Goiás 1 x 0 Santos
Data: 25/07/2007, quarta-feira, 19h30.
Competição: Campeonato Brasileiro – 14ª rodada
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia, GO.
Público: 7.498 pagantes
Renda: R$ 118.110,00
Árbitro: Carlos Eugênio Simon/RS
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Wagner de Almeida Santos/RJ
Cartões amarelos: Paulo Henrique e Leonardo (G); Adriano, Marcos Aurélio e Carlinhos (S).
Gol: Welliton (24-2).
GOIÁS
Harley, Leonardo, Paulo Henrique e Amaral; Fábio Bahia, Cléber Gaúcho (Vítor), Paulo Baier, Élson e Diego (Felipe); Welliton e Fabrício Carvalho (Fernando Miguel).
Técnico: Paulo Bonamigo
SANTOS
Fábio Costa; Dionísio (Vítor Júnior), Domingos, Adaílton e Kléber; Rodrigo Souto, Adriano, Tabata (Carlinhos) e Pedrinho (Renatinho); Marcos Aurélio e Kléber Pereira.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Goiás vence, breca ascensão santista e retorna ao G-4
O Goiás conseguiu, na noite desta quarta-feira, frear a ascensão do Santos no Campeonato Brasileiro. No Serra Dourada, a equipe esmeraldina venceu o time da Vila Belmiro por 1 a 0 e retornou à zona de classificação para a Copa Libertadores.
O time paulista, que desperdiçou um pênalti com Marcos Aurélio no início do segundo tempo, vinha de quatro partidas sem derrota, com triunfos sobre sobre Cruzeiro, Botafogo e Figueirense, em casa, e empate com o Palmeiras, no Parque Antarctica. Esses resultados tiraram o time das últimas colocações e o alçaram à briga pelos primeiros lugares. Entretanto, com o revés desta quarta, o Santos ficou na 12ª colocação, com 18 pontos.
O Goiás, por sua vez, não vivia boa fase no Nacional antes do confronto diante dos alvinegros. Nas três rodadas anteriores, o clube não havia vencido – empate com Grêmio e derrotas para Cruzeiro e Fluminense. Com o triunfo em casa, além da recuperação, o time chegou aos 23 pontos, agora na terceira posição da tabela.
O placar ainda serviu para a equipe do Serra Dourada quebrar um tabu diante do Santos. Desde novembro de 2003 o clube alviverde não vencia o adversário. No período foram disputados seis jogos entre os dois, com três vitórias santistas e três empates.
O Goiás começou a partida mais ofensivo e tentou pressionar os visitantes. No entanto, o time teve dificuldades para furar o bloqueio defensivo santista e em todo primeiro tempo criou apenas uma boa chance, em jogada de velocidade do atacante Welliton.
Já o Santos procurou explorar os contra-ataques na etapa inicial e, apesar de ficar menos com a bola nos pés, teve as duas melhores oportunidades: primeiro em um arremate de longe de Dionísio, e depois em uma bela jogada individual do atacante Kléber Pereira.
No segundo tempo o Santos voltou melhor e teve grande chance de abrir o marcador logo aos 3min. Marcos Aurélio cobrou pênalti sofrido por ele mesmo para fora, à esquerda da meta de Harley.
O lance animou os jogadores esmeraldinos, que se lançaram ao ataque e iniciaram a pressão sobre o adversário. A ofensividade dos anfitriões foi recompensada aos 24min, quando Welliton aproveitou passe de Paulo Baier e completou para a rede. Esta pode ter sido a última partida do avante com a camisa do clube goiano, já que ele deve acertar ainda nesta semana sua transferência para o futebol russo.
“Foi uma bela partida, mas só vou saber mesmo se foi a despedida amanhã [quinta-feira]. Só tenho a agradecer à minha família e à diretoria do Goiás. Estava trabalhando forte para isso e venho conseguindo meus objetivos”, declarou o autor do gol.
“Nós conseguimos jogar bem de novo. O Goiás deu espaços para nós criarmos as oportunidades, mas desperdiçamos as chances que tivemos e ficamos com a derrota”, afirmou o meia santista Rodrigo Tabata, que passou pelo clube do Serra Dourada em 2005.
Comentários