30/08/2015 – Santos 1 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro

Santos 1 x 0 Cruzeiro

Data: 30/08/2015, domingo, 18h30.
Competição: Campeonato Brasileiro – 21ª rodada
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, MG.
Público: 8.271 pagantes
Renda: R$ 252.400,00
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Cartões amarelos: Marinho, Fabrício e Arrascaeta (C); Ricardo Oliveira e Vanderlei (S).
Cartão vermelho: Fabrício (C)
Gol: Ricardo Oliveira (42-1).

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Manoel e Fabrício; Henrique (Arrascaeta), Willians, Marcus Vinícius (Gabriel Xavier), Marinho e Alisson; Vinícius Araújo (Allano).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SANTOS
Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia (Lucas Otávio), Renato e Lucas Lima (Léo Cittadini); Neto Berola (Leandro), Marquinhos Gabriel e Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior



Com golaço de Ricardo Oliveira, Santos vence a primeira fora de casa

Se faltava a primeira vitória fora de casa para, finalmente, estar decretada a ascensão do Santos, ela não falta mais. Com um golaço de Ricardo Oliveira, o Santos venceu o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, aumentou sua invencibilidade para dez jogos e chegou à nona posição no Brasileirão.

Mais presente no campo de ataque, o Cruzeiro até criou mais chances que o Santos, mas, ao contrário da equipe santista, não mostrou eficiência ao finalizar. Com a derrota, o time celeste cai para a 16ª posição e só não está na zona de rebaixamento, por ter mais vitórias que o Goiás, 17ª colocado.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta a Ponte Preta na quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Moisés Lucarelli e, dependendo dos desdobramentos da derrota deste sábado, pode ter um novo treinador no comando. O Santos recebe a Chapecoense, na quinta, às 19h30, na Vila Belmiro.

O jogo

Pressionado e precisando da vitória a todo custo, o Cruzeiro começou a partida pressionando o Santos no campo de defesa, mas sem criatividade para criar jogadas. A primeira chance do time da casa veio apenas aos 12 minutos, em chute perigoso de Marcos Vinícius, que foi para fora.

Quatro minutos depois, Lucas Lima lançou Neto Berola, e Fábio teve que sair do gol para fazer corte providencial. Com 17 minutos, o Cruzeiro chegou a balançar as redes com Vinícius Araújo, mas o jogador estava impedido, e o impedimento foi marcado.

Linda jogada de Alisson aos 20 minutos. O meia entortou Victor Ferraz e cruzou para Marcos Vinícius, que pegou de bate pronto, mas isolou.

Com um jogo muito amarrado no meio-campo, uma nova chance de gol foi pintar somente aos 34 minutos. Ceará ganhou dividida com Zeca, e a bola sobrou para Marinho. O meia disparou, cortou para o meio e arrematou, porém, a bola passou ao lado do gol de Vanderlei, com muito perigo.

Com 41 minutos, Marinho dominou a bola na intermediária e soltou a bomba. A bola foi para fora, mas assustou o goleiro Vanderlei. Um minuto depois, Ricardo Oliveira mostrou como é que se faz. O centroavante recebeu sozinho e encheu o pé na bola, que foi parar no ângulo de Fábio.

Aos 47, bate-rebate na área cruzeirense. Bruno Rodrigo fez o corte, mas Thiago Maia tocou para Marquinhos Gabriel, que bateu colocado, mas a bola subiu demais.

No segundo tempo, quem chegou primeiro foi o Santos. Aos dois minutos, Lucas Lima envolveu a zaga celeste em jogada com Neto Berola, que cruzou para Ricardo Oliveira. O artilheiro do Brasileirão fez o desvio, mas sem a força necessária para mandar a bola para as redes.

Dez minutos depois, Ricardo Oliveira recebeu na área e bateu colocado, mas, por pouco, a bola não entrou. Aos 14, Alisson obrigou Vanderlei a fazer grande defesa e, no rebote, Allano chutou para fora.

Aos 29 minutos, Arrascaeta fez bela jogada individual pela esquerda e fez o cruzamento na área. A bola chegaria para Alisson marcar, mas Vanderlei conseguiu fazer o corte.

O Cruzeiro quase empatou aos 38 minutos. Willians conseguiu bela arrancada e cruzou para Arrascaeta, que pegou fraco na bola, permitindo a defesa de Vanderlei. No minuto seguinte, Fabrício recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Com 41 minutos, Arrascaeta cobrou falta na área, e Bruno Rodrigo cabeceou por cima da meta de Vanderlei.

Lucas Lima enaltece vitória fora de casa antes de se apresentar à Seleção

Enfim, acabou o jejum do Peixe neste Campeonato Brasileiro. O time de Dorival Jr esteve longe de fazer uma grande partida, mas conseguiu bater o Cruzeiro por 1 a 0 no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e pôde comemorar sua primeira vitória fora de casa na competição.

“A gente sabia que era um jogo muito importante para colar na frente. Muito feliz pela vitória. O grupo está de parabéns”, disse o meia Lucas Lima, logo depois do apito final.

Apesar da alegria pela vitória, Lucas Lima agora deixa o torcedor santista apreensivo, porque, em grande fase, o camisa 20 deixa o clube de lado nas próximas três partidas para servir a Seleção Brasileira de Dunga.

“Felizmente, tenho que ir pra Seleção. Sempre foi um sonho. Mas fico feliz pelo time”, comentou o jogador, meio sem jeito com a situação.

A vitória do Peixe neste domingo veio graças a um chutaço de Ricardo Oliveira da intermediária ofensiva. No segundo tempo, a equipe claramente apresentou uma queda de rendimento e foi pressionada até os minutos finais pela Raposa. E, na visão de Lucas Lima, a ausência de Gabriel e Geuvânio fizeram com que o time não conseguisse manter o mesmo nível de jogos anteriores.

“Eles são, muitas vezes, a válvula de espape do nosso time. Mas tocamos bem a bola. O grupo é esse. Campeonato Brasileiro é isso. Vamos focar no próximo jogo”, finalizou o articulador de Dorival Jr, que agora se prepara para viajar para os Estados Unidos, onde ficará à disposição de Dunga para os amistosos do Brasil contra as seleções a Costa Rica e dos próprios norte-americanos, nos dias 5 e 8 de setembro, respectivamente.

David Braz comemora fim de jejum e elogia seu companheiro de zaga

O Santos não teve um grande desempenho neste domingo, mas fez o suficiente para vencer o Cruzeiro por 1 a 0 nesta 21ª rodada e acabar com o estigma de não ter vencido nenhum jogo longe da Vila Belmiro. O time até sofreu pressão na parte final do confronto, mas, tudo dentro da normalidade, segundo o zagueiro David Braz.

“A gente está vindo em uma batida muito forte, mas superamos. Sempre difícil jogar aqui no Mineirão. Ainda mais com o Cruzeiro pressionado, precisando ganhar, pela situação que vive. Mas, conseguimos superar a dificuldade”, comentou o defensor, admitindo o alívio com os três pontos, que levam a equipe à nona colocação, com 30 pontos, a quatro do Palmeiras, primeiro dentro do G-4.

“Vitória que estávamos querendo muito. Fora de casa. Espero que seja a primeira de muitas”, disse.

David Braz também comentou a fase e o entrosamento elogiável com Gustavo Henrique. O jovem zagueiro, revelado pelas categorias de base santista, entrou no time contra o Flamengo, na 16ª rodada, logo depois de retornar do Pan-Americano, e não saiu mais do time titular.

“Momento bom. Está ajudando muito a gente. Jogador do grupo. Quando tava fora, estava bem, esperando sua oportunidade. Agora está aproveitando. Espero que ele continue bem e espero que possa nos ajudar com os objetivos”, afirmou o experiente defensor do Peixe.

Dorival valoriza vitória e culpa desgaste por queda de nível técnico

Dorival Júnior não quer saber de críticas pelo desempenho não tão vistoso de seu time neste domingo, diante do Cruzeiro, no Mineirão. Para o técnico do Peixe, a vitória por 1 a 0 tem que ser enaltecida diante de tantas adversidades.

“Realmente não fizemos um jogo tecnicamente bom. É natural que tenha sido muito disputado, brigado, mas tem o seu valor em razão do resultado alcançado”, disse o comandante santista, antes de lembrar que seus comandados vêm atuando duas vezes por semana desde 8 de agosto.

“Senti a equipe bem desgastada em relação ao jogo do Corinthians. Ouvi muito isso após a partida. Mas, mesmo assim, fico feliz porque o Cruzeiro é uma equipe que não está bem no campeonato, mas o que produziu não mostra isso. Foi um grande resultado, diante de um adversário vibrante, que buscou a todo custo. E o Santos, mesmo sem fazer um grande jogo, conseguiu um resultado fundamental”, comentou.

Após o apito final do árbitro, o meia Lucas Lima admitiu que o time sentiu as ausências de Gabriel e Geuvânio. Dorival, que já havia anunciado a entrada de Marquinhos Gabriel, explicou o motivo da entrada de Neto Berola entre os titulares, com Leandro atuando apenas em parte do segundo tempo.

“O Neto teve um problema, ficou quase uma semana parado. Já vinha de uma sequência maior, conhecia o elenco. O Leandro está em um período de adaptação e recuperação de um ano e pouco sem atuar. Vamos precisar ter uma paciência maior com ele.”

Mas nem mesmo a perda de dois importantes atletas faz Dorival Júnior parar para lamentar. Há dez jogos sem perder (oito vitórias e dois empates, somando Brasileiro e Copa do Brasil), o treinador realmente se preocupa é com a maratona de partidas que poderá atrapalhar a ascensão da equipe, agora a apenas quatro pontos do G4.

“Não digo só superação porque acho que duas alterações você tem por obrigação tentar corrigir e valorizar as peças que entram. Superação pela sequência absurda de jogos que temos enfrentado, e sem mudar peça nenhuma. Foi natural a postura que a equipe teve, enfrentando a situação e tendo um adversário complicado”, esbravejou, antes de finalizar.

“Temos que valorizar o resultado alcançado. Isso mantém a evolução que a equipe vem tendo rodada a rodada. Recuperamos aquilo que foi deixado e a manutenção de uma posição.”

“Temos que nos virar”, diz Dorival sobre ida de Lucas Lima à Seleção

Dono de cinco assistências e três gols neste Campeonato Brasileiro, Lucas Lima é muito mais importante para o Santos do que mostram os números. Dificilmente um lance de gol do Peixe não passa pelo pé do camisa 20, responsável solitário, muitas vezes, por abastecer Gabriel, Geuvânio e Ricardo Oliveira, o trio de atacantes do Peixe.

Agora, porém, Lucas Lima se transformou em dor de cabeça não para os técnicos adversários, e sim para Dorival Júnior. Convocado por Dunga para se juntar ao grupo da Seleção Brasileira, Lucas Lima desfalcará o Santos nas três próximas rodadas do Brasileirão (22ª, 23ª e 24ª).

“É natural que quando você alcança uma adaptação e faz com que uma equipe se conheça, como está se conhecendo…”, disse o treinador santista, no que seria uma frase de lamentação. Antes disso, no entanto, Dorival mudou o discurso.

“Mesmo assim, acho que temos que nos virar. O Lucas Lima tem sido muito importante, mas temos que conviver sem a presença do Lucas. Jogar como se fosse com ele em campo”, avisou.

Lucas Lima não estará à disposição do alvinegro praiano já na próxima quinta-feira, contra a Chapecoense, na Vila Belmiro. Depois, desfalca o time contra o Sport, em Pernambuco, e fica de fora do clássico contra o São Paulo, na Vila Belmiro. A tendência é que Marquinhos Gabriel, que já iniciou a partida contra o Cruzeiro, ganhe sequência no time titular.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1523) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3939) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (198) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4635) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1415)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *