Corinthians 2 x 1 Santos
Data: 12/02/2025, quarta-feira, 21h35.
Competição: Campeonato Paulista – 1ª fase – 9ª rodada
Local: Neo Química Arena, em São Paulo, SP
Público: 48.169 pagantes
Renda: R$ 2.953.248,30
Árbitro: Edina Alves Batista
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro.
VAR: Adriano de Assis Miranda
Cartões amarelos: Matheuzinho, Raniele, Ryan e André Ramalho (C); Luan Peres, Tiquinho Soares e Zé Ivaldo (S).
Gols: Yuri Alberto (16-1) e Yuri Alberto (43-1); Guilherme (33-2).
CORINTHIANS
Hugo Souza; Matheuzinho (Léo Mana), André Ramalho, João Pedro Tchoca e Matheus Bidu; Raniele (Alex Santana), José Martínez (Ryan), André Carrillo e Rodrigo Garro (Talles Magno); Memphis Depay (Ángel Romero) e Yuri Alberto.
Técnico: Ramón Díaz
SANTOS
Gabriel Brazão; Leo Godoy (JP Chermont), Zé Ivaldo, João Basso (Escobar) e Luan Peres; Tomás Rincón (João Schmidt), Diego Pituca (Gabriel Bontempo), Thaciano e Neymar (Soteldo); Guilherme e Tiquinho Soares.
Técnico: Pedro Caixinha
No primeiro clássico de Neymar desde seu retorno, o brilho ficou por conta de Yuri Alberto
No primeiro clássico de Neymar após seu retorno ao Brasil, quem ofuscou o astro e o recém-designado camisa 10 do Corinthians, Memphis Depay, foi outro Menino da Vila: Yuri Alberto. O atacante foi decisivo na vitória do Timão sobre o Santos, que terminou em 2 a 1 na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Paulista. Enquanto o Corinthians se impôs, Guilherme diminuiu para o Peixe, mas não foi suficiente para evitar a derrota.
Com o resultado, o Timão segue embalado no Estadual. O Verdão tem a melhor campanha do torneio e lidera o Grupo A com 25 pontos – nove a mais que o segundo colocado, o Mirassol – enquanto Botafogo-SP, com 10 pontos, e o Inter de Limeira, com 6, completam a chave. Por outro lado, o Santos, que ainda não conseguiu engrenar, permanece fora da zona de classificação para a próxima fase, figurando em terceiro do Grupo B com 9 pontos, um a menos que os líderes Guarani e Portuguesa, e o Red Bull Bragantino, com 8, está na lanterna.
O jogo
Apesar da festa na arquibancada, o Santos não conseguiu se concentrar no início e partiu para cima logo nos primeiros minutos. Aos 3 minutos, Neymar recebeu na área, mas, pressionado pela marcação, chutou pelo lado; instantes depois, Matheuzinho tentou afastar um cruzamento e quase iniciou um contra, com a bola passando raspando a trave.
Aos 12 minutos, Pituca, com liberdade no meio-campo, disparou uma bomba, mas a excelente intervenção de Hugo Souza evitou o gol. O Corinthians demorou a chegar à ação, mas aos 16 minutos Garro cobrou uma falta com força, forçando a defesa de Gabriel Brazão. Menos de um minuto depois, nada impediu o gol dos mandantes: Martínez, acionado pela ponta direita, cruzou para Yuri Alberto, que se desmarcou de Basso e empurrou a bola para o fundo da rede.
O Santos reagiu aos 26 minutos. Thaciano fintou a marcação e chutou à esquerda da meta. Em seguida, Luan Peres roubou a bola na entrada da área e repassou para Guilherme, que tocou rapidamente para Neymar. O meia-atacante bateu colocado, mas Hugo Souza fez grande defesa para manter o placar.
Aos 43 minutos, o Corinthians ampliou com um golaço coletivo. Garro encontrou um passe preciso para Memphis Depay, que dominou a bola no peito; na saída de Brazão, o atacante deixou a bola na medida para Yuri Alberto, que, com calma, empurrou o marcador para 2 a 0.
Na segunda etapa, o ritmo diminuiu. O Corinthians passou a trocar mais passes no campo defensivo para cadenciar o jogo. Aos 12 minutos, Memphis foi acionado na ponta, cortou para o meio e chutou com força, mas a defesa de Brazão foi sólida. Do lado do Santos, a equipe tentou reagir: aos 29 minutos, em cobrança de falta de Guilherme, a bola passou raspando a trave, mas aos 33 Escobar recebeu pela esquerda e cruzou com precisão para o atacante, que desviou de cabeça, descontando para o Corinthians.
Mesmo com uma pressão intensa, o Santos não conseguiu encontrar o caminho para o gol do empate, e a partida terminou em 2 a 1 para o Timão.
Destaques da Partida
– Yuri Alberto (Corinthians): Ofuscou a marcação e foi decisivo ao marcar e participar ativamente da construção do jogo.
– Memphis Depay (Corinthians): Contribuiu com um lançamento primoroso que ajudou a ampliar o placar, demonstrando sua qualidade.
– Guilherme (Santos): Boa alternativa de profundidade pela esquerda e diminuiu o placar para o Peixe.
Comentários