Sentados: Gilmar Popoca, Marcelo Veiga, Índio, Loca, Márcio Rossini, Antonio Pitanga (Prep. físico), Dr. Carlos Braga (médico), Marcelo Teixeira (Diretor de Futebol), Cabralzinho, Pepe (técnico), Francischini (massagista), Édson Ampola, Sérgio Manoel, Derval, Zé Humberto, César Ferreira e Ijuí.
Goleiros: | ||
![]() | ![]() | ![]() |
Laterais: | ||
![]() | ![]() | ![]() |
Zagueiros: | ||
![]() | ![]() | ![]() |
Volantes: | ||
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Meias: | ||
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Atacantes: | ||
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |
Técnico: | |
![]() |
Santos Futebol Clube
Presidente: Antônio Aguiar Filho (1990-1991)
Diretor de Futebol: Marcelo Teixeira
Patrocínio: Coca-Cola
Fornecedor: Penalty
Elenco:
G – Ivanílton Sérgio Guedes
G – Nílton Orlando da Costa
G – Marcos Antônio Pizzelli
G – Robson de Oliveira Agondi
LD – Rubens Barbosa de Souza (Índio)
LE – Marcelo Castelo Veiga
LE – Flávio Antunes de Oliveira (Flavinho)
LE – Gilberto Ribeiro de Carvalho (Biro-Biro)
Z – Luiz Carlos Canhizares
Z – Pedro Paulo Veríssimo
Z – Luís Fernando Camilo
Z – João de França Oliveira
Z – Dilermando Amaral Gonçalves
V – Carlos César Sampaio Campos
V – Axel Rodrigues de Arruda
V – César Ferreira
V – Derval Gomes
V – Sérgio Santos
MA – Carlos Eduardo Marangon (Edu Marangon)
M – José Humberto de Oliveira (Zé Humberto)
M/A – Ney Gonçalves de Souza (Ney Bala)
M – José Renato Santos Lapiechade (Zé Renato)
CA – Paulo César Vieira Rosa (Paulinho McLaren)
CA – Sérgio Bernardino (Serginho Chulapa)
PD – Almir de Souza Fraga
PE – Sérgio Manoel Júnior
PE – Édson Vicente Vieira (Édson Ampola)
CA – Marcos Lopes Mendonça
CA – Alcemir Gomes de Morais (Loca)
Outros jogadores: Claudinei
T – José Macia (Pepe)
Comissão Técnica: Antonio Pitanga (Preparador físico), Fininho (Preparador de goleiros), Francischini (Massagista), Dr. Carlos Braga (Médico).
Quem chegou: Ney Bala (M, São Paulo), Almir (PD, Grêmio), Gilmar (CA, Cruzeiro), Marcos (P, indicado por Ailton Lira), Betão (G, Inter de Lages-SC)
Quem saiu: Kazu (PE, Yomiuri-JP), Gilmar Popoca (M), Márcio Rossini (Z)
Time-base:
Sonhando baixo
Sem investir em grandes jogadores o Peixe busca apenas uma boa colocação
Dizer que o Santos está sem dinheiro para contratar já virou uma triste redundância. O técnico Pepe terá de tirar “leite de peixe” com o limitado elenco alvinegro. Para piorar, perdeu o zagueiro Márcio Rossini, afastado por criticar a diretoria, e o meia Gilmar Popoca, devolvido ao empresário Juan Figger, dono de seu passe. O ponta esquerda Kazu voltou ao Japão antes do término do Campeonato Paulista e assinou com o Yomiuri.
Como há muito tempo o Santos não sabe o que é ter um craque em seu time, contentou-se com as aquisições do meia Ney (ex-São Paulo) e do atacante Gilmar, (ex-Democrata de MG). Sua missão, no entato, será ingrata porque disputará a posição com o oportunista Paulinho e o experiente Serginho Chulapa. Gilmar chega a Vila Belmiro com o aval de quem foi indicado por Carlos Alberto Silva, ex-técnico da Seleção Brasileira.
Com o dinheiro escasso a saída é apostar no grupo de atletas revelados pelo clube. Os meias Axel e Sérgio Manoel, que está servindo a seleção brasileira de juniores, são tidos como promessas de um time carente de estrelas. O goleiro Sérgio é a segurança da defesa, embora também esteja insatisfeito com os baixos salários oferecidos pelo clube, que cansou de ganhar dólares nos anos dourados e hoje mal paga os salários em dia.
No meio-campo o destaque é o volante César Sampaio. Cotado no passado para jogar no exterior, Sampaio não conseguiu concretizar o sonho da transferência. A ordem de Pepe agora é esquecer a participação apenas regular no Campeonato Paulista, quando fugiu da repescagem nas últimas rodadas da segunda fase. O pensamento é buscar a reabilitação no Campeonato Brasileiro porque, depois do vice em 1983, o Santos nunca mais conquistou uma posição honrosa na competição.
3 comentários em “Elenco Brasileirão 1990 – Santos FC”
Rapaz… 1990… era duro torcer pro Santos nesta época… foi um milagre o clube não ter caido para a série B de qualquer disputa pois os times eram horrorosos…
Entre 1985 e 1994, foram 10 temporadas medíocres para o SFC.
Faltou Edu Marangon e Nei Bala.