Vídeo: (1) Melhores momentos e (2) reportagem do Globo Esporte.
Santos 3 x 1 Coritiba
Data: 06/07/2003, domingo, 18h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 16ª rodada
Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos, SP.
Público: 5.653 pagantes
Renda: R$ 70.872,00
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (FIFA PE)
Auxliares: Cid Bezerra Cavancante (PE) e Luciano Coelho Cruz (PE)
Cartões amarelos: Jerri e Alexandre (S); Reginaldo Nascimento, Lima e Tcheco (C).
Cartão vermelho: Willians (C)
Gols: Jerri (36-1); Fabiano (14-2), Preto (16-2) e Tcheco (36-2).
SANTOS
Fábio Costa; Reginaldo Araújo (Wellington), Preto, André Luís e Léo; Alexandre, Renato, Fabiano (Daniel) e Jerri; Nenê (Júlio César) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Emerson Leão
CORITIBA
Fernando; Odvan, Edinho Baiano e Reginaldo Nascimento; Jackson, Williams, Tcheco, Lima (Souza) e Adriano; Edu Sales (Ceará) e Marcel (Marlon).
Técnico: Paulo Bonamigo
Sem “estrelas”, Santos vence Coritiba e assume vice-liderança
Em noite inspirada, o Santos não tomou conhecimento do Coritiba neste domingo. Diante de sua torcida, na Vila Belmiro, os santistas atropelaram os paranaenses, vencendo o adversário por 3 a 1.
O alvinegro praiano não contou ainda com os jogadores Diego, Robinho, Alex e Paulo Almeida, que servirão a Seleção Brasileira Sub-23, que disputará o Copa Ouro neste mês, e Elano, machucado.
Além de interromper uma ótima seqüência do Coritiba, que não perdia havia sete partidas, o resultado colocou o Santos na vice-liderança do Campeonato Brasileiro com 30 pontos, um a menos do que o líder Cruzeiro e, também, um jogo a menos.
A boa apresentação santista serviu para enterrar de vez a derrota para os argentinos do Boca Juniors na final da Libertadores da América, quando a equipe deu adeus ao sonho do tricampeonato do torneio mais importante do continente.
Santos e Coritiba voltam a campo na quarta-feira. No clássico paulista, o Santos enfrenta o Corinthians e reedita a final do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando sagrou-se campeão. Já o Coritiba, desfalcado, recebe o São Paulo em casa.
O jogo
O Santos começou a partida pressionando o adversário. Logo aos 2min, Nenê cobrou falta, mas a bola passou por cima do gol de Fernando.
Um minuto depois, boa jogada do Santos pela esquerda. Jerri tabelou com Léo pela esquerda, e chutou cruzado, rasteiro, para dentro da área. Fabiano ficou com a bola, mas concluiu mal, em cima da zaga do Coritiba.
O time paranaense só ofereceu perigo aos santistas aos 8min. Jackson arriscou de fora da área. A bola passou próxima à trave direita de Fábio Costa.
Aos 16min, Edu Sales lançou Marcel que, livre de marcação, tocou embaixo das pernas de Fábio Costa, quando o goleiro santista saía do gol. Preto salvou o que seria o primeiro gol do Coritiba quase em cima da linha. Os paranaenses voltaram a apertar o Santos aos 28min. Tcheco cruzou na área, mas Marcel cabeceou para fora.
Aos 36min, depois de pressionar o adversário, o Santos conseguiu abrir o placar. Nenê cruzou da esquerda e, após seqüência de erros da defesa do Coritiba, Jerri apareceu e chutou para o fundo da rede para abrir o placar para time da Vila Belmiro.
Os santistas quase ampliaram a vantagem aos 41min. Léo cobrou falta e a bola raspou o travessão, assustando o goleiro do Coritiba. Aos 45min, Tcheco cobrou falta na barreira e a bola sobrou para Lima, que chutou por cima do gol.
O Santos voltou com uma alteração para o segundo tempo. Wellington substituiu Reginaldo Araújo, que não fez um bom primeiro tempo.
A equipe santista continuou a pressionar o adversário na etapa final. Aos 5min, Jerri fez boa jogada e tocou para Ricardo Oliveira concluir. Fernando evitou o gol, mandando a bola para escanteio.
No lance seguinte, André Luís arriscou de longe, mas o goleiro do Coritiba defendeu novamente. As coisas melhoraram para o Santos aos 7min. Willians, que já tinha amarelo, fez falta violenta em Léo e foi expulso.
Fabiano, aos 11min, quase ampliou para a equipe do litoral paulista ao cabecear uma bola rente ao travesão. Nenê, aos 25min, fez boa jogada e na conclusão, mais uma boa defesa de Fernando.
Aos 14min, depois de tanto pressionar o adversário, o Santos fez o segundo gol. Nenê fez boa jogada na esquerda e cruzou no pé de Fabiano que, de primeira, ampliou o marcador.
Dois minutos depois, Nenê cobrou falta para o meio da área. Renato tentou, Fernando defendeu e, no rebote, Preto fez o terceiro do Santos na Vila Belmiro.
Com o placar elástico e dominando a partida, o treinador Emerson Leão decidiu analisar o comportamento de dois novos jogadores. Júlio César, que voltou à equipe após passar pelo futebol turco, fez sua reestréia no lugar de Nenê. Daniel, das categorias de base, substituiu Fabiano.
Mesmo com a goleada momentânea, o Santos continuou a dominar a partida e a criar diversas chances. Mas, em uma cobrança de falta indefensável, aos 36min, Tcheco descontou para o Coritiba, dando números finais à partida.
Comentários