São Paulo 3 x 6 Santos
Data: 03/09/1961
Competição: Campeonato Paulista – 10ª rodada
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo, SP.
Público: 21.128
Renda: Cr$ 2.443.050,00
Árbitro: Olten Aires de Abreu.
Gols: Pelé (03-1), Gonçalo (06-1), Benê (15-1), Pepe (22-1), Pelé (30-1), Agenor (10-2), Pelé (25-2), Dorval (28-2) e Pelé (39-2).
SÃO PAULO
Poy; Deleu, De Sordi e Riberto; Procópio (Vitor) e Benê; Celio, Gonçalo, Gino, Baiano e Agenor.
Técnico:
SANTOS
Laércio; Getúlio, Mauro e Dalmo; Formiga e Zito; Tite, Mengálvio, Dorval, Pelé e Pepe.
Técnico: Lula
Com o Santos as honras da 19ª rodada do certame
Não resta dúvida que as honras da 19ª rodada do certame paulista de futebol , completada anteontem, pertenceram ao Santos FC, que a mercê de sua sensacional vitória sobre o São Paulo, em pleno Morumbi, pela expressiva contagem de 6 a 3, firmou-se ainda mais na liderança da classificação por pontos perdidos, ao mesmo tempo em que alcançava o primeiro posto também na classificação por pontos ganhos, de onde desalocou o próprio tricolor. O Campeão de 1960, com Pelé inspiradíssimo, venceu com méritos e ainda teve a seu favor o empate sofrido pelo Palmeiras em Araraquara, embora, para o alviverde, este resuldado não tenha sido dos piores.
Foi a 4ª goleada em seguida no campeonato. O Peixe chegou a oito goleadas seguidas:
13/08 – 7×1 Noroeste
16/08 – 5×1 Corinthians
19/08 – 6×1 XV de Novembro (Piracicaba)
03/09 – 6×3 São Paulo
06/09 – 10×1 Juventus
10/09 – 3×0 Botafogo RP
13/09 – 5×1 Esportiva Guaratinguetá
17/09 – 6×1 Portuguesa Desportos
Créditos:
Imagens: TV Tupi
Ficha técnica: Guilherme Nascimento, FPF e jornal Folha de São Paulo.
4 comentários em “03/09/1961 – São Paulo 3 x 6 Santos – Campeonato Paulista”
Não é choradeira. Pelé realmente jogava muito, foi mesmo o maior jogador do mundo. Nesse dia, porém, o São Paulo jogava muito bem, mas o Procópio se apavorou diante do Pelé e enterrou o time no primeiro tempo. O São Paulo marcava um gol e o Procópio enterrava em seguida. No final do Primeiro tempo o técnico do São Paulo trocou o Procópio pelo Vitor, um jogador duro, mas leal, que não fazia firulas nem se apavorava com quem fosse. Logo no início do segundo tempo, o Agenor fez um belíssimo gol de falta. Aí entrou o sr. OLTEM AIRES DE ABREU, juiz da partida, que chegou até a ser conselheiro do São Paulo e, numa falta comum que o Vitor fez sobre o Pelé o”sãopaulino”Ontem foi para cima do Vítor ameaçando-o de expulsão. Aí o Pelé percebeu que teria” äs costas quentes” e deitou e rolou. Quem acabou com a presepagem do Pelé foi o sr. ARMANDO MARQUES em 1963, num jogo também com o São Paulo em que o atacante veio reclamar com o dedo em riste como era seu hábito e o Aramndo imediatamente o expulsou de campo. Em tempo, ESSE JOGO FIOU NA HISTORIA COMO O JOGO EM QUE O SANTOS FUGIU DO CAMPO. Pelé foi um grande craque, mas contou com o beneplácito de muitos árbitros, além de ser um jogador violento e muito sujo. Quebrou varias pernas de colegas em sua carreira!!!!!!!
Sou corinthiano mas sempre respeitei e admirei o rei do futebol, ele tinha uma jogada incrivel que eu sempre ficava perplexo, ele subia entre os zagueiros e parava a bola do peito e girava o corpo e ficava livre a frente do goleiro… nunca presenciei jogada deste tipo feita por outro jogador… este era um dos diferenciais do rei em relação a todos inclusive os de hoje…
O tricolor tinha um quarto zagueiro famoso em parar o Rei Pelé que se chamava Procópio, mas neste dia nem Procópio e nem Vitor, outro que também tinha esta fama não conseguiram segurar o rei… como diziam naquela época, o Rei tava com o diabo no corpo…
O jogo São Paulo 3×6 Santos em 03/09/1961 eu vi pela TV… eu ia fazer 15 anos no dia 15/09… sou sãopaulino, chorei nesse dia porque vi o tricolor, jogando bem, tomar essa goleada. Esta foi a maior exibição de um jogador de futebol que vi em toda a minha vida… naturalmente estou me referindo a Pelé… vi toda a carreira de Pelé pela TV e algumas vezes no campo… nunca vi nada parecido, nem Maradona, nem Ronaldo, nem Romário, nem ninguém… Pelé foi incomparável, inigualável, nunca vi nada igual! É isso aí, um grande abraço a todos vocês!