Santos 0 x 0 Grêmio
Data: 30/06/2007
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 3.824 pagantes
Renda: R$ 38.263,00
Árbitro: Alicio Pena Junior (FIFA-MG)
Auxiliares: Marco Antônio Gomes (FIFA-MG) e Márcio Eustáquio Santiago (MG).
Cartões amarelos: Domingos (S); Gavilán e Edmílson (G).
SANTOS
Fábio Costa; Domingos, Marcelo e Ávalos (Vítor Júnior); Alessandro, Adriano, Rodrigo Souto, Pedrinho (Rodrigo Tabata) e Carlinhos; Moraes e Wesley (Marcos Aurélio).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GRÊMIO
Saja; Patrício, William, Pereira e Thiego; Gavilán (Kelly), Sandro Goiano (Edmílson), Diego Souza e Lúcio; Ramón (Nunes) e Éverton.
Técnico: Mano Menezes
Santos e Grêmio não repetem semi e apenas empatam por 0 a 0
Pouco menos de um mês após disputarem uma vaga na final da Copa Libertadores, Santos e Grêmio voltaram a se enfrentar neste sábado, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Só que agora, com times muito modificados em relação àqueles que fizeram sucesso na competição continental, os dois apenas empataram por 0 a 0 na Vila Belmiro.
“Tivemos chances claras de gol. Principalmente no segundo tempo. A gente não perdeu mas pelo menos conseguiu um ponto. Jogamos com determinação e é isso que importa”, disse o meia Diego Souza, da equipe gaúcha.
Com o resultado, o Santos chega a oito pontos na tabela e alcança a 15ª colocação, saindo assim da zona do rebaixamento. O problema é que Juventude e Flamengo, que estão na área do perigo, têm um jogo a menos que o clube da Vila Belmiro.
Já o Grêmio perdeu boa chance de sair da zona intermediária do Campeonato Brasileiro. Agora com dez pontos, a equipe do técnico Mano Menezes fica na 13ª posição da tabela.
A repetição de um dos jogos mais emocionantes da temporada até o momento parecia, a princípio, animadora. Mas as mudanças profundas no elenco das duas equipes alteraram o panorama para pior.
O Santos se ressente da ausência de suas principais estrelas no primeiro semestre. Zé Roberto deixou o clube para acertar com o Bayern de Munique, da Alemanha, Cléber Santana também deve sair após o fim do seu contrato (que se encerra neste sábado) e Kléber está na Venezuela a serviço da seleção brasileira que disputa a Copa América. Além deles, Vanderlei Luxemburgo também resolveu poupar Maldonado, que está em recuperação, para evitar um agravamento da lesão.
Já no Grêmio a única ausência definitiva é Lucas, que foi para o Liverpool, da Inglaterra. Carlos Eduardo está na seleção sub-20 para o Mundial da categoria, Tuta, Tcheco, Teco e Amoroso estão lesionados e Schiavi e Bruno Teles suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
O que se viu, então, foram dois times muito diferentes daqueles que disputaram a Libertadores com destaque. Com Moraes e Wesley na frente, o Santos não conseguiu incomodar o Grêmio no primeiro tempo, e o clube gaúcho assustava em contra-ataques graças às falhas da defesa adversária, e teve as melhores chances.
E foi esse o panorama do confronto também após o intervalo. Com muitos chutões dos zagueiros, a partida ficou com poucas jogadas interessantes no ataque, e o placar não foi movimentado em nenhuma oportunidade.
A igualdade, pelo menos, fez o Santos manter a invencibilidade contra equipes gaúchas dentro da Vila Belmiro em Campeonatos Brasileiros. Em toda a história da competição foram 27 jogos, com 22 vitórias da equipe do litoral e cinco empates.
Além disso, o Grêmio permanece sem vencer o Santos fora de casa. O último triunfo tricolor nessas condições foi há oito anos. Em 1999, pela seletiva do Campeonato Brasileiro para a Libertadores, o time do Olímpico venceu na Vila Belmiro por 1 a 0.
Na próxima rodada, na terça-feira, dia 3 de julho, o Grêmio receberá o Juventude, em casa. No dia seguinte, o time da Vila Belmiro viaja até o Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, em São Januário.
Comentários