29/07/2012 – Santos 2 x 1 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro


Vídeos: (1) Melhores momentos e (2) Reportagem do Globo Esporte.

Santos 2 x 1 Ponte Preta

Data: 29/07/2012, domingo, 18h30.
Competição: Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 4.261 pagantes
Renda: R$ 92.080,00
Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP).
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e Celso Barbosa de Oliveira (ambos de SP).
Cartões amarelos: Adriano, Henrique, Durval e Arouca (S); Cicinho e Tiago Alves (PP).
Gols: Bruno Peres (37-1); Roger (37-2) e Miralles (40-2).

SANTOS
Aranha; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Arouca e Felipe Anderson (David Braz); Victor Andrade (Miralles) e Bill.
Técnico: Muricy Ramalho

PONTE PRETA
Roberto; Cicinho, Gustavo, Tiago Alves e Uendel; Baraka, Somália, Renê Júnior (Caio) e Nikão (Marcinho); André Luis (Rildo) e Roger.
Técnico: Gilson Kleina



Santos bate a Ponte Preta com gol no fim e deixa a zona de rebaixamento

Miralles marcou aos 40′ da etapa complementar e garantiu o resultado positivo para o time da Vila, que vinha de quatro jogos sem vitória

O Santos teve muito trabalho neste domingo para conseguir superar a Ponte Preta por 2 a 1 na Vila Belmiro e chegar à sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Apesar do sufoco, o time do técnico Muricy Ramalho foi recompensado pelo esforço e finalmente deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão. Bruno Peres abriu o placar para os santistas, Roger empatou o confronto e o argentino Miralles, nos minutos finais, marcou para garantir o resultado positivo.

O triunfo sobre a equipe de Campinas levou o Alvinegro Praiano a 13 pontos, fora da zona da degola. Com a vitória deste domingo, o Santos é o 16° colocado do Nacional. A Ponte, por sua vez, segue com 16 pontos ganhos, só que caiu para a 10° posição.

Após quebrar uma sequência de quatro jogos sem vitória, os comandados de Muricy visitam o Náutico, no próximo domingo, às 18h30 (horário de Brasília), nos Aflitos. Os campineiros enfrentam o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, no Estádio Independência.

O jogo

Com os dois times armados taticamente com três volantes, os primeiros minutos da partida foram bastante estudados. O único lance que quebrou essa condição foi uma saída de bola errada do goleiro Aranha que, com os pés, armou o contra-ataque da Ponte. O atacante André Luis ganhou na corrida da zaga do Santos, mas bateu fraco, de pé esquerdo, facilitando a defesa de Aranha.

O time da Vila Belmiro, por sua vez, demorou para criar a sua primeira chance de gol. Aos 14, Henrique tocou para Bill, que fez o pivô e rolou de volta para o volante arrematar para o gol. Atento, Roberto espalmou a bola para escanteio, na primeira boa chance de gol dos santistas no jogo.

Melhor em campo, o Santos teve duas boas oportunidades, em sequência. Aos 21, o volante Adriano roubou a bola na transição da defesa para o ataque e tocou para Bill. O centroavante chutou de bico para o gol, só que a finalização passou ao lado do gol de Roberto. No minuto seguinte, Bill perdeu uma disputa na grande área pontepretana, mas Felipe Anderson aproveitou o rebote e, ao soltar uma bomba, quase abriu o placar para os donos da casa.

Com mais volume de jogo, o Santos não demorou muito para chegar ao gol. Aos 37, Victor Andrade ajeitou de calcanhar para o lateral Bruno Peres, que ganhou de Gustavo na corrida, e tocou no canto direito de Roberto: 1 a 0.

A Ponte Preta tentou a resposta rápida, aos 39. Marcinho, que entrou no lugar de Nikão, contundido, abriu para André Luis invadir a grande área e soltar a bomba, para boa defesa de Aranha.

Mais ofensiva depois do gol santista, a Ponto chegou com perigo ao gol, mais uma vez. Aos 41, Somália ajeitou a bola para o pé direito e chutou forte, buscando o ângulo direito. A bola fez uma curva, porém, saiu muito próxima da meta defendida por Aranha.

Antes do intervalo, o Alvinegro Praiano ainda desperdiçou uma grande oportunidade de gol. No último minuto do primeiro tempo, Bill abriu para Léo na grande área e o veterano lateral, ao invés de finalizar, rolou de volta para o centroavante, que não levou sorte no arremate e mandou a bola à direita do gol de Roberto.

Na volta para a etapa complementar, a Ponte Preta continuou buscando o empate e quase conseguiu, aos sete minutos. O experiente Marcinho cobrou falta com categoria e exigiu uma boa defesa de Aranha, que espalmou a bola para escanteio.

Com o Santos bem armado taticamente, as chances de gol ficaram mais raras. Até por conta disso, um dos “lances” que mais chamou a atenção foi a saída do atacante Victor Andrade, aos 20. O garoto pediu para ser substituído e deu lugar ao argentino Miralles. Parte da torcida, sem saber do pedido de Victor Andrade, vaiou o técnico Muricy Ramalho, que chegou a ouvir alguns gritos de “burro” oriundos da arquibancada. Enquanto o jogador saía, o treinador gesticulava com a torcida explicando o motivo da substituição.

Insistente, a Ponte teve uma grande oportunidade para chegar ao empate, aos 33. Caio cobrou falta para grande área, Roger chamou a atenção da zaga e Tiago Alves, com uma forte cabeçada, acertou o travessão. No rebote, Roger tentou cabecear, mas Aranha agarrou a bola e salvou o time da casa.

Só que a busca da Ponte pelo empate foi premiada, aos 37. Rildo deixou Durval para trás e tocou para Roger que, livre de marcação, bateu no canto esquerdo de Aranha para deixar tudo igual no placar: 1 a 1.

Com o empate, o Santos partiu com força para o ataque e, com o apoio da torcida, voltou a balançar as redes. Aos 40, Bruno Peres lançou para a área, Miralles ganhou a dividida com o goleiro Roberto e empurrou a bola para o gol, recolocando os santistas em vantagem no marcador.

Nos minutos finais, o Peixe suportou a pressão do adversário até o apito do árbitro, encerrando a partida.

Muricy explica substituição de Victor Andrade e diz: ‘Não sou burro’

Treinador foi vaiado por substituir o jovem atacante por Miralles no segundo tempo da vitória sobre a Ponte Preta na Vila Belmiro

Muricy Ramalho apostou na experiência de Bill e na ousadia do jovem Victor Andrade, de 16 anos, para acabar com a apatia ofensiva do Santos. Apesar de nenhum dos dois terem marcado pra o time da Vila Belmiro, a nova promessa santista fez boa partida e agradou à torcida. Tanto é que, ao ser substituído por Miralles, aos 20′ do segundo tempo, o jovem atacante foi bastante aplaudido, enquanto viu o treinador ser alvo das vaias por causa da mudança. Chamado de “burro” por alguns torcedores, Muricy teve que gesticular para as arquibancadas para explicar que a revelação tinha pedido para sair de campo.

“Eu pedi para sair porque estava sem fôlego e não conseguia mais acompanhar o lateral-direito da Ponte”, explicou Victor Andrade. Após o jogo o técnico se defendeu: “Eu não sou burro. Tirei o garoto porque ele pediu para sair”.

De bom humor após a vitória, o treinador até se divertiu com o episódio na entrevista coletiva após a vitória santista. “Se eu estivesse no estádio e o treinador fizesse uma ‘burrada’ dessas, era capaz que eu xingasse também.Talvez não (risos). Não sei. O problema é que o Victor fez um gesto pequeno e eu não sou malandro de pedir para ele cair no chão e mostrar que não dá mais. Porém, eu entendo os torcedores, porque eles não viram o gesto do menino”, comentou.

Muricy se defendeu das críticas e fez questão de lembrar que o substituto de Victor Andrade foi o autor do gol que deu a vitória ao time da Vila Belmiro. “Se você pegar o meu currículo, vai ver que eu não sou tão burro assim. Um cara que é burro não ganha tantos títulos. Agora, eu fui xingado porque troquei o cara, só que o Miralles entrou e fez o gol. Isso quer dizer que eu não sou tão burro assim”, encerrou, arrancando risos dos jornalistas presentes.

Apesar da boa partida de Victor, quem acabou com jejum de 384 minutos sem gols foi o novo dono da lateral-direita santista, Bruno Peres. O defensor foi o responsável pelo gol que abriu a vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, neste domingo, na Vila Belmiro.

“O professor me pediu para atacar um pouco mais e eu obedeci. Apoiar é o meu forte e graças a Deus fiz o gol. E, por coincidência, foi contra o maior rival do Guarani, onde joguei até outro dia”, disse o novo titular da lateral-direita.

Com as contusões de Galhardo (quebrou um dedo do pé esquerdo) e Fucile (passará por cirurgia), Bruno Peres, contratado por empréstimo para completar o grupo, se firmou na lateral-direita, resolvendo um dos muitos problemas que Muricy passou a enfrentar após a eliminação na Libertadores da América.

Considerado o sucessor de Neymar, Victor Andrade comemorou o gol de Bruno Peres como se ele tivesse sido o autor. “Fiquei feliz por ter feito a assistência”, disse o atacante de apenas 16 anos. “Tenho procurado ajudar o time a sair dessa situação difícil me movimentando sem parar. Sempre que surge uma oportunidade, vou para dentro, como Robinho e Neymar”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1512) - (346) - (139) - (166) - (201) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3928) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (89) - (73) - (64) - (106) - (254) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (118) - (67) - (76) - (93) - (4624) - (71) - (82) - (202) - (67) - (73) - (85) - (1411)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *