcho levava mais perigo ao gol santista com as descidas pela direita ou cobranças de falta e escanteio do lateral Arce.

Com a estratégia do contra-ataque, o Santos chegou a marcar mais três vezes, mas teve os gols anulados pelo juiz. Aos 17min, Arinelson invadiu a área, foi derrubado e mesmo assim concluiu para o gol. O juiz anulou argumentando que apitou o pênalti antes.

A cobrança foi feita por Caíco, que marcou o gol, novamente anulado devido à invasão de área. Na segunda cobrança, Caíco chutou na trave e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 33min, o Santos novamente roubou a bola no campo de defesa, Caio recebeu no círculo central, se livrou de dois adversários e lançou Élder, que completou de dentro da área para o gol, mas o árbitro anotou impedimento.

Na etapa final, o segundo gol do Santos, logo a 1min, abateu o time do Grêmio, que acabou entregando o domínio da partida. O gol saiu após uma cobrança de escanteio. O lateral Cássio tocou curto para Arinelson, que dentro da área deu um drible em um zagueiro, mas em seguida perdeu a bola. Na sobra, Cássio fez.

Aos 19min, em nova falha do meio-campo gremista, Muller recebeu um lançamento nas costas da defesa, avançou pela esquerda e cruzou para Caíco completar para o gol de primeira, dentro da área.