Treinador assinou contrato por uma temporada e será apresentado nesta segunda-feira

Emerson Leão é o novo técnico do Santos. O treinador, que tirou o Peixe de uma fila de 18 anos sem título, em 2002, comandará a equipe por mais uma temporada, em 2008. A apresentação será na tarde desta segunda-feira na Vila Belmiro.

A negociação começou depois da saída de Vanderlei Luxemburgo, que não topou renovar o acordo. Leão estava em Dubai, nos Emirados Árabes, onde negociava contrato com um time local. Ele também recebeu uma oferta para dirigir a seleção do Irã. Mas preferiu retornar para o Brasil e para o Santos.

– O Leão é um dos principais treinadores do país e tem uma identificação com o Santos muito forte. Além disso, tem como característica a revelação de talentos da base. Com certeza, essa sua terceira passagem pelo clube será vencedora como foram as outras duas – diz o presidente Marcelo Teixeira, ao site oficial do Peixe.

Leão também conquistou a Copa Conmebol de 1998 pelo Santos. Essa foi em sua primeira passagem, Em 2002, montou um time com jovens jogadores, como Robinho, Diego e Elano, que seria campeão brasileiro e revelaria umas das mais completas safras do futebol brasileiro.

– Conheço bem o Santos, seus atletas e a forma com que são formados. Tenho certeza que poderemos desenvolver uma excelente performance nos torneios de 2008 – afirma Leão ao portal do Santos.

Com ele chegam o auxiliar-técnico e preparador de goleiros Pedro Santilli e o preparador físico Fernando Leão. Em suas duas passagens pelo clube, Leão dirigiu o Santos em 244 vezes, conquistando 126 vitórias, 63 empates e 55 derrotas. Um aproveitamento de 60,24% dos pontos disputados.