26/07/1998 – Santos 2 x 0 Bragantino – Campeonato Brasileiro

Santos 2 x 0 Bragantino

Data: 26/07/1998, domingo, 16h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 1ª fase – 1ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 7.192 pagantes
Renda: R$ 72.105,00
Árbitro: Alexandre Barreto (RS)
Cartões amarelos: Ânderson, Elder, Alessandro e Argel (S); Marcinho, Ronaldo Alfredo e Leto (B).
Gols: Claudiomiro (19-1) e Viola (46-1).

SANTOS
Zetti; Ânderson Lima, Argel, Jean e Athirson; Claudiomiro, Fernandes (Élder), Jorginho (Eduardo Marques) e Lúcio (Alessandro); Adiel e Viola.
Técnico: Emerson Leão

BRAGANTINO
Emerson; Marcinho, Nem, Augusto e Vital (Jefferson); Marcão, Caçapa, Ronaldo Alfredo e Piá (Zé Renato); Leto e Paulinho (Everaldo).
Técnico: Heron Ferreira



Santos usa jogo aéreo e vence na estréia

Os dois gols da vitória sobre o Bragantino, ontem, e as melhores jogadas de ataque saíram das bolas alçadas

O Santos utilizou o jogo aéreo para vencer o Bragantino por 2 a 0 na Vila Belmiro, em Santos. Os dois gols e as melhores jogadas produzidas pela equipe foram resultados de bolas alçadas sobre a área do adversário.

O destaque do jogo foi o lateral-direito Ânderson, autor dos cruzamentos que geraram os gols de Claudiomiro e Viola, ambos no primeiro tempo.

Embora tivesse dominado totalmente a primeira fase, o Santos tinha dificuldades para penetrar na defesa adversária e finalizar. Todas as situações perigosas de gol que o time criou na primeira etapa nasceram de lances de bola parada. Foram quatro cobranças de falta, ou escanteio, das quais duas resultaram em gols.

No primeiro gol, aos 19min, Ânderson bateu escanteio na cabeça do volante Claudiomiro, que, livre de marcação, tocou para o gol. A jogada que gerou o escanteio foi do próprio Ânderson.

Aos 40min, em outra cobrança de escanteio feita por Ânderson, Jean tocou de cabeça, a bola bateu no chão e se chocou contra o travessão.

Ânderson conseguiu novamente encontrar outro companheiro livre, aos 46min, ao bater escanteio que Viola concluiu para o gol, marcando o segundo do Santos.

A única chance do Bragantino no primeiro tempo aconteceu aos 30min. O atacante Paulinho driblou o zagueiro Argel dentro da área e chutou forte. Zetti rebateu, Ronaldo Alfredo pegou a sobra, mas a bola bateu no travessão.

No intervalo da partida, o técnico Heron Ferreira, do Bragantino, modificou taticamente a sua equipe na expectativa de uma reação. Tirou o lateral-esquerdo Vital, deslocou o meia Ronaldo Alfredo para a lateral e avançou o zagueiro Nem para o meio-campo.

As modificações não deram resultado. O Santos continuou dominando a partida e utilizando a mesma arma do primeiro tempo, com os cruzamentos, para chegar ao gol do Bragantino.

Ânderson vê recuperação

Normalmente vaiado pela torcida do Santos na Vila Belmiro, o lateral-direito Ânderson diz acreditar que o jogo de ontem marcou sua recuperação.

A lateral-direita do Santos era uma das posições prioritárias da diretoria para a contratação de reforços. Como não se encontrou um jogador para o setor, Ânderson ficou.

O jogador creditou à tranquilidade dada pelos seus companheiros e pelo técnico a boa atuação de ontem, quando fez vários cruzamentos certos. Após o segundo gol, correu para abraçar o treinador Leão.

“Eu ia tocar a bola para o Jorginho na cobrança da falta e ele, da lateral do campo, disse: “Calma, você bate bem na bola, coloca a bola na área que pode sair o gol’. E, graças a Deus, fomos felizes e fizemos o segundo gol”, disse, sobre o lance.

Clube ainda quer um meia-atacante

Embora o time tenha estreado ontem no Brasileiro, a diretoria do Santos ainda procura pelo menos um reforço “de peso” para a sequência da competição.

O jogador pretendido é um meia-atacante, mas o técnico Leão afirmou que não quer reforço que venha “para ser mais um”.

“Para contratar, só se for jogador definido, para desequilibrar”, disse Leão, que perdeu Muller para o Cruzeiro no mês passado e não recebeu ninguém à altura.

O vice-presidente José Paulo Fernandes afirmou que foram feitas tentativas com Edilson (Corinthians), Hernani (Atlético-MG) e Djalminha (La Coruña), todas frustradas. Ele não negou nem confirmou que o próximo alvo seria Sávio (ex-Flamengo), atualmente vinculado ao Real Madrid, mas que não estava sendo aproveitado.



Sem recurso, Santos aposta em conjunto (Em 26/07/2018)

Equipe investe pouco para Brasileiro; Emerson Leão exige conquista de 90% dos pontos disputados em casa

O Santos estréia contra o Bragantino, às 16h, no estádio da Vila Belmiro, precisando de uma vitória convincente para provar a sua torcida que não é apenas um simples participante do Brasileiro.

Sem o talento do atacante Muller, negociado ao Cruzeiro, a equipe aposta nos gols de Viola e na força de seu conjunto para superar os adversários. Para este campeonato, não investiu em jogadores de nível técnico comprovado. Trouxe apenas o meia-esquerda Fernandes, por empréstimo e com o passe fixado em US$ 500 mil.

O técnico Emerson Leão, conhecido por tentar implantar “esquemas táticos de resultados”, acredita na força de sua equipe, mas não a considera favorita.

“Leva vantagem quem investiu em reforços, quem tem suporte financeiro do patrocinador. Quem não tem isso, tem de acreditar nos jovens, ter simplicidade e conjunto. É o nosso caso”, disse Leão.

Na análise do treinador, o Santos precisa conquistar 70% dos pontos que estarão em disputa para obter a vaga para a segunda fase. “O Santos é um clube grande, precisa de 70% dos pontos. Se superando essa meta, excelente. Caso contrário, que a queda seja mínima, nada preocupante.”

A meta é obter de 90% a 95% dos pontos disputados em casa e, no mínimo, 50% dos que terá que disputar fora de seus domínios.

“Somando-se os percentuais e dividindo por dois, atingiremos a média dos 70%”, ressalta o treinador, que deu o recado aos jogadores, pedindo muita luta já na partida de hoje.

“Temos de dar importância a esses jogos em que ninguém acredita. A possibilidade de correr por fora é boa. Quando se derem conta, estaremos perto da classificação”, comentou.

Panos quentes

O atacante Viola, punido pela diretoria do clube por ter chegado atrasado à partida contra o Once Caldas, da Colômbia, em confronto válido pela primeira fase da Conmebol, afirmou que não tem nenhum problema de relacionamento com o treinador e está pronto para a estréia.

“O Santos tem um time competitivo, embora muitos não acreditem. O professor Leão sabe montar a equipe, tem passado tranquilidade e confiança. Sabe mesclar a experiência com a juventude. Aposto no Santos”, declarou o atacante, tentando encerrar a polêmica sobre suas desavenças com o técnico do clube.

O zagueiro Argel, que também tem dito que o ambiente entre os jogadores está bom, lembrou que, no Brasileiro de 97, ninguém acreditava no Internacional e no Atlético-MG, mas os dois incomodaram os favoritos.

O time

Em relação à equipe da estréia, Leão não conta com o volante Narciso, suspenso por três jogos devido à expulsão no clássico com o Palmeiras, na Copa do Brasil. O jogador é reincidente, o que impediu que o advogado do clube entrasse com recurso para converter a suspensão em multa.

A intenção de Leão é recuar o experiente Jorginho para a função de volante, promovendo a estréia de Fernandes na meia-esquerda, o que poderá dar maior ofensividade à equipe.

Mas outra possibilidade é optar pela mudança convencional, escalando Marcos Bazílio, que tem características parecidas com as de Narciso.


Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1523) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3939) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (198) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4635) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1415)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *