04/05/2017 – Santos 3 x 2 Santa Fe – Copa Libertadores


Vídeos: Gols e melhores momentos

Santos 3 x 2 Santa Fe

Data: 04/05/2017, quinta-feira, 21h45.
Competição: Copa Libertadores – Grupo 2 – 4ª rodada
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo, SP.
Público: 29.798 presentes (26.153 pagantes)
Renda: R$ 1.142.620,00
Árbitro: Andres Cunha (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa e Nicolas Taran (ambos do URU).
Cartões amarelos: Lucas Veríssimo, Thiago Maia e Ricardo Oliveira (S); José Moya e Daniel Roa (SF).
Gols: Ricardo Oliveira (03-1), Arango (32-1), Vitor Bueno (33-1) e Perlaza (38-1); Lucas Veríssimo (33-2).

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Matheus Ribeiro (Copete); Renato, Thiago Maia e Lucas Lima (Cleber Reis); Vitor Bueno (Vladimir Hernández), Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Junior

SANTA FE
Leandro Castellanos, Daniel Roa, José Moya, Héctor Urrego e Mosquera; Sebastián Salazar, Perlaza, Leyvin Balanta (Plata) e Jonathan Gómez; Arango e Stracqualursi (Ceter).
Técnico: Gustavo Costas



Zagueiros salvam, Santos bate Santa Fe e retoma liderança na Liberta

O Santos entrou em campo pressionado nesta quinta-feira. Após ver o The Strongest golear o Sporting Cristal por 5 a 1, o Peixe não poderia pensar em outro resultado que não fosse a vitória sobre o Santa Fe, no Pacaembu, para continuar na liderança do grupo 2 da Libertadores. Após um primeiro tempo com quatro gols e um empate em 2 a 2, o alvinegro contou com a estrela de seus zagueiros para retomar a ponta. Em cobrança de escanteio, David Braz desviou de cabeça e Lucas Veríssimo mandou para o fundo das redes, decretando o triunfo santista.

Com a vitória, o Peixe chegou aos oito pontos. Antes, a equipe comandada por Dorival Júnior havia caído para a segunda colocação, já que o The Strongest chegou aos sete pontos com a goleada sobre os peruanos. Já o Santa Fe, por sua vez, é o terceiro, com quatro pontos conquistados.

O jogo

Diferentemente do que aconteceu contra a Ponte Preta, no Paulistão, o Santos começou o duelo contra o Santa Fe com um pouco menos de ímpeto no ataque. Porém, uma falha dos colombianos logo aos 3 minutos aliviou a vida do Peixe.

Os zagueiros da equipe de Bogotá bateram cabeça e a bola ficou livre para Lucas Lima. O meia avançou pela direita e apenas rolou para Ricardo Oliveira. Sozinho dentro da área, o centroavante mandou para o fundo das redes, abriu o placar no Pacaembu e ainda acabou com um jejum de 48 dias sem marcar.

Após o tento marcado logo no início, o alvinegro diminuiu de vez o ritmo e passou a esperar o Santa Fe na defesa. Por conta dessa recuada santista, a equipe colombiana passou a chegar e assustar o goleiro Vanderlei. A chance mais clara foi aos 27 minutos, quando Roa tentou um cruzamento e acabou mandando direto para o gol. No reflexo, o camisa 1 afastou o perigo.

No lance seguinte, justamente apostando no contra-ataque, o Santos quase ampliou o marcador. Lucas Lima avançou e fez longo lançamento para Bruno Henrique. O atacante mandou para a área. A bola, porém, passou por todo mundo e foi recuperada na linha de fundo por Vitor Bueno. Ele tocou para Victor Ferraz, que apenas rolou para o camisa 10 finalizar de fora da área. A redonda passou muito perto do travessão de Castellanos.

O castigo veio logo depois. Aos 32 minutos, Gómez soltou uma bomba de fora da área e a bola explode na trave. No rebote, Arango aproveitou passe de Stracqualursi e empatou a partida.

A igualdade fez o Santos partir para cima novamente e a equipe comandada por Dorival Júnior assumiu a dianteira do placar no minuto seguinte. Lucas Lima achou Vitor Bueno livre na direita. O camisa 7 chutou no cantinho de Castellanos e anotou o segundo do alvinegro.

A partida pegou fogo na reta final do primeiro tempo e os colombianos buscaram o empate mais uma vez. Após cobrança de falta de Arango, Perlaza cabeceou firme para vencer Vanderlei. Tudo igual no Pacaembu.

Querendo terminar a etapa inicial com a vantagem, o Peixe foi com tudo para o ataque. Aos 43 minutos, Lucas Lima cobrou falta direto para o gol e quase surpreendeu Castellanos. No lance seguinte, o meia mandou escanteio para área e David Braz desviou, obrigando o goleiro do Santa Fe a fazer boa defesa, garantindo o 2 a 2 no placar.

Após o ritmo frenético no final do primeiro tempo, o duelo começou um pouco mais lento após o intervalo. Precisando da vitória para retomar a liderança do grupo 2, o técnico Dorival Júnior sacou Matheus Ribeiro e colocou Copete como lateral-esquerdo. O Santa Fe, por sua vez, não promoveu mudanças e apostava na bola aérea para virar o jogo.

A primeira boa chegada foi aos 11 minutos. Vitor Bueno avançou pela esquerda e bateu cruzado. Bruno Henrique foi buscar a bola na direita e tentou passe para Ricardo Oliveira. Porém, a zaga colombiana cortou a jogada.

Logo na sequência, Bueno aproveitou rebote da zaga do Santa Fe e bateu forte. A bola passou perto da trave esquerda e assustou Castellanos. Apesar das chances perdidas e do gol anotado, o camisa 7 irritou parte da torcida após perder duas jogadas e chegou a sair vaiado quando foi substituído por Vladimir Hernández.

Com a entrada do colombiano, o Peixe aumentou a pressão sobre o time de Bogotá, que passou a segurar o jogo e fazer a famosa ‘cera’. Desistindo de jogar, a equipe colombiana ‘chamou’ o Santos. E isso foi fatal!

Aos 33 minutos, Lucas Lima cobrou escanteio dentro da área, David Braz desviou de cabeça e a bola ficou livre para Lucas Veríssimo. O “Varane da Baixada” bateu firme de pé esquerdo para colocar o alvinegro novamente em vantagem no Pacaembu.

Após sofrer o gol, o Santa Fe abandonou a ‘cera’ e partiu pra cima do Peixe. Os colombianos assustaram, mas não conseguiram furar o bloqueio santista, que conseguiu segurar a vitória por 3 a 2, garantindo a ponta da Libertadores.

Bastidores – Santos TV:

Dorival vibra com superação do Santos e ‘show’ da torcida no Paca

O Santos entrou em campo nesta quinta-feira com um peso nas costas. Muito abalados com a morte dos pais e da tia do meia Rafael Longuine em um acidente de carro na madrugada da última terça, os jogadores do alvinegro conseguiram superar o luto para baterem o Santa Fe por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, e retomar a liderança do grupo 2 da Copa Libertadores.

O técnico Dorival Júnior, por sua vez, admitiu que os santistas sentiram bastante a tragédia que envolveu os familiares de Longuine. Porém, o comandante comemorou o fato dos atletas conseguirem dar uma retorno dentro de campo, onde homenagearam o companheiro.

“O que aconteceu com o Longuine nos abalou. Superamos e deram uma resposta boa. A equipe está tendo um crescimento gradativo a cada partida. As características dos jogos são diferentes. Estamos aprendendo a jogar dessa maneira. Tanto dentro, quanto fora de casa. Com possibilidade de fazer resultado fora”, explicou o treinador.

E na vitória sobre os colombianos, o que chamou a atenção foi o apoio da torcida nas arquibancadas do Pacaembu. Os mais de 29 mil pagantes não deixaram de cantar nem quando o Peixe levou o empate do time de Bogotá. Dorival valorizou a força que recebeu dos santistas. Vale lembrar que na semana passada, o comandante criticou o baixo público contra o Paysandu, pela Copa do Brasil, na Vila Belmiro.

“A torcida do Santos deu um show aqui dentro. A torcida fez com que tivéssemos a entrega. Nos carregou no colo. Esse é o papel do torcedor. Fez com que buscássemos até o último momento. Faço um agradecimento especial a quem esteve aqui. Isso que precisamos”, concluiu Dorival.

Com a vitória, o Peixe chegou aos oito pontos e manteve-se na liderança do grupo 2 da Liberta. Antes, a equipe comandada por Dorival Júnior havia caído para a segunda colocação, pois o The Strongest goleou o Sporting Cristal por 5 a 1 e chegou aos sete pontos. Já o Santa Fe, por sua vez, é o terceiro, com quatro pontos conquistados.

Veríssimo dedica primeiro gol pelo Santos ao meia Rafael Longuine

Abalados com a morte dos pais e da tia do meia Rafael Longuine em um acidente de carro na madrugada da última terça, os jogadores do alvinegro aproveitaram a vitória sobre o Santa Fe por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, para homenagearem o companheiro.

Nos três tentos anotados pelo Peixe, os atletas fizeram um “L” com as mãos em referência ao sobrenome do meia, que foi liberado pela diretoria do clube e não tem data certa para retornar aos trabalhos no CT Rei Pelé e voltar a ser opção para o técnico Dorival Júnior.

“Dedico meu primeiro gol como profissional aos meus pais e ao Rafael, que passou por essa triste situação. Estávamos com ele na noite anterior. Ele estava muito feliz. Todos nós sentimos esse baque. Que Deus conforte o coração dele”, explicou o zagueiro Lucas Veríssimo, autor do terceiro gol santista nesta quinta.

Com a vitória, o Peixe chegou aos oito pontos e manteve-se na liderança do grupo 2 da Liberta. Antes, a equipe comandada por Dorival Júnior havia caído para a segunda colocação, pois o The Strongest goleou o Sporting Cristal por 5 a 1 e chegou aos sete pontos. Já o Santa Fe, por sua vez, é o terceiro, com quatro pontos conquistados.

Lucas Lima valoriza vitória na ‘raça’, mas afirma: “Demos muito mole”

O meia Lucas Lima conduziu o Santos nesta quinta-feira. Inspirado, o meia teve grande apresentação e distribuiu duas assistências (para Ricardo Oliveira e Vitor Bueno) na vitória santista sobre o Santa Fe por 3 a 2, no Pacaembu, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

O camisa 10 comemorou o triunfo, mas ressaltou que o Peixe ainda precisa melhorar se quiser ser campeão do torneio continental.

“Consegui dar as duas assistências. O Ricardo e Bueno estavam merecendo. Temos muito que melhorar ainda. Demos muito mole. Mas essa vitória foi muito importante para nós. O The Strongest jogou antes de nós e sabíamos que tínhamos que vencer para continuar na liderança”, explicou o meia.

Com a vitória, o Peixe chegou aos oito pontos e manteve-se na liderança do grupo 2 da Liberta. Antes, a equipe comandada por Dorival Júnior havia caído para a segunda colocação, pois o The Strongest goleou o Sporting Cristal por 5 a 1 e chegou aos sete pontos. Já o Santa Fe, por sua vez, é o terceiro, com quatro pontos conquistados.

Agora, Lucas Lima ainda aproveitou para dedicar a vitória ao companheiro Rafael Longuine, que perdeu os pais em acidente de carro, e já quer o alvinegro mirando o duelo contra os bolivianos na altitude de La Paz.

“Temos um jogo super difícil na Bolívia contra eles e nosso time está focado para ir longe. Libertadores é sempre difícil de jogar, o time deles (Santa Fe) dificultou a nossa vitória, mas não foi uma semana fácil para nós, vamos dedicar ao Rafa (Longuine), pra ele e para a namorada dele. Tamo junto, irmão, você sabe disso”, concluiu Lucas Lima.

Ainda vaiado, Bueno é bancado por Dorival: “Dificilmente vai sair”

Após passar cinco jogos ‘em branco’ e sofrer com as críticas dos torcedores, o meia Vitor Bueno desencantou na noite desta quinta-feira, anotou o segundo gol do Santos contra o Santa Fe a ajudou a equipe comandada por Dorival Júnior a vencer por 3 a 2, no Pacaembu, em duelo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Porém, mesmo com o tento anotado, o camisa 7 irritou parte da torcida após perder duas jogadas e chegou a sair vaiado quando foi substituído por Vladimir Hernández. Dorival Júnior, no entanto, não dará ouvidos às cobranças e vai manter Bueno entre os titulares.

“É questão de tempo para o Bueno ter a confiança que sempre teve. Não deixo de ter confiança nele. Dificilmente vai sair, podem falar o que for, mas dificilmente vai sair se mostrar personalidade”, confirmou o comandante em entrevista coletiva após o triunfo sobre os colombianos.

O próprio jovem de 22 anos reconhece que estava abaixo da média, mas acredita que o gol (e a vitória) ajudarão na retomada da confiança.

“Admito que não estava nos melhores dias. “Recebi muitas mensagens de incentivo do torcedor e algumas criticas também. Foi um gol para lavar a alma. Às vezes quando não dá pra ganhar na técnica, tem que ganhar na raça. Foi uma vitória muito importante”, explicou Bueno.

Defesa é vazada, mas Santos vira único brasileiro invicto na Liberta

O Santos não tem mais a defesa menos vazada da Libertadores. Após sofrer apenas um gol em três jogos, o Peixe foi buscar duas bolas na rede na noite desta quinta-feira, na vitória por 3 a 2 sobre o Independiente Santa Fe, no Pacaembu, pela quarta rodada da fase de grupos, e perdeu o posto para o Barcelona de Guayaquil, do Equador, que foi vazado duas vezes.

Porém, os santistas não estão muito preocupados com esse número. Afinal, com o triunfo em cima dos colombianos, o alvinegro chegou aos oito pontos e segue na liderança do grupo 2 do torneio continental. Além disso, o Santos se tornou o único time brasileiro ainda invicto na Liberta, com duas vitórias e dois empates.

O Flamengo tem duas derrotas, já o Botafogo, uma, assim como o Atlético-PR, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG. Por fim, a Chapecoense também perdeu duas vezes.

a próxima rodada do torneio continental, o alvinegro encara o The Strongest, em La Paz, no dia 17, às 19h30 (de Brasília). Caso vença o time boliviano na altitude de 3.660 metros, o Peixe já estará classificado para as oitavas de final da Libertadores.

“Eu dizia que seria um dos grupos com mais dificuldade. Tinha o campeão colombiano contra vice brasileiro. E daqui a pouco vamos à altitude para enfrentar uma equipe qualificada. Enfrentei eles pelo Internacional em 2012 e ainda tem cinco jogadores lá”, explicou o técnico Dorival Júnior.

Gol na Libertadores faz Ricardo Oliveira igualar marca de Coutinho

A emocionante vitória do Santos diante do Independiente Santa Fé, por 3 a 2, nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores, teve um “sabor especial” ao atacante Ricardo Oliveira: com o gol marcado na partida, o artilheiro chegou ao 11º tento – nove na edição de 2003 e dois em 2017 – pelo Peixe na competição continental, igualando a marca do ídolo Coutinho. Na frente deles, agora, somente Pelé, com 16, e Robinho e Neymar, com 14.

“Tenho a sensação de orgulho em fazer parte deste elenco, de trabalhar com jogadores que, acima de tudo, são amigos, parceiros, que se doam em prol do Santos, para que o clube esteja no lugar mais alto das competições que dispute. Fico feliz de fazer parte desta família e instituição e, também, poder dizer que aos poucos estou cavando um pouco mais em sua história. Quero seguir avançando e proporcionando alegria aos nossos torcedores”, comentou ao site oficial do clube.

Ainda sobre o empolgante triunfo, o capitão da equipe, que homenageou Rafael Longuine quando fez seu gol, voltou a lembrar do meia e citou, com apreço, a mensagem mandada por ele ao elenco santista antes da bola rolar.

“Estamos felizes também por termos dado essa vitória ao nosso amigo Rafael Longuine. Recebemos dele uma mensagem muito emocionante. Não sei de onde ele tirou forças para escrever essa mensagem, nos desejando sorte e falando que estaria na torcida à distância. Nós havíamos proposto que daríamos o nosso melhor para vencer o jogo e dar a vitória a ele”, ressaltou.

Suspensão de Thiago Maia abre espaço para Donizete na Liberta

O Santos não contará com Thiago Maia na partida diante do The Strongest, no próximo dia 17, às 19h30 (de Brasília), em La Paz, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Isso porque o volante levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Independiente Santa Fe, na última quinta-feira, no Pacaembu. Sem o titular, a tendência é que Leandro Donizete assuma o posto.

E assim como fez quando Jean Mota ficou fora, o técnico Dorival Júnior não descarta começar jogando com o veterano de 34 anos já na próxima quarta, no embate frente ao Paysandu, em Belém, pelo confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

A mudança aconteceria para que Donizete já busque um entrosamento rápido com o time, do mesmo jeito que aconteceu com Matheus Ribeiro, que substituiu Mota nos últimos dois compromissos do Peixe.

“O Leandro (Donizete) vai ter a sua oportunidade em um momento oportuno. E é isso que nós queríamos. A consistência do elenco. Vocês viram isso com a entrada do Copete, do Hernández e do Cleber (contra o Santa Fe)”, explicou Dorival Júnior.

O volante foi contratado no final do ano passado após não renovar com o Atlético-MG. Ele tem nove jogos na temporada e só foi titular nos primeiros jogos do ano por conta da ausência de Renato, que estava lesionado.

Matheus Ribeiro não empolga e Jean Mota deve voltar como titular

Contratado no fim de 2016 após conquistar o Brasileirão da Série B com o Atlético-GO, Matheus Ribeiro demorou para receber uma grande oportunidade no Santos. Ela chegou apenas na semana passada, quando o lateral-direito começou como titular contra o Paysandu, pela Copa do Brasil. Improvisado na esquerda, ele até teve uma atuação satisfatória, mesmo sendo substituído por Copete. Na última quinta-feira, porém, o jovem de 24 anos ficou abaixo do esperado na vitória do Peixe sobre o Santa Fe por 3 a 2, no Pacaembu, pela Libertadores e deve perder espaço.

Diante do time de Bogotá, Matheus Ribeiro sofreu na marcação e virou um ‘alvo’ dos colombianos, que chegavam com facilidade pelo lado direito do ataque. Por conta disso, o alvinegro cometeu diversas faltas nas imediações da grande área e acabou levando dois gols.

Percebendo a dificuldade do lateral-esquerdo improvisado, o técnico Dorival Júnior sacou Matheus e promoveu a entrada de Jonathan Copete. Atacante de origem, o colombiano ajudou o alvinegro a ter mais força ofensiva e buscar o terceiro gol no Pacaembu.

Após a atuação apagada contra o Santa Fe, Matheus Ribeiro deve perder a vaga para Jean Mota. Meia de origem, ele já tinha assumido o posto deixado pelo titular Zeca, lesionado desde o início de abril, e só saiu do time por conta de uma suspensão automática.

Com média de 33 mil, Santos programa volta ao Paca em 23 dias

Na vitória do Santos por 3 a 2 sobre o Independiente Santa Fe, na noite da última quinta-feira, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, uma das coisas que mais chamou a atenção foi o apoio vindo das arquibancadas do Pacaembu. Assim como já havia acontecido no duelo contra a Ponte Preta, pelas quartas do Paulistão, a torcida da Capital encheu o estádio e foi elogiada pelo técnico Dorival Júnior.

“Desde que cheguei no Santos eu nunca perdi no Paca. Hoje a torcida tomou muita chuva e empurrou a gente todo o tempo”, comemorou o lateral-direito Victor Ferraz.

Com uma média de mais de 33 mil presentes nos dois jogos, a diretoria do alvinegro está disposta a mandar mais dez partidas no Paulo Machado de Carvalho neste ano. E a primeira delas está bem próximo de acontecer. Trata-se do embate contra o Cruzeiro, no próximo dia 28, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

O passo inicial já foi dado e o Santos recebeu o aval da Polícia Militar para mandar o embate com a Raposa no Pacaembu. Agora, o presidente Modesto Roma Júnior aguarda apenas a liberação da CBF. O mandatário acredita que não terá problemas para receber a liberação. Isso porque os outros três grandes do estado não terão compromissos na Capital no mesmo dia. Palmeiras e São Paulo fazem clássico no dia 27, enquanto o Corinthians pega o Atlético-GO no mesmo horário do jogo do Peixe, mas fora de casa.

Vale lembrar que o alvinegro venceu os últimos 19 jogos que disputou no Paulo Machado de Carvalho. A última derrota na ‘segunda casa’ foi em 2014, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Ituano. É a maior série de vitórias da história do Pacaembu. O Corinthians já teve 15 vitórias consecutivas. São Paulo, 10, e Palmeiras, oito.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1512) - (346) - (139) - (166) - (201) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3928) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (89) - (73) - (64) - (106) - (254) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (118) - (67) - (76) - (93) - (4624) - (71) - (82) - (202) - (67) - (73) - (85) - (1411)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *