Seleção de Brasília 0 x 4 Santos
Data: 21/04/1961, sexta-feira.
Amistoso: Amistoso
Local: Campo do Guará, Brasília.
Público e Renda: Não disponíveis.
Árbitro: Olten Ayres de Abreu
Gols: Sormani e Coutinho; Zoca e Tite.
SELEÇÃO DE BRASÍLIA
Gaguinho, Jair, Edson Galba e Bimba; Luiz Silva e Pacuzinho; Ubaldo, Eli, Dario, Walter Moreira e Joãozinho.
Técnico: Didi de Carvalho.
SANTOS
Laércio (Lalá), Fioti, Mauro (Calvet) e Getúlio; Formiga (Dalmo) e Lima; Dorval, Mengálvio (Nei), Coutinho (Zoca), Sormani e Pepe (Tite).
Técnico: Lula
Pelé não jogou, mas foi grande vedeta em Brasília
O jogo de futebol entre Santos FC, campeão paulista e a Seleção de Brasília realizado na tarde de 21/04/1961 foi um dos pontos altos das festas comemorativas do primeiro aniversário de fundação da nova capital da República, Brasília.
Sem exagero, pode-se dizer que Brasília inteira, inclusive o “mundo” oficial, correu ao estádio para assistir a exibição do famoso quadro de Pelé.
Pelé a atração
O mais famoso astro do futebol brasileiro e mundial não participou do embate, mas mesmo assim coube-lhe as honras de participar do espetáculo. Pelé e Zito não jogaram. Mesmo machucado, Pelé seguiu com a delegação santista.
Pouco antes do início da partida, Pelé desceu no gramado, transportado por um helicóptero da FAB e foi alvo de consagradora manifestação popular. Pelé acompanhou toda a partida sentado à margem de uma das laterais do gramado, cercado por uma multidão de fãs.
Fácil
Como se esperava, não foi difícil para o Santos impor sua melhor categoria. O jogo terminou com o placar de 4 x 0 a favor do Santos.
Sormani e Coutinho, no primeiro tempo, e Zoca e Tite, na etapa complementar, marcaram os gols. Zoca, o irmão de Pelé.
O jogo só teve uma nota desagradável a empaná-lo: a expulsão de Nei, aos 23 minutos do segundo, por ter desferido um pontapé sem bola num adversário.
Solenidades
O prefeito Paulo de Tarso deu o pontapé inicial do embate que foi televisionado pelas três emissoras de televisão locais.
O estádio do Guará, que fica situado entre o Plano Piloto e a Cidade Livre, inaugurou hoje o seu seu gramado e abrigou um grande público. Foram cobrados ingressos a preço único de 50 cruzeiros, mas a renda não foi fornecida a imprensa.
Fonte: http://acervo.folha.com.br/fsp/1961/04/22/21//4503960
Comentários