Jogos inesquecíveis
Flamengo 1 x 7 Santos
Data: 11/03/1961, sábado, 21h30.
Competição: Torneio Rio SP – 1ª fase – 3ª rodada
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, RJ.
Público: 90.218 pessoas
Renda: Cr$ 6.765.581,00
Árbitro: Olten Aires de Abreu
Gols: Pepe (22-1) e Pelé (31-1); Pelé (04-2), Coutinho (06-2), Henrique (08-2), Pelé (09-2), Pepe (11-2, de pênalti) e Dorval (20-2).
FLAMENGO
Fernando; Joubert, Bolero, Nelinho (Jadir) e Jordan; Carlinhos e Gérson; Joel (Luis Carlos), Henrique, Dida e Babá (Germano).
SANTOS
Laércio; Dalmo, Mauro (Formiga), Calvet e Fioti (Feijó); Zito (Urubatão) e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.
Ouça o áudio do compacto desta partida. Créditos da Jovem Pan:
Vídeo: Wesley Miranda
7 comentários em “11/03/1961 – Flamengo 1 x 7 Santos – Torneio Rio SP”
Eu tinha 11 anos quando fui ver este jogo com meu pai e flamenguistas que eramos ficamos encantados com o futebol do Santos. Pelé nunca vi igual. A bola o respeitava.
Para comprar o ingresso meu pai entrou numa guerra. Quando voltou com os ingressos sua camisa estava toda rasgada. A imagem de herói que tenho de meu pai esta ligada, em parte, a esta partida de futebol.
Eu fui nesse jogo, e lembro-me que foi num sábado à noite e lembro também que no domingo anterior o Santos ganhara do Fluminense por 3xl, e o Pelé marcou o famoso gol de placa.
Nos primeiros 20 minutos o Flamengo bombardeou o Santos,mas,a bola não entrou, um amigo meu ao ver um zagueiro do flamengo (Nelinho) brecar uma investida do Pelé gritou: ESSA DEFESA NÃO É A DO FLUMINENSE. Depois foi aquilo que se viu: Era um tal de Crioulos vestidos de branco entrando pelo meio da tal defesa… E mais, o sétimo gol foi marcado com apens 20 minutos do segundo tempo e o Santos não fêz mais porquê não quis.
EM TEMPO: SOU FLAMENGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vamos divulgar esse resultado, é muito importante para a memória do nosso Santos
Eu tinha 15 anos e ouvia esse jogo no meu radinho de pilha Mitsubishi de capa de couro. Era fã de carteirinha de Pedro Luiz Paolielo, o maior locutor esportivo de todos os tempos. Acompanhava mais o campeonato paulista do que o carioca, e olha que sou botafoguense da época que Santos e Botafogo mandavam no futebol, não só brasileiro como também mundial. Gostaria de ouvir mais jogos de Botafogo e Santos principalmente pelo Torneio Rio-São Paulo daquela época de ouro do futebol brasileiro. Digo mais se Pelé e Garrincha jogassem hoje seriam sem dúvida também inegociáveis como foram naquela época. Abraços e obrigado pela emoção de ouvir os gols de Pelé. Fui !!!!!!!!!!!!
Beleza, está difícil mesmo, conferi com 3 fontes diferentes e varia mesmo, na narração bate bastante com a folha.
A ilustração é do filme do Pelé, jornal o Globo: http://2.bp.blogspot.com/-H66W0n0tK5M/TimE3mdwYsI/AAAAAAAAJW8/F_VN7B5lT4o/s400/Show%2Bdo%2BSantos%2B7%2Ba%2B1.JPG
Olha essa publicação de um jornal carioca, fonte do Guilherme Guarche: “A que ponto chegamos! Um clube vir de Santos e desfilar sua arte em nossa casa e ainda têm a descortesia de nos humilhar com uma goleada humilhante e impiedosa”
“humilhar com uma goleada humilhante” é puro pleonasmo rsrsrssr
Abraços
Salve Kiske, segundo jornais da época:
Pepe 23′ e 57′(pênalti) Pelé aos 31′, 49′ e 64′, Coutinho aos 51′, Dorval aos 55′ e Henrique aos 53′ marcou para o Flamengo.
Belo post!!
Abraços
Verifiquei aqui, Wesley, tenho dois jornais, uma revista e este áudio, os marcadores dos gols variam, mas o Rei marcou 3 neste jogo. A confusão entre ele e Coutinho ocorria com alguma frequência, tanto que o centroavante decidiu colocar uma faixa no pulso para diferenciá-lo. Os minutos vou conferir. Em breve postarei o resumo da partida. Abraço!