19/01/1964 – Santos 4 x 3 Grêmio – Taça Brasil 1963

Jogos inesquecíveis


Pelé marca 3 gols, vai para o gol substituir Gilmar expulso e segura a pressão gremista, garantindo classificação para a final.

Santos 4 x 3 Grêmio

Data: 19/01/1964, domingo.
Competição: Taça Brasil 1963 – Semifinal – Jogo de volta
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo, SP.
Renda: Cr$ 11.931.500,00
Árbitro: Teodoro Nitti (ARG).
Auxiliares: Eunápio de Queiroz e Romualdo Arppi Filho (SP).
Cartão vermelho: Gilmar (S).
Gols: Pepe (06-1), Lumumba (09-1), Lumumba (11-2), Marino (15-1) e Pelé (30-1, de pênalti); Pelé (13-2) e Pelé (38-2, de pênalti).

SANTOS
Gilmar (Pelé, 43-2); Dalmo, João Carlos (Haroldo, 32-1), e Geraldino; Zito e Haroldo (Joel, 32-1); Batista, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe.
Técnico: Lula

GRÊMIO
Alberto; Valério, Airton e Ortunho; Cleo e Áureo; Marino, Joãozinho, Paulo Lumumba, Milton e Vieira.
Técnico: Carlos Froner

Ocorrências: Quando do primeiro penal contra o Grêmio, Pelé marcou na primeira cobrança, mas o juiz mandou voltar o lance por invasão da área por Zito. Na segunda, Pelé marcou de novo. Gilmar foi expulso aos 43′ da segunda fase, por ofensa ao juiz.



Santos venceu com 3 de Pelé

O Santos FC classificou-se finalista da V Taça Brasil, e disputará o título com o EC Bahia, ao derrotar o Grêmio de Porto Alegre por 4 a 3. O alvi-negro jogava pelo empate pois vencera a primeira partida realizada na capital gaúcha por 3 a 1.

Começou perdendo

O Santos correu sério risco no jogo e chegou a ficar inferiorizado por 3 a 1, mas teve a seu favor duas penalidades máximas indiscutíveis e da forma merecida por ter corrigido, em tempo e com muita oportunidade, duas falhas de sua defesa. Primeiro substituindo o jovem João Carlos, que como zagueiro central vinha destoando bastante do conjunto da defensiva. A segunda, foi o reparo na colocação em campo de Dalmo, que se via desprotegido, inteiramente entregue às manobras envolventes da ala esquerda, que soube explorar a não atuação e a colocaçao de Lima. Este, bastante caido para o centro adiantado, não molestava Vieira e Paulo Lumumba, que trocando de posição com muita freqüência e habilidade, chegavam sempre à àrea praiana em condições muito favoráveis. Quando não levavam o perigo para o arco de Gilmar, criavam situações difíceis com os seus centros, já que João Carlos não conseguia destruir os avanços e se via “fora de jogo” com as deslocações de Paulo Lumumba, abrindo-se em conseqüência um “boqueirão” no centro da área.

Foi assim que o Grêmio chegou a 3 a 1 e esteve a ponto de aumentar a contagem; O Santos teve o mérito de verificar em tempo a falha e corrigí-la entrando Joel para quarto zagueiro e a ida de Haroldo para a zaga central. Enquanto isso Zito descambou um pouco para a direita, a fim de molestar a ala esquerda do Grêmio.

E Pelé também…

Não é justo também deixar-se de assinalar como fator preponderante da vitória alvi-negra, a atuação de Pelé, quando o Santos partiu ao ataque.

O Santos

O Santos, além das falhas já apontadas, mesmo merecendo a vitória, não chegou a ter uma atuação realmente convincente. Seu meio de campo não chegou a se completar inteiramente, já porque Zito deixou de ser uma figura dominante, já porque Lima atuou mal, não se integrando realmente no conjunto. Quanto à defesa, mesmo com as substituições feitas, sentiu a ausência de Mauro ou de um elemento de seu quilate.

Quanto ao ataque, a presença de Pelé torna difícil ou impossível dizer-se que teve falhas ou apresentou defeitos.
Gilmar esteve excelente e é de reparar-se que só lhes escaparam as bolas que podiam escapar sem resultar em perigo iminente, Dalmo bom, ainda que jogado ao fogo pela má atuação de Lima. João Carlos muito fraco e desorientado, Geraldino marcando com desenvoltura, Joel deu maior consistência à defesa e entrosou-se bem no jogo de apoio. Zito não destoou. Batista muito esforçado, prendendo um pouco demais a bola, o que prejudicou sua atuação. Lima fraco. Coutinho com boas jogadas e muito trabalhador. Pelé, o grande valor da equipe e Pepe discreto apenas, mas já com sua “bomba” funcionando, pois marcou o primeiro gol praiano de falta de fora da área.

O Grêmio

Afora a fragilidade do ataque na área, o Grêmio deixou excelente impressão. Sua defesa dispõe de grandes recursos e, se foi vencida quatro vezes, é preciso considerar que duas vezes foi por penais e uma por falta. Apenas Ortunho destoou, com um jogo muito parado e demasiadamente clássico. Alerto Valerio, Airton e Cleo foram ótimos. QA maior figura da equipe foi Áureo.

As honras do ataque couberam a Joãozinho, um autêntico motor funcionando no quadro durante todo o jogo. Paulo Lumumba continua o mesmo, isto é, um elemento que não acredita em coisa alguma e assim transforma inteiramente os lances. Muito esforçado e visando o gol de qualquer forma, é sempre um perigo em campo. Vieira com lançamentos pela meia esquerda.

Os gols

Pepe abriu a contagem aos 6′. Falta de Áureo em Pelé, pouco além da meia lua. Pepe com uma “bomba” evitou a barreira pela direita e venceu Alberto. Aos 9′ Joãozinho fez um lançamento para a direita, entre Paulo Lumumba e Geraldino. Este pisa na bola e o adversário empurra-a para a frente, indo controlá-la fora de marcação. Parte para o arco e atira cruzado no canto direito. Aos 11′, Dalmo atrasa a bola para Gilmar e Joãozinho avança chegando os dois no mesmo momento sobre a bola. O avante atira e a bola bate no peito de Gilmar e se oferece a direita, onde Lumumba se encontrava e rápidamente atira para o gol desguarnecido. Aos 15′, Vieira leva a bola deslocando-se para a meia esquerda. Fez um passe a Joãozinho que se postara na ponta. O meia cruza para a direita para Marino e Lumumba. O primeiro entra e marca. Aos 30′, registrou-se penal de Valério em Pepe. Pelé bate a falta e marca: 3 a 2.

Aos 13′ da segunda etapa Pelé marcou o tento jóia da partida. Coutinho numa excelente “enfiada” mandou-lhe a bola entre Airton e Áureo. Pelé iniciou a corrida pelo centro com os adversários fechando, para dar uma paradinha ou diminuir a velocidade. Os dois gremistas instintivamente também diminuiram a corrida e então Pelé partiu a todo vapor, controlou a bola e atirou para marcar. Aos 38′, Pelé numa jogada individual, veio da esquerda para o centro do campo, próximo à área, levando vários adversários de roldão. Penetrou na área onde então Áureo e Airton o enfrentaram com corpadas derrubando-o. O juiz apitou a falta e Pelé decidiu a sorte do prelio.

Gilmar diz que falou com Joel e o juiz entendeu “nome feio”

“Eu estava falando para o Joel que entrasse mais firme, porque os gaúchos estavam obtendo muitos escanteios. O juiz estava próximo, voltado para mim, e entendeu que eu me dirigia a ele, em palavras ofensivas. Por isso expulsou-me do campo.”

Esta foi a explicação do arqueiro Gilmar, expulso de campo aos 43′ do segundo tempo. O craque santista dizia-se aborrecido pois esta foi a sua “primeira expulsão em treze anos de futebol”.

Pelé goleiro

O avante Pelé, que depois de marcar três tentos, substituiu Gilmar nos minutos finais da partida, declarou que “não se sentia como um goleiro, mas lutou para acertar”.

A propósito da equipe advsersária, afirmou que “eles jogam duro, mas são leais. A sujeira em minha camisa foi resultado dos tombos que tomei.”

O técnico Lula afirmou que a equipe do Grêmio é boa e “sobretudo, muito lutadora”. Quanto aos principais valores, disse que “Paulo Lumumba e Airton estão jogando bem”. Acrescentou ainda, a propósito da atuação de Pelé no gol, que o “Rei” é “tão bom quanto o Gilmar”.

“Fatores estranhos” foram causa da derrota do Grêmio

Os jogadores do grêmio, logo aos o banho, rumaram para o Morumbi, onde estão concentrados. A delegação está encontrando dificuldades para conseguir passagens para Porto Alegre, pois não foram reservadas antecipadamente, sendo provável que a delegação permaneça até amanhã em São Paulo.

A respeito da partida, o técnico Carlos Froner achou que se quadro não merecia perder. Respeitava o título de bicampeão mundial do Santos, mas esperava uma vitória. “Entretanto – diz ele – fatores estranhos influiram no resultado”. E deixou entrever tratar-se do árbitro.

Galeria de fotos:

Créditos:
– Imagens: TV Tupi
– Jornal Folha de São Paulo, 20/01/1964, Ano XLII, nº 12.643, Primeiro Caderno, págs. 12 e 24.
Jornal “A Tribuna” de Santos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Comentários recentes

Tags mais utilizadas

(64) - (75) - (88) - (78) - (89) - (75) - (82) - (83) - (88) - (77) - (84) - (89) - (75) - (73) - (77) - (73) - (68) - (69) - (77) - (82) - (83) - (79) - (97) - (78) - (70) - (76) - (65) - (62) - (80) - (85) - (85) - (73) - (81) - (73) - (74) - (79) - (80) - (78) - (73) - (72) - (74) - (70) - (74) - (80) - (69) - (86) - (64) - (64) - (369) - (79) - (61) - (84) - (81) - (1523) - (1521) - (346) - (139) - (166) - (202) - (91) - (71) - (84) - (80) - (3937) - (68) - (105) - (75) - (69) - (394) - (91) - (118) - (109) - (73) - (82) - (71) - (90) - (73) - (64) - (106) - (256) - (100) - (307) - (196) - (67) - (222) - (89) - (63) - (108) - (119) - (67) - (76) - (93) - (4633) - (72) - (82) - (203) - (67) - (73) - (85) - (1414)

1 comentário em “19/01/1964 – Santos 4 x 3 Grêmio – Taça Brasil 1963”

  1. Um jogo inesquecível, lendo os comentários, sinto voltar aquele dia de domingo, de muito sol em São Paulo. O gol de empate do Pelé, foi tradicional. Correu juntos com os dois marcadores, diminuiu a passada, para logo após acelerar de forma incrível. Gilmar expluso, e o Pelé foi para o gol, fazendo apenas uma defesa, e uma outra em uma bola recuada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *