América-MEX 4 x 0 Santos

Data: 15/08/1982, domingo.
Competição: Copa Águila Azteca (Torneio Quadrangular Aguila Azteca) – 2ª rodada
Local: Estádio Azteca, na Cidade do México, México.
Público: 35.000 pagantes
Cartões vermelhos: Márcio Rossini e Pita (S); Trejo, além dos suplentes Zelada e González (A).
Gols: Tapia (33-1) e Aguirre (40-1); Jardón (07-2) e Aguirre (17-2).

AMÉRICA-MEX
Hugo Salazar; Mario Trejo, Armando Manzo, Alfredo Tena e Vinicio Bravo; Cristóbal Ortega, Juan Antonio Luna (Mario Carrillo) e Eduardo Bacas; Nílton Batata, Javier Aguirre (Roberto Alderete) e Héctor Tapia (Fidel Jardón).
Técnico: Carlos Reinoso

SANTOS
Marolla (Luiz Roberto); Toninho Paraná, Márcio Rossini, Dimas (Joãozinho) e Gilberto Sorriso (Mauro Campos); Luiz Gustavo, Cardim e Pita; Paulinho Batistote, Palhinha (Celso) e João Paulo.
Técnico: Paulo Emílio



Santos dá mais um grande vexame no México

Foi goleado pelo América por 4 a 0, os jogadores brigaram em campo e o técnico Paulo Emílio deve deixar o comando da equipe

Aos 40-1, após o gol de Aguirre, os brasileiros reclamaram impedimento e foram ignorados pelo árbitro. O zagueiro Márcio Rossini agrediu Aguirre. Tapia, que estava próximo, revidou a agressão de Márcio com um chute. O árbitro separou a briga e expulsou o zagueiro brasileiro.

Ao deixar o gramado, Márcio trocou ofensas com o suplente do América, Zelada, que estava no banco. Foi o estopim para o início de uma batalha campal que terminou com as expulsões de Márcio Rossini e Trejo, além dos reservas Zelada e González do América. Em meio a confusão, o lateral do Santos, Paulinho, chegou a utilizar a bandeirinha de escanteio como arma.

Após a briga generalizada, que só terminou com a intervenção da polícia, o quarto-zagueiro Dimas precisou ser levado ao hospital por sofrer um chute na nuca.

Saldo da confusão: 15 minutos de paralisação e 4 expulsões.

No segundo tempo o América voltou ainda mais ofensivo e anotou mais dois gols. Até o pacato meia Pita foi expulso minutos após o terceiro gol da equipe mexicana.

Com a vitória o América conquistou a Copa Águila Azteca. Já os santistas terminaram o quadrangular na última colocação e sequer conquistaram um ponto.

Classificação final da Copa Águila Azteca:

1º) América-MEX: 4 pontos
2º) Necaxa: 3 pontos
3º) Independiente-ARG 1 ponto
4º) Santos: 0 ponto

Após o segundo gol do América começa a briga generalizada em campo, onde até a bandeirinha de escanteio virou arma. Crédito da foto: RealidadAmericanista.com
Após o segundo gol do América, começa a briga generalizada em campo, onde até a bandeirinha de escanteio virou arma na mão do lateral Paulinho. Crédito da foto: RealidadAmericanista.com



Fontes:
Jornal Folha de SP
Site Realidad Americanista