15/10/2015 – Grêmio 1 x 0 Santos – Campeonato Brasileiro

Grêmio 1 x 0 Santos

Data: 15/10/2015, quinta-feira, 21h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre, RS.
Público: 8.837 pagantes (10.496 presentes)
Renda: R$ 257.109,55
Árbitro: Marielson Alves da Silva (BA)
Auxiliares: Elicarlos Franco de Oliveira e Marcos Rocha de Amorim (ambos da BA).
Cartões amarelos: Geromel, Douglas e Moisés (G); Vanderlei, David Braz e Gabriel (S).
Cartão vermelho: Gabriel (S).
Gol: Bressan (26-1).

GRÊMIO
Bruno Grassi; Galhardo, Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas (Maxi Rodriguez) e Luan (Moisés); Bobô (Pedro Rocha).
Técnico: Roger Machado

SANTOS
Vanderlei; Zeca, David Braz, Werley e Chiquinho; Thiago Maia (Serginho), Renato e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel (Neto Berola), Leandro (Nilson) e Gabriel.
Técnico: Dorival Júnior.



Santos cai diante do Grêmio no Sul, mas não perde vaga no G4

Um gol de cabeça do zagueiro Bressan ainda no primeiro tempo definiu a vitória do Grêmio em cima do Santos nesta 30º rodada do Campeonato Brasileiro. A partida disputada em Porto Alegre contou pouco mais de 10 mil pessoas nas arquibancadas devido aos estragos que as fortes chuvas causaram na Capital gaúcha nesta quinta-feira. O jogo inclusive esteve perto de ser cancelado pela CBF.

A vitória mantém o Tricolor Gaúcho tranquilo na terceira colocação, agora com 55 pontos, a quatro do vice-líder Atlético-MG. Já o Peixe estaciona nos 46 pontos, mas, por causa dos tropeços de seus concorrentes, segue na quarta colocação pela segunda rodada seguida.

O jogo

Como já é de costume, o Grêmio iniciou a partida pressionando e partindo para a cima. Logo aos 20 segundos, Vanderlei salvou o Santos em chute rasteiro de Luan. No lance seguinte, novamente o time da casa chegou com perigo depois de uma tabela de Marcelo Oliveira com Douglas. O lateral entrou na área e rolou para o meio. Sozinho, Giuliano isolou e perdeu a segunda grande oportunidade de abrir o marcador com apenas 1 minuto de jogo.

Passado os sustos, o Peixe foi se encontrando em campo e, com toque de bola, tentava frear o ímpeto dos gaúchos. Aos 7 minutos, Thiago Maia infiltrou Marquinhos Gabriel e o meio bateu com perigo, por cima do gol. Dois minutos depois, Lucas Lima fez linda jogada individual, arrancando do campo de defesa até a entrada da área tricolor, onde sofreu falta. Na cobrança, o meia bateu por fora da barreira e acertou a trave.

O jogo já era equilibrado, quando uma indecisão de Werley com Vanderlei proporcionou um escanteio ao Grêmio. E na sequência da jogada, Bressan testou no ângulo, sem chances para o goleio do Peixe. 1 a 0.

O Santos, então, se lançou ao ataque, mas o máximo que conseguiu foi assutar com um chute de fora da área de Gabriel, aos 41, que acabou facilmente defendido por Bruno Grassi.

Na segunda etapa, o Santos ignorou o fato atuar na casa gremista e foi em busca do empate. A equipe de Dorival Júnior pressionou desde o apito do árbitro, mas viu o Grêmio se fechar com muita organização. Apesar de ter o domínio das ações, o Peixe não levou perigo ao gol.

Com o passar do tempo, o treinador paulista resolveu apostar no banco de reservas. Nilson, Neto Berola e Serginho entraram nas vagas de Leandro, Marquinhos Gabriel e Thiago Maia, respectivamente. Porém, quem por pouco não balançou as redes foi Pedro Rocha, substituiu Bobô.

O atacante do Grêmio recebeu uma linda assistência de Wallace e, na cara do gol, acertou o peito de Vanderlei, que se jogou à frente do atacante. Aos 28, de novo Pedro Rocha arriscou, desta vez de longe, e viu a bola passar perto do travessão.

No fim, o jogo caiu de rendimento. Gabriel ainda assustou Grassi com uma bomba cruzada, mas que acabou indo para fora. O Santos ainda lutou até o fim, mas o sistema defensivo gaúcho suportou a pressão sem grandes dificuldades e garantiu a vitória em casa.

Já depois do apito final, Gabriel foi tirar satisfação com o árbitro e acabou expulso.

Dorival reconhece superioridade gremista e vê Peixe abaixo do normal

Grêmio e Santos fizeram um jogo bastante equilibrado na noite desta quinta-feira e que acabou decidido por um gol do zagueiro Bressan, após cobrança de escanteio. Apesar da derrota, o técnico do Peixe admitiu que sua equipe não apresentou o futebol vistoso das últimas rodadas e concordou que o time da casa mereceu a vitória.

“ O primeiro tempo nosso foi bem abaixo do que vínhamos jogando, muito em razão da postura do Grêmio, que foi mais equipe, fez o resultado. No segundo tempo o jogo inverteu, tomamos uma outra postura, tivemos uma outra condição, nos movimentamos muito mais, procuramos jogar dentro das condições que vínhamos apresentando. Mas não tivemos felicidade nas chances que aparaceram”, analisou Dorival Júnior, enaltecendo a qualidade do espetáculo.

“Foi um grande jogo. Acho que temos que enaltecer aquilo que as duas equipes fizeram. Reconhecer que foi uma grande partida, bem jogada, com bola no chão, e buscar a recuperação já no domingo”, completou.

Para o comandante santista, o posicionamento errado da equipe em campo acabou dificultando seu jogo. As constantes perdas na segunda bola, aquela que sobra na intermediária, normalmente, acabaram deixando a equipe exposta.

“Realmente isso aconteceu. As movimentações aconteceram, mas não tivemos a posse de bola necessária para colocar os jogadores em condições de definições. O Grêmio estava ganhando a segunda bola e isso causa um prejuízo grande, porque as jogadas já iniciavam no meio campo. Isso estava causando muita dificuldade”, confirmou Dorival.

A derrota não tira o Peixe do G4, mas deixa o time a nove pontos do próprio Grêmio, terceiro colocado na tabela do Campeonato Brasileiro. Por isso, para Dorival Júnior, o resultado desta quinta-feira deixa a briga pela classificação à próxima Libertadores da América restrita a uma vaga.

“Ainda está em aberto uma das vagas. Poderia ter outra em disputa, se tivéssemos a felicidade de termos o resultado. Traríamos mais uma equipe para esta condição. Estaríamos abrindo uma condição de disputa maior. Agora, cabe a nós corrermos atrás, tirarmos essa diferença, jogar dentro das nossas condições”, conclui o técnico.

Expulso, Gabriel diz que não dá para usar “educação que a mãe ensinou”

O Santos não poderá contar com David Braz e Gabriel na partida contra o Goiás, domingo, na Vila Belmiro. Ambos levaram o terceiro cartão amarelo nesta quinta-feira, durante a derrota para o Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre. No caso do atacante, a situação ficou ainda pior. Isso porque depois do apito final, o camisa 10 do Peixe se dirigiu ao árbitro Marielson Alves da Silva para tirar satisfação de alguns lances do jogo. E, por causa disso, acabou recebendo o cartão vermelho.

“Acho que não precisava, não. Estava de cabeça quente. Acho que ele foi muito severo”, comentou o jogador, já mais calmo, depois de sair do vestiário.

Questionado se havia xingado ou falado algum palavrão em direção ao árbitro, Gabriel voltou a negar qualquer ofensa, mas admitiu que não usou de sua melhor educação para protestar.

“É normal dentro de campo falar palavrão. Não tem como falar “por favor”. Mas não fiquei querendo desrespeitar ele. Só quis conversar um pouquinho sobre os cartões, várias faltas, principalmente no Lucas Lima, o lance do gol, que teve a falta”, explicou o jogador de 19 anos, que estava de costas quando foi advertido com o cartão vermelho.

“Não tinha visto. Fui ver na TV. Acho que não precisava, não. Dentro de campo não dá para falar educadamente, como minha mãe me ensinou, me pai me ensinou”, encerrou.

Dorival Júnior preferiu não entrar em qualquer polêmica e sequer falou sobre o lance de Gabriel após o jogo. O técnico preferiu cobrar uma ação do árbitro em outra jogada isolada.

“Sobre arbitragem não falo, não. Não vou comentar. Acho só que teve um erro fatal, na primeira jogada de perigo nossa, com o Lucas Lima, passível de punição. Ele não deu. Logo em seguida, o zagueiro deles tomou um cartão, que seria o segundo. Poderia modificar o jogo, mas de modo geral, não tenho o que falar, não”, disse o treinador.

Sobre o gol de Bressan, que decretou a vitória do Tricolor Gaúcho, Dorival Júnior apenas reproduziu as opiniões que seus jogadores externaram.

“Não vi ainda o vídeo da partida. A minha impressão é que o Bressan fez um gesto de empurrar, com as duas mãos, e depois sim saltou completamente livre para fazer o gol. Mas não tenho como te falar. Estou indo pelo que ouvi no vestiário”, finalizou.

Além de Braz e Gabriel, o Santos dificilmente contará com Victor Ferraz e Geuvânio. O lateral tenta se recuperar de um problema na coluna, enquanto o atacante está em fase final da recuperação de uma lesão grau 2 na coxa direita e tem previsão de retorno para a quarta-feira da próxima semana, no primeiro duelo contra o São Paulo, pelas semifinais da Copa do Brasil.

Ricardo Oliveira, que desfalcou o time nesta quinta por causa do desgaste causado enquanto defendia a Seleção Brasileira, volta à equipe normalmente.

Árbitro cita ofensa de santista Gabriel em súmula: “Só fazem m…”

O árbitro Marielson Alves Silva não teve dúvidas ao expulsar o atacante Gabriel mesmo após o apito final. Sacramentada a derrota de 1 a 0 fora de casa, diante do Grêmio, o santista, que já tinha cartão amarelo, invadiu o campo para questionar a conduta da arbitragem e acabou expulso. Na súmula, o juiz baiano relatou o protesto do atacante que, dependendo do julgo, pode trazer complicações futuras.

Se enquadrado dentro do artigo 258, no que concerne ao desrespeito à arbitragem, Gabriel pode pegar gancho de uma a seis partidas. No entanto, como não apelou para uma linguagem chula como os xingamentos, é possível que o santista passe desapercebido pelo tribunal. O documento pós-jogo, redigido por Marielson Alves da Silva, tenta explicar melhor o caso.

“Expulsei de forma direta o senhor Gabriel Barbosa Almeida, número 10 do Santos FC, por após o término da partida se dirigir ao quarteto de arbitragem proferindo as seguintes palavras: ‘vocês só fazem m…, vocês só fazem m…’ Após essas palavras, o mesmo se retirou de campo sem maiores problemas”, alegou o árbitro ao escrever a lauda de pós-jogo.

Ao se encaminhar ao túnel dos vestiários, Gabriel falou ao SporTV e, só aí, foi avisado da expulsão. “Eu fui expulso?”, perguntou o jogador a uma repórter, ao deixar o gramado. Na zona mista, já mais calmo, Gabriel analisou o lance e viu rigor excessivo na conduta adotada por Marielson. “Acho que não precisava, não. Estava de cabeça quente. Acho que ele foi muito severo”, comentou.

Se Dorival Jr. preferiu não comentar sobre assuntos relacionados à arbitragem, após o revés, Gabriel admitiu que tentou argumentar com o juiz para ponderar alguns erros. “É normal falar palavrão dentro de campo, não tem como falar “por favor”. Não fiquei querendo desrespeitar ele, só quis conversar um pouquinho sobre os cartões, várias faltas, principalmente no Lucas Lima, o lance do gol, que teve a falta”, declarou.

Para a partida contra o Goiás, na Vila Belmiro, Dorival Jr. não poderá contar nem com Gabriel e nem com David Braz, já que ambos terão que cumprir suspensão. É possível que, na volta à Vila, Neto Berola ganhe uma chance na linha de frente, enquanto Werley ou Paulo Ricardo podem substituir Braz na zaga.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1523) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3939) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (198) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4635) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1415)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *