Santos 2 x 1 Rio Claro
Data: 25/03/2007, domingo, 18h10.
Competição: Campeonato Paulista – 1ª fase – 15ª rodada
Local: Estádio Parque Antarctica, em São Paulo, SP.
Público: 13.853 pagantes
Renda: R$ 171.350,00
Árbitro: Anselmo da Costa
Auxiliares: Nilson de Souza Monçõo e Gilberto Corrale
Cartões amarelos: Rodrigo Tabata e Cleber Santana (S); Vieira e Daniel Rossi (RC).
Gols: Marcos Aurélio (11-1); Wagnão (50-2) e Rodrigo Tiuí (59-2).
SANTOS
Fábio Costa; Domingos, Leonardo e Marcelo (Rodrigo Tiuí); Pedro, Adriano, Zé Roberto, Pedrinho e Carlinhos; Rodrigo Tabata (Cleber Santana) e Marcos Aurélio.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
RIO CLARO
Luiz Henrique; Éric, Edílson, Wagnão e Cazumba; Douglas Peruíbe, Vieira (Renatão), Daniel Rossi (Vagner) e Chumbinho; Mirandinha e Luciano (Élton Calé).
Técnico: Paulo César Catanoce
Santos supera ‘apagão’, vence e dispara no Estadual
A situação do Santos no Campeonato Paulista é cada vez mais tranqüila. Neste domingo, a boa fase da equipe alvinegra foi superior até aos desfalques e à fraca atuação. Em um jogo extremamente morno, o time do litoral mostrou superioridade técnica e venceu o Rio Claro por 2 a 1 no Parque Antarctica. Com isso, disparou na liderança do Estadual.
Beneficiado por conhecer o resultado do vice-líder São Paulo, que havia perdido por 1 a 0 para o São Caetano no estádio Anacleto Campanella, o Santos deixou o Rio Claro jogar neste domingo e apostou na movimentação em velocidade. Num lance assim, aos 11min da etapa inicial, Rodrigo Tabata conseguiu se livrar da marcação e lançou na esquerda para Marcos Aurélio, que recebeu dentro da área e chutou para dar a vitória ao time alvinegro.
“Foi um jogo de muita marcação e movimentação. Nós procuramos atrair o adversário, principalmente depois que fizemos o gol. E quando retomamos a posse de bola, apostamos em muita velocidade para criar oportunidades”, explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo.
A vitória levou o Santos a 38 pontos ganhos no Campeonato Paulista. Dona do melhor ataque – já marcou 32 vezes, a equipe alvinegra abriu quatro pontos de vantagem para o vice-líder São Paulo e dez para o Paulista, primeiro colocado entre os que não estão na zona de classificação para as semifinais.
Com apenas uma derrota nesta temporada – 2 a 0 para o São Bento, na Vila Belmiro, o Santos alcançou neste domingo a décima partida consecutiva sem sofrer um revés. Nesse período, a equipe alvinegra acumulou nove triunfos e um empate. Diante do Rio Claro, a série positiva sobreviveu até a uma série de percalços, como os sete desfalques na escalação titular e o desempenho apático do clube do litoral.
A fase é tão favorável ao Santos que a equipe alvinegra foi “ajudada” por uma queda de energia no estádio Parque Antarctica. No segundo tempo, quando o Rio Claro era superior em campo, uma das torres de iluminação do estádio apagou e interrompeu a partida por 16 minutos.
“Nós estávamos em uma situação favorável e até conseguimos ganhar espaço, mas aí houve a queda e o Santos conseguiu se reorganizar. Foi uma infelicidade muito grande”, lamentou o treinador do time visitante, Paulo César Catanoce.
Depois da recuperação da iluminação, o Rio Claro seguiu melhor e até conseguiu o empate com um gol do zagueiro Wagnão, de cabeça, aos 50min do segundo tempo. No entanto, a fase positiva do Santos apareceu novamente e o atacante Rodrigo Tiuí, que havia entrado na retomada do confronto, aproveitou um contra-golpe aos 59min para definir a vitória e a situação confortável dos donos da casa no Campeonato Paulista.
Time com pior aproveitamento ofensivo do Campeonato Paulista de 2007 (só 12 gols marcados), o Rio Claro estacionou nos 12 pontos neste domingo. Com isso, perdeu a chance de deixar a zona de rebaixamento e se manteve na 17ª posição da tabela.
Agora, Santos e Rio Claro voltarão a campo na próxima quarta-feira, dia 28 de março. O time do interior receberá o Marília no estádio Augusto Schimidt, em Rio Claro, às 15h. Mais tarde, às 21h45, o Santos disputará um clássico contra o Corinthians na Vila Belmiro.
“Sabemos que o clássico vai ter uma importância enorme, até porque o Corinthians ainda está brigando por uma vaga nas semifinais. Além disso, podemos ganhar moral para a seqüência do Campeonato Paulista”, avisou o técnico Vanderlei Luxemburgo, que poupou alguns titulares neste domingo (o lateral-direito Denis e o zagueiro Antônio Carlos não foram utilizados, e o volante Cleber Santana e o atacante Rodrigo Tiuí entraram no segundo tempo) para preservar sua equipe para o jogo de quarta-feira.
Comentários