16/03/1997 – São Paulo 1 x 1 Santos – Campeonato Paulista

São Paulo 1 x 1 Santos

Data: 16/03/1997, domingo, 11h00.
Competição: Campeonato Paulista
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo, SP.
Público: 26.425 pagantes
Renda: R$ 209.572,00
Árbitro: José Mocellin (RS).
Cartões amarelos: Denílson, Serginho, Rogério Pinheiro e Belletti (SP); Ronaldão, Narciso, Ânderson Lima, Marcos Assunção e Macedo (S).
Cartão vermelho: Válber (SP).
Gols: Dodô (04-2) e Marcos Assunção (32-2, de pênalti).

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Cláudio, Rogério Pinheiro, Válber, Bordon e Serginho; Axel, Belletti e Denílson (Adriano); Marques (Dodô) e Aristizábal (França).
Técnico: Muricy Ramalho

SANTOS
Zetti; Ânderson Lima, Narciso, Ronaldão e Cássio (Rogério Seves); Marcos Assunção, Vágner (Caíco), Robert e Alexandre (Eduardo Marques); Macedo e Edgar Baez.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo



São Paulo falha e permite sexto empate

Duas falhas da defesa -a expulsão de Válber, aos 5min, e o pênalti infantil cometido por Serginho, aos 30min- foram suficientes para o São Paulo não conseguir segurar a vantagem que tinha sobre o Santos, ontem, no Morumbi.

Após estar ganhando por 1 a 0, o time são-paulino permitiu o empate, o sexto consecutivo da equipe na competição.

O Santos teve o domínio da partida desde o início, utilizando bem o espaço deixado entre a defesa e o ataque do São Paulo.

O time do Morumbi preferiu se postar atrás, com três zagueiros e Válber na sobra, esperando uma falha do Santos. Só equilibrou o jogo a partir dos 20min.

Mas as principais jogadas da equipe morriam nos pés do lateral-direito Cláudio, que, contrariando as orientações, insistia nos cruzamentos altos e inúteis.

Assim, a melhor chance do primeiro tempo acabou sendo do Santos. Aos 24min, o lateral-esquerdo Cássio recebeu passe de Robert e chutou na trave.

No segundo tempo, o São Paulo subiu de produção com a entrada de Dodô no lugar de Marques. Logos aos 4min, ele abriu o placar. Tabelou com Aristizábal e bateu no canto direito de Zetti.

Mais uma vez o São Paulo se deixou levar pela emoção do gol. No lance seguinte, desatenta, a defesa permitiu que Macedo dominasse livre na entrada da área. No desespero, Válber puxou o atacante pela cintura, cometendo a falta e sendo expulso.

Com um jogador a menos, o São Paulo voltou a recuar. Mas o Santos não conseguiu aproveitar bem a superioridade numérica. O time concentrou o jogo pelo meio, facilitando a marcação. Teve apenas duas boas chances de gol, com Robert e Macedo.

Até que, aos 30min, o lateral são-paulino Serginho subiu para disputar uma bola com Baez e colocou a mão na bola na área. Pênalti, que Marcos Assunção converteu.

Depois do gol, o domínio do Santos continuou estéril, e o São Paulo se contentou com o empate.

Empate no clássico irrita os torcedores

Jogadores são-paulinos e santistas não ficaram satisfeitos com as vaias da torcida no Morumbi.

“O santista precisa aprender a torcer. A equipe jogou bem e não merecia vaias”, disse o técnico Wanderley Luxemburgo.

“O time jogou pra caramba, com garra. Não entendo como a torcida não reconhece”, afirmou o meia são-paulino Denílson.

“Demos toda a raça do mundo. Os que vêm para xingar deveriam ficar em casa. O time é de garotos e sente as vaias”, disse Belletti.
O segundo clássico matutino do ano foi disputado sob tempo nublado, com temperatura oscilando entre 21° e 22°. Desta vez, ninguém reclamou do calor ou do horário.

Números mostram ‘cera’ são-paulina no 2º tempo

Os números da partida mostram um Santos mais equilibrado durante os 90 minutos e um São Paulo com desempenho distinto nas duas etapas.

Segundo levantamento do Datafolha, o Santos reteve a reposição de bola 8min15s no primeiro tempo. No segundo, esse tempo baixou 2min43s.

Já o São Paulo praticamente dobrou nesse quesito. Demorou 7min34s nas reposições da primeira etapa e 14min50s na segunda. O time jogou 40 dos 45 minutos finais com um atleta a menos.

Nas duas etapas, o Santos teve a bola no ataque praticamente o mesmo tempo -9min02s, primeiro, e 9min29s, segundo. O São Paulo atacou 7min38s no primeiro tempo e 6min no segundo.

Destaques:

Os destaques individuais da partida foram Dodô, pelo São Paulo, com 100% de passes certos -15- e Marcos Assunção, pelo Santos, que, de 55 passes, acertou 50.

Negativamente, destacaram-se Denílson, no São Paulo, que de 34 bolas recebidas perdeu 11, e Baez, no Santos, que errou as quatro finalizações ao gol que tentou.

Faltou ambição ao Santos para virar o clássico
Por Alberto Helena Jr.

Bem que o Santos poderia ter virado o clássico de ontem, depois da expulsão de Válber, na sequência do golaço do menino Dodô, em parceria com Aristizábal. Teve o domínio da bola e dos espaços, mas faltaram-lhe ambição e contundência para empurrar a bichinha lá no fundo, sobretudo depois de ter alcançado o empate, em pênalti cobrado por Assunção.

Moral da história: se o Santos quiser mesmo recuperar os tempos dourados, terá de investir pra valer numa dupla de atacantes à altura dessas pretensões, mesmo contando com Alessandro, o maior ausente de ontem.

Contratação de Muller divide as opiniões no Santos

Mesmo sem ter definido a contratação de Muller, a provável chegada do atacante já provoca polêmica no Santos.

O supervisor de futebol da equipe, Marco Aurélio Cunha, posicionou-se contra a vinda do atacante. “Como jogador, o Muller é excepcional, mas como profissional, eu tenho minhas restrições”, explicou Cunha, que trabalhou com o atleta no São Paulo e no Kashiwa Reysol (Japão).

O vice-presidente do Santos, Clodoaldo Taváres Santana, ressaltou que a decisão não cabe ao supervisor. “Nós respeitamos a opinião, mas o interesse é da diretoria, atendendo pedido do treinador.”

A única pendência no negócio é quanto à forma de pagamento da multa de R$ 1,2 milhão ao São Paulo -garantia imposta na época que Muller foi para o Perugia (Itália), tentando impedir que ele voltasse para outro time brasileiro.

“Nós não vamos parcelar”, afirmou o presidente são-paulino Fernando Casal de Rey. “Ele, inclusive, nos procurou, tentando voltar para o São Paulo, antes de o Santos se interessar”, completou De Rey.





Clássico prevê ‘pulverização’ de gols ( Em 16/03/1997 )

Sem goleadores em suas equipes, São Paulo e Santos contam com vários artilheiros com poucos gols no Paulista

São Paulo e Santos fazem hoje, às 11h, no Morumbi, um clássico que promete “pulverização” de gols. Carentes de “matadores”, os times têm ataques solidários e diversos artilheiros de poucos gols.

Isso já não acontece com o líder Palmeiras, melhor ataque da competição com 25 gols, que estão concentrados nos goleadores Luizão (8 gols) e Viola (7) e em mais quatro jogadores (Djalminha, Marquinhos, Galeano e Cafu).

Em contrapartida, 11 jogadores fizeram os 16 gols do São Paulo: Cláudio, Nem, Serginho, Belletti, Adriano, Denílson, Dodô, Marques, França, Aristizábal e até o goleiro Rogério. O artilheiro da equipe é Dodô, com apenas três gols.

No time de hoje, só os zagueiros Válber, Rogério Pinheiro e Bordon e o volante Axel não marcaram.

“Sem um matador, estamos repartindo a tarefa de fazer gols. Nós, atacantes, estamos preparando as jogadas para quem vem de trás”, afirmou Marques.

Para o técnico Muricy, essa solidariedade é positiva para o time. “Não temos ninguém fixo na área, temos participação total no ataque. Ao meu ver, é mais difícil marcar uma equipe assim”, disse.

Reforço

O Santos também divide a tarefa de fazer gols. Oito jogadores (Alessandro, Alexandre, Robert, Macedo, Vágner, Marcos Assunção, Ronaldão e Fumaça) marcaram os 15 tentos da equipe, O artilheiro é Robert, também com três gols.

Diferentemente do que acontece no São Paulo, o técnico Vanderlei Luxemburgo não está satisfeito. Ele pede a contratação de um goleador desde o início do campeonato e só acalmou com a notícia da provável aquisição de Muller.

Equipe de Luxemburgo busca vitória à distância

Depois do título conquistado no Rio-São Paulo com um gol de longe de Juari, chutes de longa distância viraram uma mania no Santos.

Neste Paulista, a equipe santista já marcou três gols de fora da área, sem contar as cobranças de falta.

A jogada também é utilizada na Copa do Brasil. Robert, artilheiro da equipe no Paulista-97, fez dois gols com chutes longos contra a Desportiva, no Parque Antarctica.

“As equipes têm enfrentado o Santos na retranca e a melhor maneira de furar esse bloqueio é tentando de longe”, afirma Robert.

“O talento dos jogadores ajuda, mas a melhora dos gramados foi decisiva porque a trajetória da bola não te engana. Na Europa já se chuta de longe há muito tempo”, diz Vanderlei Luxemburgo, técnico do Santos.

Zetti ‘aceita’ gol de falta

O goleiro Zetti, do Santos, diz que não teme sofrer um gol do seu ex-companheiro Rogério na partida de hoje, ao contrário do goleiro Ronaldo, do Corinthians, que disse que abandonaria o futebol se sofresse um gol do são-paulino.

Hoje é a primeira vez que Zetti enfrenta sua ex-equipe, desde que deixou o São Paulo, em dezembro.

Repórter – Quando você estava no São Paulo, o Rogério treinava faltas com você?
Zetti – Não, ele cobrava com barreira fixa, após o treino, sem goleiro. Hoje ele treina sério, mas naquela época era só brincadeira, já que ele tinha poucas chances de fazer as cobranças, pois não jogava.

Repórter – Contra a Inter de Limeira a torcida gritou seu nome para cobrar um pênalti. Por que não o cobrou?
Zetti – O Santos já vencia por 4 a 2. Acho que seria uma humilhação para os adversários, mas foi uma homenagem maravilhosa.

Repórter – Ver um goleiro ir bater a falta pode desconcentrá-lo por nervosismo?
Zetti – Não no meu caso. Ele é um grande batedor e acho boa essa evolução. Só não acharia positivo se um goleiro fosse para a área adversária com seu time ganhando. Se for por desespero de causa, tudo bem.


Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1512) - (346) - (139) - (166) - (201) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3928) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (89) - (73) - (64) - (106) - (254) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (118) - (67) - (76) - (93) - (4624) - (71) - (82) - (202) - (67) - (73) - (85) - (1411)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *