Neymar disputou apenas 9 das 25 rodadas do Brasileirão
Com as duas duas vitórias consecutivas sobre Flamengo e Coritiba, o Santos subiu da 15ª para a 10ª colocação, a melhor do time até aqui na competição, somando 33 pontos ganhos. Neymar comandou a equipe nessas duas rodadas, fazendo três gols, um deles, contra o Coritiba, uma obra de arte.
O titular absoluto da seleção brasileira, que é apontado como o melhor jogador do país por atletas, técnicos e dirigentes, segue mostrando sua enorme capacidade de decidir partidas no Brasileiro. Na vitória do Santos sobre o Coritiba, por 2 a 1, na tarde de domingo, não foi diferente: mesmo vaiado pela torcida adversária durante quase o jogo inteiro, o craque marcou dois gols e garantiu mais um triunfo de sua equipe.
O aproveitamento de pontos do time com o seu camisa 11 em campo é impressionante. Quando Neymar está no time (algo cada vez mais raro, em função dos vários compromissos com a seleção), o Santos tem um rendimento superior até ao do Fluminense, atual líder do Brasileirão. Neymar disputou só nove jogos. Venceu seis vezes, empatou outras duas e perdeu só uma, para o Bahia. Fez 20 pontos de 27 possíveis. O Santos tem um aproveitamento de 74,1% dos pontos quando o seu principal astro é escalado (o Flu tem 70,7%).
Com Neymar em campo, o Santos venceu o Grêmio (4 a 2), o Coritiba (2 a 1), o Figueirense (3 a 1), o Flamengo (2 a 0), o Palmeiras (2 a 1) e o Corinthians (3 a 2 ); empatou com a Portuguesa (0 a 0) e o Coritiba (2 a 2) e perdeu para o Bahia (3 a 1).
Quando Neymar não participa de seus jogos, o Santos vê seu desempenho despencar na competição. São apenas 13 pontos somados em 48 possíveis, um aproveitamento de 27,1%. Se esse desempenho em sua formação sem Neymar fosse mantida durante todo o campeonato, o Santos teria campanha superior somente às de Palmeiras e Atlético-GO, os dois últimos colocados que têm um percentual 26,7% até aqui no Brasileirão.
Sem Neymar em 16 partidas do Brasileirão, o Santos conquistou apenas duas vitórias – Ponte Preta (2 a 1) e Cruzeiro (4 a 2). Acumulou sete empates e perdeu outras sete partidas. O rendimento do time seria apenas um pouco melhor do que o do Atlético-GO (26,7%), último colocado.
Mesmo atuando menos no Brasileirão, Neymar também briga pela artilharia da competição. O atacante do Santos já marcou 8 gols e está a apenas três dos líderes, Fred (Fluminense) e Luís Fabiano (São Paulo), que marcaram 11 vezes.
Comentários