Santos 5 x 1 Botafogo-SP
Data: 09/03/1968
Competição: Campeonato Paulista
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Renda: NCr$ 17.044,00
Árbitro: José Astolfi
Gols: Negreiros (02-1), Toninho (20-1, de pênalti); Toninho (06-2), Pelé (15-2), Toninho (21-2) e Marcio (28-2)
SANTOS
Claudio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel e Rildo; Negreiros e Lima (Mengálvio, 23-2); Kaneko, Toninho, Pelé e Edu.
Técnico: Antonio Fernandes (Antoninho)
BOTAFOGO-SP
Dirceu; Zé Carlos, Mendes, Roberto e Carlucci (Canhoteiro, 08-2); Roberto Pinto e Marcio; Jairzinho, Paulo Leao, Sicupira e Totó.
Técnico: Floreal Garro
Vitória fácil do Santos sobre o Botafogo: 5 a 1
O Santos não precisou jogar muito futebol para vencer com facilidade o Botafogo, de Ribeirão Preto, por 5 a 1, com três gols marcados por Toninho (1 de pênalti). A equipe botafoguense durante todo o jogo não atacou, procurou jogar mais defensivamente, descendo raramente para o ataque e quando descia, o fazia defeituosamente. Disso se aproveitou o Santos para partir para o ataque não encontrando muita dificuldade em criar condições de marcar.
O jogo
Aos 2′, Negreiros abria a contagem para o Santos; a equipe praiana, sem forçar, dominava o jogo; o Botafogo, a partir dos 10′ começou a descer e contra-atacar durante uns 10 min. – única vez que realmente atacou. Carlucci cometeu o penal em Kaneko que Toninho converteu fazendo o segundo gol aos 20′. No restante do 1° tempo a diputa ficou sendo travada no meio de campo.
No 2° tempo, Toninho, logo aos 6′, aumentava o placar, Pelé marcava aos 15′ e Toninho, aos 21′ encerraram os gols praianos; Marcio aos 28′, num chute de fora da área e despretencioso, marcava único tento do Botafogo.
Gols
Aos 2′ Toninho chutou, Dirceu espalmou para Negreiros entrar e marcar.
Kaneko, que entrava na área, sofreu penal de Carlucci aos 20′, que Toninho cobrou e marcou.
Aos 6′, Kaneko, após belíssima jogada individual, centrou para Toninho marcar.
Pelé, aos 15′, recebeu de Edu, que centrou parcar no canto.
Toninho, aos 21′, recebeu de Kaneko e chutou fraco, marcando o 5° gol.
Marcio, aos 28′, de fora da área acertou, marcando o único tento de sua equipe.
Destaques
No Santos, Claudio falhou no gol do Botafogo. A defesa não teve dificuldades, já que o adversário pouco atacou; Negreiros, se redimindo do jogo contra o Corinthians; Kaneko, o melhor homem santista em campo; Toninho, muito bom.
No Botafogo: Roberto foi o melhor da defesa e Jairzinho, do ataque.
2 comentários em “09/03/1968 – Santos 5 x 1 Botafogo-SP – Campeonato Paulista”
Tinha apenas 10 anos de idade, morava no J Casqueiro e amigo de 12 me chamou, vamos na Vila ver o SFC e lá fomos nós, era um sábado à noite e a 1ª vez não poderia ser mais perfeita c/ bela vitória e goleada. Valeu a surra levada de meu pai que descobriu onde eu tinha ido e me esperou no ponto do ônibus de onde fui apanhando até chegar em casa. Torcedor há 52 anos e sócio remido e tive oportunidade de ser conselheiro na adm do saudoso LAOR.
Eu fui neste jogo com meu pai, estava mais ou menos com 10 anos tinha poucas lembranças da partida, apenas lembrava do time e do placar. Foi emocionante achar esta jóia no seu blog. Parabéns