Santos 1 x 0 Coritiba
Data: 22/10/1989, domingo, 16h00.
Competição: Campeonato Brasileiro – 1ª fase – 10ª rodada – Grupo B (última)
Local: Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o “Helenão”, em Juiz de Fora, MG.
Árbitro: Manoel Serapião Filho
Coritiba não aparece em MG e juiz da vitória ao Santos por W.O.
A equipe do Santos entrou em campo e o juiz esperou os 20 minutos regulamentares para declarar o Coritiba ausente, notificando a vitória da equipe paulista por 1 a 0 devido ao W.O. (não comparecimento).
Antes de entrar em campo, o árbitro recebeu do vice-presidente do Coritiba Édson Vieira Abdala, a liminar conquistada pelo clube junto ao auditor César Costeira, do STJD, cancelando o jogo e marcando nova partida para 25/10, no mesmo dia e horário de Sport x Vasco, em Recife, jogo adiado da 9ª rodada, pois o Vasco teve três jogadores convocados para o amistoso da seleção brasilera contra a Itália. Pelo regulamento, todo clube que tiver mais que dois convocados pode pedir o adiamento do jogo.
O árbitro Manoel Serapião disse que iria anexar a liminar na súmula “por cortesia”, já que não era da sua competência julgá-la. Abdala estranhou que a CBF não tivesse notificado o trio de arbitragem e o Santos da decisão do STJD.
Pelo artigo 49 do regulamento, o Coritiba pode ser suspenso por uma ano de todas competições oficiais, ficando proibido até de fazer jogos amistosos. Neste caso, o Coritiba estaria também fora do hexagonal do descenso. O rebaixamento passaria a ser disputado num pentagonal e três clubes seriam rebaixados. Se o Coritiba for eliminado, o Santos passa a ter chances de classificação, caso o Sport perca para o Vasco.
O supervisor do Santos, Paulo Ramos, que veio à Juiz de Fora chefiando a delegação, disse que seu time cumpriu o estabelecido pela CBF e afirmou que dificilmente o Coritiba irá alterar o que está na súmula do árbitro.
Para se classificar para a próxima etapa, o Coritiba precisava vencer o Santos, para que não dependesse de outro resultado. O Santos já está desclassificado no grupo B e vai disputar o hexagonal que indicará as quatro equipes que serão rebaixadas para a Divisão Especial na próxima temporada.
O técnico Nicanor de Carvalho deixou o clube e Pepe, que esteve na seleção do Peru durante as eliminatórias da Copa do Mundo, deve assumir o time hoje.
O diretor de futebol da CBF, Eurico Miranda, disse que é favorável a uma “punição exemplar” ao Coritiba.
O que é W.O.?
O W.O. ou Walkover (em inglês) é a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros.
No futebol, como exemplo, um W.O. pode ocorrer pela não-apresentação de uma equipe com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o goleiro. Se no decorrer da partida a equipe jogar com menos do que o mínimo (7 jogadores), quer seja por jogadores lesionados que não possam ser substituídos ou por expulsões, a equipe também perde por W.O. (perdendo por 3 gols a 0).
Comentários