30/09/1998 – Santos 4 x 0 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro

Santos 4 x 0 Ponte Preta

Data: 30/09/1998, quarta-feira, 15h30.
Competição: Campeonato Brasileiro – 1ª fase – 15ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 4.486 pagantes
Renda: R$ 40.425,00
Árbitro: Fabiano Gonçalves (RS).
Cartões amarelos: Argel (S) e André Santos (PP).
Cartão vermelho: Paulo César (PP, 33-1).
Gols: Eduardo Marques (41-1); Ânderson Lima (14-2, de pênalti), Lúcio (31-2) e Gustavo Nery (40-2).

SANTOS
Zetti; Ânderson Lima, Argel, Jean e Athirson (Gustavo Nery); Marcos Bazílio, Élder (Fernandes), Eduardo Marques e Lúcio; Alessandro (Adiel) e Viola.
Técnico: Emerson Leão

PONTE PRETA
Edinho; André Santos, Sérgio Baresi, Ronaldão e Paulo César; André Silva, Roberto, Ataliba, Dionísio e Luis Fernando (Alessandro); Foguinho (Fabiano) e Sandro Gaúcho (Régis).
Técnico: Marco Aurélio



Santos goleia e é o novo líder do Brasileiro-98

Time de Emerson Leão vence a lanterna Ponte Preta e fica dois pontos à frente do Corinthians na classificação

O Santos venceu a Ponte Preta, ontem, por 4 a 0, em Santos, e assumiu a liderança isolada do Brasileiro-98, com 34 pontos.

Em 15 rodadas, é a primeira vez que o Corinthians de Wanderley Luxemburgo deixa a liderança do torneio. A equipe soma 32 pontos.

Já a Ponte Preta, com mais esta derrota -a décima em 15 jogos- vive situação oposta: é a última colocada do torneio e corre sério risco de ser rebaixada.

No jogo, disputado à tarde na Vila Belmiro, o Santos começou sufocando o time campineiro. Antes do primeiro minuto, o lateral-esquerdo Athirson avançou e cruzou para o meio da área. A defesa conseguiu afastar. Na cobrança do escanteio, o zagueiro Argel cabeceou no travessão.

Com boa movimentação de Lúcio pelo ataque e as subidas dos laterais Ânderson e Athirson, o time de Emerson Leão não dava espaço para a Ponte Preta, mas errava muitas finalizações.

Os meias tinham dificuldade em fazer com que a bola chegasse a Viola, artilheiro do torneio com 13 gols. Com dores musculares, Viola era dúvida para o jogo e teve atuação apagada, sem marcar.

O time visitante deu o primeiro chute ao gol de Zetti aos 20min. O lateral-esquerdo Paulo César bateu falta da intermediária no ângulo superior direito de Zetti. O goleiro santista fez bela defesa.

Aos 33min, o lateral foi expulso por falta violenta em Alessandro.

Após desperdiçar mais uma oportunidade com Lúcio, aos 35min, o Santos marcou o primeiro gol aos 41min. Athirson levou pela esquerda e cruzou. Eduardo Marques, da entrada da área, acertou chute forte no canto direito de Edinho.

O Santos voltou ainda pressionando na segunda etapa. Aos 2min, Viola cabeceou com perigo.

Aos 14min, o time ampliou. Em cobrança de falta do bico direito da grande área, Ânderson, convocado para a seleção brasileira, acertou o canto esquerdo de Edinho.

Lúcio fez 3 a 0 aos 31min. Em lançamento de Élder, o meia ganhou na corrida de Ronaldão e, na saída de Edinho, tocou por cima.

Aos 40min, o time fechou o placar. Eduardo Marques cobrou falta, Edinho tentou desviar para escanteio, mas a bola acertou o travessão e sobrou para Gustavo apenas tocar de cabeça.

Leão reclama falta de atletas

Apesar de o Santos ter conquistado a liderança isolada do Brasileiro-98, o técnico Emerson Leão voltou a reclamar, após a partida, da carência de jogadores no grupo.

Ontem, o Santos teve disponíveis somente 17 jogadores. O treinador santista não pôde aproveitar cinco -Claudiomiro e Narciso, suspensos, Jorginho, Aristizábal e Messias, machucados.

Leão disse que substituiu o lateral Athirson aos 18min do segundo tempo porque temia uma eventual expulsão do jogador, que já tinha cartão amarelo, o que provocaria mais um desfalque para o jogo de sábado contra o Coritiba.

O técnico não tem esperança de a situação melhorar a curto prazo.

Segundo Leão, o Santos está conseguindo manter um bom desempenho porque os jogadores estão se superando. “Não temos vergonha de falar que o grupo é pequeno. Isso tem sido motivo de orgulho para nós”, disse.

Para o meia Eduardo Marques, a campanha do Santos é a prova de que dá resultado utilizar jogadores das categorias inferiores. Na partida de ontem, atuaram cinco ex-juniores -o próprio Marques, Jean, Marcos Basílio, Gustavo e Adiel.

“O professor Leão está dando oportunidade às pratas da casa.”

O meia-atacante Lúcio atribuiu o bom desempenho santista ao crescimento gradativo da equipe. “Tudo está dando certo porque estamos melhorando devagar. Tem equipe que subiu muito rápido e agora começa a cair”, afirmou.

Ponte culpa expulsão

Conformados com a goleada e abatidos com a possibilidade de rebaixamento, os jogadores da Ponte Preta atribuíram a superioridade do Santos à expulsão do lateral-esquerdo Paulo César, no primeiro tempo.

Além de ficar sem um defensor pelo lado esquerdo, pelo direito a Ponte tinha um zagueiro (André Santos) improvisado na lateral.

“Quebrou o nosso esquema. Não tínhamos um lateral fixo na direita, e, depois da expulsão, o Santos escapou pelos lados”, afirmou o zagueiro Ronaldão, ex-jogador do Santos.

O goleiro Edinho, emprestado pelo Santos ao time de Campinas, disse que a atuação refletiu a “realidade” da equipe, “lanterna” com nove pontos. “O Zetti quase não fez nenhuma defesa. A Ponte se resumiu à defesa. Na segunda etapa, com um a menos, foi só questão de o tempo acabar para não tomarmos mais.”

Para André Santos, a equipe “estava se aguentando” até a expulsão de Paulo César. Depois, segundo ele, desabou.



Viola é dúvida em jogo da liderança ( Em 30/09/1998 )

Equipe de Emerson Leão pode não ter o artilheiro do Brasileiro para enfrentar a Ponte Preta, na Vila Belmiro

O Santos pode não ter o atacante Viola em condições de atuar na partida de hoje contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro, que vale a liderança isolada do Brasileiro-98 ao time do técnico Emerson Leão.

Reclamando de dores na parte lateral do tronco, Viola, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 13 gols, não treinou.

Ele foi levado para uma clínica, onde iria se submeter a exames de radiografia, ultra-sonografia e ressonância magnética para detectar o problema.

Marco Aurélio Cunha, gerente de futebol do Santos, disse que o jogador já vinha reclamando de dores no local no último domingo, mas suportou e conseguiu atuar no clássico contra o Corinthians, que o Santos venceu por 2 a 0.

Embora a Ponte precise da vitória para escapar da última posição na tabela, o Santos também quer vencer, para se tornar o líder isolado do campeonato.

O time tem um ponto e um jogo a menos do que o líder Corinthians, que não atua pelo Brasileiro hoje.

“Eles sabem que o Santos quer o resultado e vão vir com cautela, apesar de precisarem ganhar para sair da crise”, disse o volante Élder.
Com um elenco muito reduzido, se o atacante Viola não atuar o time pode ficar com um jogador a menos no banco de reservas.

Ontem à tarde, Leão não conseguiu comandar um coletivo porque não tinha jogadores suficientes para formar duas equipes.

Leão disse que se Viola não jogar poderá “sacrificar” um meio-campista para atuar na frente ao lado de Alessandro, já que não há no grupo outro atacante com as características do artilheiro santista.

“Não posso sacrificar o esquema tático do time. Prefiro sacrificar um jogador em função da equipe.”

Uma das alternativas do treinador será adiantar o meia Lúcio para atuar no ataque ao lado de Alessandro, e colocar no meio-campo o reserva Fernandes. Outra possibilidade é a escalação de Adiel.

Além da possível ausência de Viola, o Santos não terá os volantes Claudiomiro, que vem atuando improvisado na zaga, e Narciso, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Por isso, Jean vai formar dupla de zaga com Argel, e Élder entrará no meio para compor a dupla de volantes com Marcos Basílio.

Embora a Ponte Preta seja a última colocada do Campeonato Brasileiro, os jogadores do Santos esperam encontrar muita dificuldade na partida de hoje, porque o jogo será na Vila Belmiro e o adversário está “desesperado” para fugir do rebaixamento.

“Jogar aqui na Vila Belmiro favorece muito as equipes que vêm para se defender”, afirmou o atacante Alessandro.

Maezono é apresentado

O meia-atacante japonês Masakiyo Maezono, 24, deve estar em condições legais para estrear pelo Santos no próximo dia 11, contra o Vasco, no Rio.

A afirmação é do gerente de futebol do Santos, Marco Aurélio Cunha. Segundo ele, a demora é decorrente do prazo de tramitação de documentos para que o jogador obtenha visto de trabalho no Brasil.

Maezono foi apresentado oficialmente ontem. Ele está emprestado até dezembro pelo Verdy Kawasaki, do Japão. Em troca, o Santos emprestou o zagueiro Daniel ao clube japonês.

“O período de três meses é um pouco curto para que eu prove alguma coisa, mas a vinda para o Brasil será um fator de grande crescimento para a minha carreira”, afirmou o jogador, com o auxílio de um intérprete.

Maezono foi indicado pelo técnico do Santos, Emerson Leão, ex-treinador do Verdy. Na Olimpíada de 96, ele foi o capitão da seleção japonesa na vitória por 1 a 0 sobre o Brasil.



Fonte: Estadão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1523) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3939) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (198) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4635) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1415)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *