26/08/2015 – Corinthians 1 x 2 Santos – Copa do Brasil

Corinthians 1 x 2 Santos

Data: 26/08/2015, quarta-feira, 22h00.
Competição: Copa do Brasil – Oitavas de Final – Jogo de volta
Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo, SP.
Público: 37.338 pagantes
Renda: R$ 2.353.824,50
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Marcio Eustaquio Santiago (MG)
Cartões amarelos: Vagner Love, Bruno Henrique, Felipe e Gil (C); Ricardo Oliveira e Lucas Lima (S).
Gols: Gabriel (14-1); Ricardo Oliveira (19-2) e Romero (27-2).

CORINTHIANS
Cássio; Edílson, Felipe (Edu Dracena), Gil e Uendel; Ralf; Matheus Pereira (Romero), Bruno Henrique (Cristian), Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.
Técnico: Tite

SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia (Leandrinho), Renato e Lucas Lima; Gabriel (Marquinhos Gabriel), Ricardo Oliveira e Geuvânio (Chiquinho).
Técnico: Dorival Júnior


Santos faz valer DNA, elimina o rival Corinthians e avança na Copa do Brasil

O Santos é sempre Santos. Pouco importa o momento. Se a fase é boa ou ruim, o DNA ofensivo do Peixe está ali, no sangue de um menino da vila, no suor de um experiente atacante e até nas ondas cerebrais de um craque lapidado à moda santista. Nas oitavas de final da Copa do Brasil, tudo deu certo. Tão certo que nem mesmo o líder do Brasileirão foi páreo. Nesta quarta-feira, em Itaquera, na casa do maior rival, o Santos fez 2 a 1 no Corinthians (já tinha vencido por 2 a 0 na Vila Belmiro), com gols de Gabriel e Ricardo Oliveira, e avançou às quartas de final do torneio.

Se Tite conseguiu reinventar o Timão nos pontos corridos do Brasileirão, Dorival Júnior fez algo semelhante com o Santos nesse mata-mata. Com o futebol apresentado nos duelos das oitavas, o Peixe aparece como um dos favoritos. Ao Corinthians, então, cabe foco total na manutenção da liderança do Brasileirão. Mas é preciso superar mais uma eliminação em sua nova casa. Antes, o time de Tite havia sofrido quedas para o Palmeiras, no Paulistão, e Guaraní, na Libertadores.

Quem esteve de olho nos jogadores de Corinthians e Santos nesta quarta-feira, na arena, foi Dunga, técnico da seleção brasileira.

O adversário do Santos nas quartas de final da Copa do Brasil será definido em sorteio, marcado para a próxima segunda-feira. As partidas serão nos dias 23 e 30 de setembro.

Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a campo pela Série A no domingo, às 16h, para encarar a Chapecoense, em Chapecó. O Santos, em ascensão na competição, encara o Cruzeiro, também no domingo, só que às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.

O jogo

Tite foi obrigado a mudar o Corinthians para essa partida decisiva. A lesão muscular de Jadson e os desgastes de Fagner e Elias fizeram Matheus Pereira, Edílson e Ralf ganharem oportunidade. Do lado do Santos, nenhuma mudança. Nem no time, muito menos na postura. Muito embora já tivesse construído vantagem de 2 a 0 no jogo de ida, na Vila, o Peixe não se escondeu.

O clima criado pela torcida corintiano jogou o Timão para o ataque. Era necessário mesmo. Mas uma jogada espetacular de Lucas Lima derrubou o ímpeto dos donos da casa. O meia santista, aos 14 minutos, deu belo lançamento para Geuvânio. Ele cruzou na medido para Gabriel abrir o placar e complicar a vida do Corinthians, que passou a precisar de quatro gols para classificar.

Autor do gol, Gabriel sentiu lesão muscular logo na sequência e deixou o gramado. E o Timão, então, tentou se reorganizar em busca de uma difícil reação. Bem articulado no meio de campo, o time de Tite tinha dificuldade para penetrar na área do Santos. Renato Augusto, com chutes de fora da área, era a principal arma. Na defesa, Cássio salvou dois chutes de Ricardo Oliveira.

O experiente atacante, porém, não desistiu. Com o Santos sem abdicar do ataque, vez ou outro ele aparecia em boa condição. Ricardo Oliveira chutou por cima, parou em Cássio, mas acertou o alvo aos 19 minutos. Marquinhos Gabriel aproveitou brecha na zaga adversária e cruzou para o camisa 9 completar para o gol, sem chance para o goleiro corintiano. Na comemoração, bola por baixo da camisa para homenagear a esposa grávida.

A vantagem santista aumentava ainda mais o nível de dificuldade da missão corintiana. Só cinco gols dariam a classificação. Chances remotas com tão pouco tempo. Mesmo assim, Romero, aos 27 minutos, recebeu na grande área e bateu cruzado para diminuir. Tarde demais para reagir. A vaga nas quartas de final da Copa do Brasil é do Santos e do seu DNA ofensivo.

Bastidores – Santos TV:

Santos impõe terceira eliminação seguida ao Corinthians em Itaquera

O torcedor do Corinthians gosta de dizer que, se “caiu em Itaquera, já era”. No quarto confronto eliminatório decidido na zona leste de São Paulo desde a inauguração do novo estádio, a equipe caiu pela terceira vez seguida, desta vez diante do Santos, que avançou às quartas de final da Copa do Brasil.

Tite, que não esconde sua falta de confiança em atletas recém-promovidos aos profissionais, escalou pela primeira vez um meia de 17 anos para reverter a derrota de 2 a 0 da Vila Belmiro. O talentoso Matheus Pereira não fez o suficiente para evitar que os donos da casa perdessem novamente, por 2 a 1, e dessem adeus à disputa.

Apesar do empenho da arquibancada, o Corinthians muito pouco produziu na zona leste de São Paulo. Mais competente, o Santos já faria por merecer a classificação pelo simples fato de levar a sério o embate. Em campo, comprovou que era o alvinegro a estar nas quartas de final – com adversário a ser conhecido em sorteio da CBF.

No primeiro tempo, diante da falta de criatividade do adversário, a equipe do litoral construiu bem um contra-ataque – concluído por Gabriel – para definir o confronto. Bastou algum equilíbrio após o intervalo para que a vaga na próxima fase fosse confirmada, com gol de Ricardo Oliveira. Ángel Romero descontou.

Entre seriedade e vibração, jogadores do Peixe comemoram classificação

Logo após o apito final do árbitro nesta quarta, os jogadores do Santos puderam comemorar de verdade a classificação às quartas de final da Copa do Brasil em cima do Corinthians, em Itaquera. A vitória por 2 a 1 empolgou os alvinegros praianos, que já haviam vencido na Vila por 2 a 0. Todos os atletas foram em direção a pequena torcida que se acumulou próxima a uma bandeira de escanteio do estádio rival.

“É diferente. A gente sabe o peso que tem o clássico. Estamos muito atentos desde o primeiro jogo, por isso classificamos”, comentou Lucas Lima.

“Foi difícil. A equipe deles é forte aqui, mas estávamos preparados. Conseguimos suportar a pressão. Merecida a classificação”, discursou David Braz.

Ricardo Oliveira, autor do segundo gol do Peixe, enalteceu a força de grupo do time comandado por Dorival jr.

“É um elenco muito dedicado. Entregue a todas as partidas. A família, amizade fora do normal, respeito”, explicou o camisa 9, antes de ressaltar a importância da equipe não ter se baseado na vantagem construída no primeiro clássico.

“Nós nunca achamos que já estava ganha. Mesmo. Terminou o jogo na Vila, fechamos no vestiário para focar no jogo seguinte, contra o Avaí, pelo Brasileiro. Depois pensar no Corinthians. Nunca colocamos em dúvida nossa capacidade. Viemos aqui para colocar eles em dificuldade e conseguimos”, completou.

Dorival ignora placar, comemora vaga e se nega a priorizar a Copa do Brasil

O Santos não vencia uma partida fora de casa desde 15 de abril, quando bateu o Londrina pela Copa do Brasil, em São José dos Campos. Nesta quarta, a equipe garantiu sua vaga nas quartas de final da competição batendo o Corinthians por 2 a 1 em Itaquera, quebrando o jejum de pouco mais de quatro meses. Apesar disso, o técnico Dorival Jr deu de ombros para o feito e enalteceu a classificação.

“O objetivo aqui era passar de fase. Se acontecesse com vitória ou não, seria importante de qualquer maneira. Não virou uma obsessão. A equipe está jogando bem. A qualquer momento as vitórias começariam a acontecer fora de casa”, disse o treinador, que agora chega a nove jogos de invencibilidade pelo Peixe.

“A equipe é jovem, está começando a conhecer a força que possui. É uma competição tão difícil quanto o Brasileiro. Foi um resultado importante, sim. Mas agora é focar no Brasileiro, já com jogo complicado”, avisou.

Em 11º no campeonato por pontos corridos, o Santos dificilmente terá a oportunidade de brigar no topo da tabela com apenas um turno em jogo e também já não demonstra mais qualquer risco de queda. Um cenário propício para priorizar a Copa do Brasil, competição que pode dar um título e uma vaga na próxima Libertadores da América para o alvinegro praiano em mais seis jogos. Mas, não. Dorival fez questão de ressaltar que esse não será o planejamento do Peixe daqui para frente.

“Não podemos perder nenhuma das competições. Estamos alcançando um princípio de recuperação no Brasileiro. Não vamos abrir mão de nenhuma. Vamos tentar manter o que estamos fazendo. Abrindo mão de trabalho, treinamento, para que os jogadores possam voltar a normalidade”, explicou.

“Em algum momento podemos perder com isso, mas é isso. Eu nós quero e espero que a equipe mantenha a postura que vem tendo. Tem sido assim. Hoje pusemos muita intensidade e novamente conseguimos o resultado”.

Lucas Lima ri de pancadas e ainda não pensa em titularidade na Seleção

A boa fase de Lucas Lima parece não ter fim. Nessa quarta, o camisa 20 do Santos de novo foi crucial para a equipe conseguir a vitória. Com uma bela enfiada do meia, Geuvânio recebeu em velocidade e pôde dar a assistência para Gabriel marcar e praticamente liquidar o Corinthians em Itaquera.

O clássico terminou 2 a 1 para o Peixe, que segue na Copa do Brasil. Para Lucas Lima, o jogo ainda teve um algo a mais, em função da presença de Dunga, técnico da Seleção Brasileira, no estádio corintiano. Convocado pela primeira vez na carreira, o jogador vai defender o Brasil nos amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, em 5 e 8 de setembro, respectivamente. Pensou e riu ao ser questionado sobre a chance de ser titular.

“Eu deixo para ele decidir. Só de ser convocado já fico muito feliz. Não sei. Minha primeira convocação”, comentou, escolhendo as palavras para não polemizar.

Para se manter bem e em evolução, o jogador também tem passado por cima da forte marcação de seus adversários. Nessa quarta, contra o Corinthians, o meia mais uma vez teve de suportar algumas pancadas e até brincou com a situação. “A gente está acostumado a uma marcação mais forte o tempo todo. Isso faz parte. É até legal. É ‘da hora’. Os caras gostam de intimidar, dar pancada, mas não ligo, não”, contou, sem segurar a risada.

Classificado na Copa do Brasil, o Santos agora volta as atenções para o Cruzeiro, que caiu na competição nesta quarta. O duelo de domingo, porém, é pelo Campeonato Brasileiro e Lucas Lima quer atenção para o time não perder o embalo, mesmo atuando no Mineirão.

“A gente vem provando a cada jogo. Cada jogo vem sendo uma final. Temos que ganhar. Queremos subir mais na tabela”, explicou, antes de analisar os motivos que fizeram a equipe deixar a zona de rebaixamento e emendar uma sequência de nove jogos invicta.

“Acho que ele (Dorival Junior) melhorou nossa equipe. Qualificou nossa defesa. Nós, jogadores, mudamos de atitude. Juntamos tudo e deu nisso que vocês estão vendo. Desde o começo do ano, a gente vem desacreditado. Mas nosso time está voltando ao normal, voltando a jogar bem”, ressaltou.

Dorival não poderá contar com Lucas Lima, após o jogo diante do Cruzeiro, nas três partidas seguintes, contra Chapecoense (em casa), Sport (fora) e São Paulo (em casa). Neste período, o meia estará com a Seleção Brasileira.

Empolgado com vitória do Santos, Gabriel faz exames nesta quinta

Gabriel ficou apenas 14 minutos em campo nessa quarta, contra o Corinthians. Foi o suficiente para marcar um gol e deixar a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil encaminhada. No lance seguinte, o jogador sentiu o músculo posterior da coxa direita e pediu para ser substituído.

“Não temos uma certeza. Só na quinta, talvez”, disse brevemente o técnico Dorival Junior, após o jogo que acabou com a vitória por 2 a 1 do Peixe.

O camisa 10, no entanto, não demonstrou qualquer abatimento com a lesão e dificilmente será desfalque para os próximos confrontos. Ainda em Itaquera, o jovem atacante era só alegria com a classificação da equipe.

“Muito importante por ser fora de casa. Muito contente pelo gol. É uma jogada que a gente treina bastante. Graças a Deus, deu certo e estou muito feliz”, comentou, lembrando que a vitória tem mais peso por ser fora de casa, feito que o Santos não alcançava desde o dia 15 de abril.

“Sim, com certeza. A gente estava merecendo. A gente vem jogando bem fora de casa. Que isso possa embalar, dar confiança, para que a gente vença fora de casa domingo”, afirmou, já de olho no duelo contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.

Quando questionado sobre sua sequência de bons jogos e gols, Gabriel não pensou duas vezes e fez questão de dar todos os méritos ao técnico. “Devo tudo a ele, praticamente. Ele que me deu confiança, acreditou em mim. Quando o jogador tem confiança é a melhor coisa que pode acontecer. Ele me deu sequência. Isso, quer queira ou não, dá confiança”, explicou, antes de cravar o clube na briga pelo título a Copa do Brasil.

“Sim. Elenco forte, Campeão Paulista. A gente teve uma quedinha, sim. Mas, normal”, concluiu.

Geuvânio brinca com duelo particular com zagueiro Felipe: “Gostoso”

Geuvânio não marcou gol nesta quarta, mas foi importante no lance que abriu o placar para os santistas diante do Corinthians. O Caveirinha recebeu enfiada de Lucas Lima e deixou Gabriel livre para estufar as redes. Depois da vitória por 2 a 1 e a classificação garantida, o camisa 11 do Peixe também falou sobre o duelo particular que travou com o zagueiro Felipe. Os dois chegaram a se desentender, foram chamados pelos árbitro e trocaram provocações. Porém, para o atacante, tudo normal.

“Acontece. Clima do jogo. Quero ganhar, eles também. Gostoso. Está faltando rivalidade no futebol”, disse o jogador.

Geuvânio também ressaltou a importância de ter aberto a vantagem de 2 a 0 no primeiro confronto, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

“Com certeza, a gente fez o resultado dentro da nossa casa. E veio com uma postura aqui de quem não ia ficar esperando. Ia procurar gol”, comentou.

Mas o discurso cauteloso imperou mesmo diante de muita comemoração dos atletas alvinegros. A vaga e manutenção da série invicta da equipe, agora de nove jogos, não deixa Geuvânio se empolgar muito.

“Tem muito chão ainda. A gente sabe disso. (A equipe) Não ganhou nada. Vamos nessa humildade. Pés no chão. Mas a gente está muito concentrado no que estamos fazendo dentro de campo. Vamos em busca do titulo”, avisou.

Ricardo Oliveira descobre que será pai no ônibus e valoriza jogo “especial”

Ricardo Oliveira é conhecido por sua dedicação nos treinamentos, o empenho em se manter bem fisicamente, sua devoção religiosa e seu faro de gol. Mesmo aos 35 anos, o camisa 9 do Peixe provou mais uma vez que tem muito talento para oferecer. Artilheiro do Campeonato Paulista e também isolado na artilharia do Campeonato Brasileiro, o centroavante deixou sua marca pela Copa do Brasil, nesta quarta, em Itaquera, e garantiu a vitória do Santos por 2 a 1, em cima do Corinthians.

Na comemoração, veio a surpresa. A bola na barriga, estufando a camisa revelou uma notícia que chegou poucos minutos antes do clássico decisivo. Ricardo Oliveira será pai novamente. “Consegui me conter bem dentro do ônibus, quando recebi a notícia, no caminho para o estádio. Aqui no vestiário, também não falei nada. Estava esperando realmente esse momento do gol, até porque minha esposa me pediu para fazer e dedicar a ela”, contou, admitindo que ficou tocado com tudo o que aconteceu.

“Para ser sincero, minha motivação sempre vai estar 100% a cada jogo, mas a alegria da notícia foi muito grande. Poder entrar em uma decisão, diante de uma grande equipe, com estádio cheio, fazer o gol e a dedicatória… Foi uma noite inesquecível, especial, porque conseguimos o objetivo e pude dedicar o gol”, comentou.

Recentemente, o Santos renovou contrato com seu principal goleador até 2017. O novo vínculo surpreendeu muita gente, já que Oliveira terá 37 anos ao fim do contrato. O jogador encara a situação como uma vitória e ainda evita falar em aposentadoria.

“Para continuar jogando futebol em alto nível, tem que se dedicar muito. Isso é resultado de uma dedicação de muitos anos, e um entendimento que eu preciso de um boa técnica, uma boa preparação. Não é fácil”, afirmou, postergando o pensamento sobre o fim da carreira.

“Já falei que a melhor resposta que posso dar é jogo após jogo. Enquanto o corpo não cansar, espero que demore, vou continuar jogando. É o que já disse antes. Quando você pensa em aposentadoria, começa a bloquear a competitividade automaticamente. Então, procuro nem pensar nisso”, finalizou.

Tite diz que melhor time sobreviveu, mas vê exagero no placar agregado

Tite reconheceu que o Corinthians não mereceu permanecer na Copa do Brasil. Só não esperava perder duas partidas para o Santos – por 2 a 0 na Vila Belmiro e por 2 a 1 em Itaquera, nesta quarta-feira –, o que evidenciou a superioridade do rival na mata-mata.

“Considero o placar agregado em demasia pelo desempenho nos dois jogos. O Santos mereceu passar principalmente pelo primeiro tempo que fez na Vila, em que procurou, agrediu e aproveitou o seu bom momento técnico, com atletas com a confiança alta”, elogiou.

De qualquer maneira, foi em Itaquera que o Corinthians acabou eliminado. Pela terceira vez consecutiva em um mata-mata, já que havia saído do Campeonato Paulista em um confronto com o Palmeiras e da Copa Libertadores da América diante do Guaraní, do Paraguai, também na Zona Leste de São Paulo.

“Não jogamos contra o Guaraní. Não estou aqui para justificar nada, mas, desta vez, fizemos modificações porque alguns jogadores deram sinais de que poderiam estourar. Existia um desgaste maior. O torcedor também é inteligente e viu o nosso desempenho e o momento que o Santos atravessa”, disse Tite.

O fato de o Corinthians liderar o Campeonato Brasileiro ajudou parte da torcida a relevar mais uma queda diante de um rival. Ainda assim, houve gritos para avisar o time que “o Brasileiro virou obrigação” ao final da segunda derrota para o Santos na Copa do Brasil.

“O torcedor soube reconhecer, então fica o meu agradecimento ao público”, insistiu Tite, agora exclusivamente preocupado com os pontos corridos da competição nacional.

Irritado com comentários, Tite diz não ter deixado de lado Copa do Brasil

Tite mostrou bastante irritação com os comentários relativos à eliminação do Corinthians na Copa do Brasil. Dando clara prioridade ao Campeonato Brasileiro, o time revoltou parte de sua torcida ao usar uma formação alternativa no fracasso diante do rival Santos, mas o treinador não quer ouvir críticas.

O assunto ainda nem tinha sido mencionado na entrevista concedida pelo gaúcho na sexta-feira quando ele começou seu desabafo – que se estendeu até sem microfones, após o término da conferência. Questionado sobre a equipe que enfrentará a Chapecoense no domingo, aproveitou para se posicionar.

“Deixa eu colocar uma situação. De novo, ela me incomoda. Gostaria de que as pessoas me respeitassem. O técnico Tite não faz as coisas que ele quer. Está em uma hierarquia. Ele tem autonomia para a escalação, mas não define quem fica fora do jogo, não tem essa prerrogativa. Ele respeita seu lugar”, afirmou.

Com quase 40 mil pessoas em Itaquera, Fagner, Elias e Jadson foram poupados do clássico da última quarta-feira. Tite só havia confiado no garoto Matheus Pereira para atuar em quatro minutos como profissional, mas resolveu escalar o meia de 17 anos em um mata-mata contra um rival. Só não diga a ele que o Brasileiro foi priorizado.

“Se não jogaram o Jadson, o Elias e o Fagner, foi de forma consensual, diretiva, com seu presidente, passando por todos”, acrescentou, dizendo que a utilização desses jogadores traria riscos de lesão e insistindo que a decisão não foi sua. “Não é o técnico que faz, não é o Tite. Por favor, não coloquem assim.”

O desabafo gerou novos questionamentos e novos momentos de irritação de Tite, que adotou uma de suas linhas de raciocínio favoritas. Depois de dizer “você não entendeu” a um repórter e perguntar o nome de outro que o incomodou, disse que “cada pessoa tem seu nível de conhecimento” e pôs sua credibilidade acima da dos demais.

“Tenho inteligência, grandeza. Quando eu menti para vocês? Posso não comentar alguma coisa, mas não minto. Quando diz que o Tite não quer (usar o time titular), é desrespeito comigo. Isso me incomoda, sim”, afirmou, antes de repetir, sem rubor, que o Campeonato Brasileiro não foi colocado acima da Copa do Brasil. “Não foi priorizar. Não deixou de lado. Perdemos porque o Santos foi melhor”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1521) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3937) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4633) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1414)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *