Atlético-MG 2 x 0 Santos
Data: 06/10/1999, quarta-feira.
Competição: Campeonato Brasileiro – 1ª fase – 15ª rodada
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, MG.
Público: 33.601 pagantes
Renda: R$ 66.874,00
Árbitro: Jorge dos Santos Travassos (RJ).
Gols: Robert e Robert (35-2).
ATLÉTICO-MG
Velloso; Walmir, Gerson Baresi, Cláudio Caçapa e Marcão; Gallo, Vladir (Robert), Bruno e Adriano (Lincoln); Guilherme e Marques.
Técnico: Dario Pereyra
SANTOS
Zetti; Michel (Sugawara), Claudio, Andrei e Gustavo Nery (Ailton); Élson, Claudiomiro, Marcos Bazílio e Adiel; Dodô (Lúcio) e Paulo Rink.
Técnico: Paulo Autuori
Santos perde do Atlético-MG e reduz chances de classificação
O Santos perdeu ontem, no Mineirão, para o Atlético-MG por 2 a 0 e teve reduzida suas chances de classificação para as finais no Brasileiro-99. Os dois gols dos mineiros foram marcados pelo meia Robert, ex-jogador santista.
Com a derrota, o Santos perdeu uma invencibilidade de três jogos e se manteve no 12º lugar com 20 pontos. Para atingir a classificação, levando em conta o aproveitamento atual do oitavo colocado, o Santos vai precisar ganhar pelo menos 14 dos 18 pontos que ainda vai disputar no Brasileiro-99.
O time também não pode mais atingir o objetivo do técnico Paulo Autuori, que esperava sete pontos na série de três jogos que o time está fazendo fora de casa -além do jogo de ontem, o time ganhou do Inter, no sábado passado, por 2 a 1, e enfrenta a Ponte Preta neste sábado.
Com a vitória, o Atlético-MG chegou aos 24 pontos e passou para o sexto lugar, mas tem, pelo menos, um jogo a mais do que a maioria dos concorrentes a uma vaga na próxima fase.
O jogo:
Jogando com três volantes, o Santos começou a partida abusando das faltas na tentativa de parar as jogadas do time mineiro. O bloqueio santista funcionava bem, e o Atlético-MG só criava chances em lances de bola parada e nos chutes de longa distância.
Aos 24min, por exemplo, o meia Bruno finalizou para defesa de Zetti no canto esquerdo.
Tentando furar o bloqueio santista, o Atlético-MG deixava espaço para os contra-ataques. Em um deles, aos 33min, o meia-atacante Adiel recebeu de Dodô e, da entrada da pequena área, chutou sobre Velloso.
No intervalo do jogo, que foi assistido por dirigentes do Milan (ITA), o técnico do Atlético-MG, Dario Pereyra, tirou o volante Valdir e colocou um meia -Robert, ex-jogador do Santos.
A mudança deu resultado logo no início da segunda etapa.
Robert, aproveitando rebote do goleiro Zetti depois de chute de Guilherme, abriu, chutando com o pé direito, a contagem para o time mineiro. Foi o primeiro gol do jogador no Brasileiro-99.
Perdendo o jogo, o técnico Paulo Autuori trocou o lateral Gustavo pelo meia Adiel, deixando o Santos mais ofensivo.
Aos 19min, Andrei, em cobrança de falta, exigiu uma difícil defesa de Velloso.
O Atlético-MG, porém, continuou melhor e definiu a partida em um contra-ataque. Aos 35min, Robert recebeu livre e tocou na saída de Zetti para marcar seu segundo gol no jogo.
Autuori mantém três volantes para enfrentar o Atlético-MG (Em 06/10/1999)
O Santos pretende prolongar a ansiedade do Atlético-MG e tirar proveito de eventuais erros do adversário para tentar sua segunda vitória seguida fora de casa, hoje à noite, em Belo Horizonte.
Para os santistas, a torcida atleticana cobrará uma vitória, como forma de reabilitação da derrota por 3 a 0 para o maior rival, o Cruzeiro, no último final de semana.
O plano de jogo do Santos é se fechar na defesa e suportar a pressão do Atlético-MG. O objetivo é não levar gols no primeiro tempo e tentar explorar o desespero do adversário na etapa final.
O técnico Paulo Autuori decidiu manter a receita que deu certo no empate com o Palmeiras e na vitória sobre o Inter. Ele vai manter o time com três volantes (Claudiomiro, Elson e Marcos Bazílio).
Embora afirme não ter gostado da exibição do time no primeiro tempo contra o Inter -justamente quando a equipe atuava com os três volantes-, Autuori afirmou que manterá o sistema, porque, do contrário, ficará sem opções no banco de reserva caso esteja perdendo e necessite buscar a vitória.
No Atlético-MG, o técnico Dario Pereyra colocará os laterais Walmir e Marcão nos lugares de Mancine e Ronildo, que não agradaram na última partida.
Comentários