Santos 1 x 0 Fluminense
Data: 22/08/1996, quinta-feira.
Competição: Campeonato Brasileiro – Turno único – 2ª rodada
Local: Estádio Ícaro de Castro Mello, o Ibirapuera, em São Paulo, SP.
Público: 5.838 pagantes
Renda: R$ 61.910,00
Árbitro: Fabiano Gonçalves
Cartões amarelos: Ânderson Lima, Élder, Usuriaga e Piá (S); Lima, Cadu, Tupãzinho e Alexandre Seixas (F).
Cartão vermelho: Carlinhos (S).
Gol: Ânderson Lima (38-2).
SANTOS
Edinho; Ânderson Lima, Sandro, Narciso e Marcos Adriano; Marcos Assunção, Carlinhos, Piá (Baiano) e Robert (Élder); Camanducaia (Andradina) e Usuriaga.
Técnico: José Teixeira
FLUMINENSE
Wellerson; Paulo Roberto, Lima, Ricardo Rocha e Alexandre Seixas (Alexandre); Charles Guerreiro, Cadu, Uidemar e Assis; Tupãzinho (Barata) e Valdeir.
Técnico: Jorge Vieira
Santos vence Fluminense, mas deve perder 5 pontos
O Santos venceu o Fluminense por 1 a 0, ontem à noite no estádio do Ibirapuera, em São Paulo, mas deve ser punido com a perda de cinco pontos por ter usado o atacante Usuriaga, que não tinha condição de jogo.
A informação foi dada, ontem no Rio, por Gilberto Coelho, diretor-técnico da Confederação Brasileira de Futebol. Coelho disse que o contrato de Usuriaga não está registrado na CBF.
O artigo 301 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol diz que nesses casos a CBF deve determinar a perda dos pontos e manter o placar do jogo. Assim, o Santos, que tinha um ponto antes do jogo, ficará com um ponto negativo, fato inédito em campeonatos brasileiros.
O Santos usou o colombiano com base em uma ficha emitida pela Federação Paulista. Eduardo Farah, presidente da FPF, reconheceu a existência da ficha, mas disse que ela havia sido invalidada pela CBF. O vice-presidente do Santos, Clodoaldo Santana, disse que não recebeu essa informação.
Usuriaga não tinha condição de jogo porque o Independiente (ARG) não havia autorizado o empréstimo. Quem cedeu o jogador ao Santos foi o Barcelona, do Equador, que já o tinha sob empréstimo.
Na partida, o Santos superou a desvantagem de um jogador -Carlinhos foi expulso aos 40min do primeiro tempo. O gol, de Anderson, saiu em cobrança de falta.
Reforço vira ‘dor de cabeça’ para Santos ( Em 22/08/1996 )
Equipe enfrenta o Fluminense no estádio do Ibirapuera
O atacante colombiano Usuriaga se transformou no principal problema do Santos para a partida de hoje à noite contra o Fluminense, em São Paulo.
Além de ter se machucado no tendão de Aquiles durante os treinamentos, ele ainda não tinha, até ontem, a confirmação de sua inscrição para a disputa do Campeonato Brasileiro. Ontem, Usuriaga afirmou que poderá voltar para a Colômbia se não estrear contra o Fluminense.
A diretoria do Santos informou que encaminhou a documentação do jogador para a Federação Paulista, mas até ontem não havia recebido da CBF a confirmação da inscrição do atleta, que chegou há um mês à Vila Belmiro.
O técnico José Teixeira se dizia preocupado com a situação de Usuriaga após o treinamento coletivo realizado ontem pela manhã na Vila Belmiro. O colombiano é a principal esperança de gols da equipe, que jogará desfalcada de Jamelli, expulso na partida de estréia do time no último sábado contra o Guarani.
Se Usuriaga não jogar, Teixeira terá de optar entre escalar Otávio Augusto (ex-Ferroviária), 23, ou Andradina (ex-Mirassol), 21.
O lugar de Jamelli será ocupado pelo meia ofensivo Piá (ex-Inter de Limeira), 22. O jogador foi muito elogiado pelo treinador depois de entrar no segundo tempo do jogo contra o Guarani.
Ele vai compor pelo lado direito o quadrado do meio-campo santista, com os volantes Marcos Assunção e Carlinhos e com o meia Robert, que atuará pela esquerda. Piá será o meia responsável por encostar nos atacantes Camanducaia e -caso jogue- Usuriaga.
Para o colombiano, está reservada a função de pivô do ataque, jogando “enfiado” entre os zagueiros na grande área, abrindo espaço para o avanço dos meias e aproveitando os cruzamentos do lateral Anderson.
Teixeira afirmou que pretende repetir o mesmo time em partidas consecutivas para começar a definir a “personalidade” da equipe no Brasileiro.
“Estamos procurando uma identidade própria”, disse.
Ele afirmou que ainda espera a contratação de três jogadores “experientes” (um zagueiro, um meio-campista e um atacante). Um dos nomes cotados é o do veterano zagueiro Ruggeri, do San Lorenzo de Almagro, ex-capitão da seleção argentina.
Usuriaga diz que pode sair
O assédio dos torcedores durante os treinamentos mostra que, mesmo sem jogar, o colombiano Alveiro Lopes Usuriaga, 30, já é o principal candidato a ídolo da torcida do Santos.
Ao lado do goleiro reserva Sérgio, 33, o atacante é o jogador mais experiente de um elenco cuja média de idade é de 22 anos.
O passe de Usuriaga pertence ao Independiente (Argentina), mas foi repassado ao Santos pelo Barcelona, de Guayaquil (Equador), clube ao qual estava emprestado.
O Santos pagou ao Barcelona US$ 150 mil pelo empréstimo até dezembro. A transação estaria sendo contestada pelo Independiente, e Usuriaga ameaça voltar para a Colômbia se o problema não for resolvido.
Repórter – Como você está para o jogo?
Usuriaga – Mais ou menos. Tenho uma pequena contusão. Não me encontro 100%.
Repórter – O Santos não ganha um título há 12 anos e disputa este Campeonato Brasileiro com uma equipe inexperiente, de jogadores muito jovens. Você vai comandar o time?
Usuriaga – Não gosto de falar da minha experiência, nem do que vou fazer, porque de repente não jogo nada. Se tenho experiência e não a aplico dentro de campo, não servirá para nada. O que eu mais quero é marcar muitos gols para que a torcida fique contente com a minha presença aqui.
Repórter – Você chegou a ficar preocupado com as notícias de que o Independiente poderia dificultar a sua permanência no Santos?
Usuriaga – Isso é um problema dos diretores. Eles estão resolvendo a questão entre o Barcelona e o Independiente. Eu estou esperando para saber se me querem ou se vou embora. Como jogador profissional, se não jogar esta partida por não ter sido inscrito, creio que partirei para a Colômbia.
Comentários